Efeitos da menopausa no humor e nas emoções: o que fazer


A menopausa é uma fase na vida da mulher que traz muitas mudanças e, uma delas, pode estar relacionada a alterações emocionais e de humor.

Levando este fato em conta, este conteúdo revela quais alterações podem acontecer em decorrência da menopausa e como lidar da melhor forma possível com as mesmas.

Vejamos também como tratar as causas que trazem estas mudanças de humor.

O que é a menopausa?

Com o avanço da idade na mulher, a função ovariana vai diminuindo e a ovulação deixa de ocorrer regularmente, desencadeando períodos irregulares de menstruação.

Quando os ovários param de ovular completamente e os períodos menstruais param definitivamente, os níveis de produção de estrogênio e progesterona pelos ovários diminuem e vem a menopausa, um estágio natural na vida da mulher que, em geral, começa em torno dos 40 aos 50 anos e pode durar em média 7 anos.

Na menopausa, a mulher não terá mais períodos de ovulação e menstruação, e assim não poderá mais engravidar. Com isso, a diminuição do estrogênio também poderá trazer vários outros efeitos no corpo e no humor feminino.

O que marca a menopausa?

A menopausa marca o início de um novo período na vida da mulher, no qual ela deixa de ser fértil, encerrando sua capacidade reprodutora.

Esse marco se dá com várias alterações hormonais e fisiológicas que podem se refletir no corpo e nas emoções.

A fase da menopausa pode exigir da mulher mais autocuidado, capacidade de adaptação e formas de tratamento que reduzam o impacto das alterações hormonais sobre sua parte psicológica e fisiológica.

Causas das alterações hormonais

Antes da menopausa propriamente dita, a mulher pode receber o anúncio da aproximação desta fase com a perimenopausa, que é o período de transição para a menopausa, no qual vêm as alterações e oscilações menstruais e que podem ter início até 4 anos antes da menopausa.

A transição da perimenopausa para a menopausa se dá quando a menstruação cessa de vez, ou seja, depois que a mulher não menstrua há 12 meses. Após essa fase, vem a pós-menopausa,

Durante toda esta transição, a mulher pode seguir apresentando mudanças de humor também na fase pós menopausa, o que pode levar de 2 a 10 anos.

De acordo com a North American Menopause Society (NAMS), cerca de 23% das mulheres passam por mudanças de humor antes, durante ou após a menopausa.

Para algumas mulheres, especialmente as que estão tomando hormônios ou tiveram seu útero removido, as mudanças de humor são a primeira indicação de que estão começando a fazer a transição para a menopausa.

Por que a menopausa pode levar à mudanças de humor?

Acredita-se que a queda no estrogênio afete a maneira como o corpo gerencia a serotonina e a norepinefrina, duas substâncias que têm relação com o estado emocional e psíquico, e que quando reduzidas podem causar:

Além destas alterações, foi descoberto nesta pesquisa que na perimenopausa podem ocorrer níveis mais altos de uma proteína cerebral conhecida como monoamina oxidase A (MAO-A), que está ligada à depressão.

Como se manifestam os sinais de alterações emocionais

Os sinais emocionais decorrentes da alterações hormonais da menopausa, podem se manifestar das seguintes formas:

Irritabilidade

Segundo esta pesquisa, até 70% das mulheres descrevem a irritabilidade como seu principal sintoma emocional durante as etapas iniciais da transição da menopausa.

Depressão

A depressão é um efeito colateral emocional mais comum e grave da menopausa e, de acordo com esta pesquisa, afeta até 1 em cada 5 mulheres.

Este estudo também confirma que as alterações hormonais podem desencadear um estado depressivo.

Ansiedade

Muitas mulheres experimentam tensão, nervosismo, preocupação e ataques de pânico durante a menopausa.

Sensibilidade emocional

Um dos sintomas emocionais que podem se manifestar durante a menopausa é a sensibilidade aflorada.

Este sintoma pode levar a mulher a sentir vontade de chorar em situações que não choraria antes de entrar nesta fase.

Dificuldade de concentração e esquecimento

Entre os problemas relatados por mulheres na menopausa estão o esquecimento e a dificuldade de concentração. Inclusive, este estudo encontrou um declínio mensurável na capacidade cognitiva em mulheres na menopausa.

Redução ou perda do desejo sexual

A secura vaginal e a redução ou perda de libido também podem ocorrer com a menopausa, desencadeando a falta de desejo sexual. Mas não é sintoma geral nem fácil de individualizar. Às vezes a mulher já está em uma relação morna ou fria e coloca a culpa na menopausa. Nem sempre é assim.

Sintomas físicos das alterações hormonais

Vale salientar que os sintomas físicos decorrentes da menopausa, como ondas de calor, os suores noturnos, fadiga e a insônia podem desencadear, acompanhar e ou agravar as oscilações emocionais.

Os sintomas físicos da menopausa podem ser:

Ondas de calor

Um dos sintomas mais marcantes e comuns durante a menopausa são as ondas de calor. que repentinamente trazem uma sensação exagerada de calor corporal, provocando sudorese acentuada, trazendo muito incômodo e desconforte, irritação e mau-humor.

Insônia

Conforme relata esta pesquisa, a insônia tem afetado de 40 a 50% das mulheres em menopausa.

Este problema provoca um estado de fadiga e nervosismo na mulher.

Ganho de peso

Por conta das alterações hormonais, físicas e psicológicas, a menopausa faz com que a mulher fique menos ativa e mais propensa a acumular energia/caloria, o que pode gerar aumento da gordura corporal, ou seja, ganho de peso.

Sistema urinário

A queda nos níveis de estrogênio também pode desencadear alteração na bexiga, levando a um quadro de incontinência urinária.

Sistema cardiovascular

O estrogênio exerce um efeito cardioprotetor no corpo e, níveis mais baixos deste hormônio, podem contribuir para aumentar o nível de colesterol ruim e, com isso intensificar o risco de doenças cardiovasculares como ataque cardíaco ou derrame.

Sistemas esquelético e muscular

Com as alterações hormonais da menopausa, os ossos podem perder a densidade e com isso aumentam-se os riscos de fraturas ósseas e do desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

A perda de massa muscular também pode ocorrer de forma mais acentuada durante a menopausa e também as articulações ficam mais rígidas e doloridas.

Fatores de risco das alterações emocionais na menopausa

Algumas mulheres passam pela menopausa sem nada sentirem. Já outras podem apresentar quadros psicológicos que favorecem e são fatores de risco para desenvolverem acentuadas alterações emocionais.

Estes fatores de risco podem ser:

Além dos quadros psíquicos e emocionais, situações de vida também podem representar fatores de risco para a instabilidade emocional na menopausa.

Como por exemplo, temos as seguintes situações:

  • relacionamentos insatisfatórios
  • grande quantidade de momentos de estresse
  • dificuldades existenciais
  • traumas emocionais

Complicações dos desequilíbrios emocionais na menopausa

Uma das complicações que as alterações emocionais e de humor durante a menopausa podem trazer são:

Isolamento

A mulher pode se isolar para se preservar da repercussão de sua instabilidade emocional em seus relacionamentos.

Abuso de álcool e drogas

Infelizmente, algumas das formas de suportar todas estas instabilidades é recorrer ao álcool ou às drogas ilegais para poder fugir e aliviar toda a tensão que se vive em decorrência das oscilações emocionais causadas pela menopausa.

Tratamentos e formas de reduzir as alterações emocionais

Em tempos passados a terapia hormonal era um tratamento amplamente recomendado para os sintomas da menopausa, porém, descobriu-se que tal tratamento aumentava os riscos à saúde, como relata o American College of Obstetricians and Gynecologists.

Contudo, ainda vem sendo prescrita, porém com mais cautela e em menor escala.

Devido aos efeitos colaterais da reposição hormonal, os médicos estão buscando e aplicando em suas pacientes outras opções de tratamento, tais como:

Dieta alimentar mais saudável

A dieta alimentar também pode ajuda a reduzir as mudanças de humor da menopausa, especialmente uma alimentação rica em nutrientes como:

Os alimentos que ajudam a reduzir os sintomas da menopausa são:

Ervas e fitoestrógenos para tratar sintomas da menopausa

Existem várias ervas com propriedades de equilibrar os hormônios e aliviar os sintomas da menopausa.

Estas ervas podem ser utilizadas através de chás, extratos ou suplementos. Por exemplo:

Atividade física regular

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam de 2 a 5 horas de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana, como uma caminhada rápida, além de 2 dias por semana de fortalecimento muscular, como por exemplo com a prática da musculação.

Acredite ou não, a atividade física é tudo! Experimente!

Contato com os animais, a natureza e a luz solar

O contato com a natureza, os animais e com o sol ajuda a relaxar e ao mesmo tempo revigorar mente, corpo e emoções.

Práticas de bem-estar

Práticas como tai chi chuan, yoga e meditação podem ajudar a gerenciar o estado psicológico e a reduzir o estresse, a irritação e o mau-humor.

Acupuntura

A acupuntura é um tratamento que ajuda a equilibrar desequilíbrios que podem ocorrer durante a menpausa.

Hormônios bioidênticos

De acordo informações da University of Rochester Medical Center, os hormônios bioidênticos, usados para tratar as mudanças de humor e os sintomas da menopausa, são produzidos em laboratório a partir de plantas, como inhame, cacto ou soja.

Terapia psicológica

Passar por terapia psicológica é uma forma de aconselhamento que ajuda a lidar melhor om as mudanças da menopausa e outros problemas subjacentes que vêm à tona nesta fase.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma boa opção para ajudar  a perceber pensamentos que fazem a mulher na menopausa se sentir mal e substituí-los por pensamentos positivos.

Boas amizades e relacionamentos saudáveis

Neste momento da vida, poder cercar-se de quem nos quer bem é um tesouro  Poder conversar sobre os efeitos da menopausa com quem de confiança é uma terapia!

Ressignificar a fase da menopausa

Ao invés de pensar e focar no que se perdeu com a menopausa, a melhor alternativa é olhar para o que irá se ganhar ou no que se pode fazer para sair dos sintomas indesejáveis desta fase de transição na vida da mulher.

Consultar um especialista

Aliado a todos os cuidados acima, vá ao médico para avaliar com mais precisão os fatores desencadeantes das alterações vividas na menopausa.

Transforme a menopausa na melhor fase de sua vida

É possível conseguir superar os sintomas da menopausa e assim transformar a pós-menopausa no melhor momento da vida.

Para mais conteúdos sobre Saúde e Bem-Estar, consulte:

Kimchi, fonte de bem-estar e saúde! O que é, propriedades e como prepará-lo

Óleo essencial de lavanda: 10 usos fantásticos para a saúde e o bem-estar

Abacate: usos na saúde e na beleza. Benefícios comprovados!

Sais de Schussler: aplicações e indicações para problemas de saúde

O que é gérmen de trigo e quais benefícios à saude

HIIT: o que é e por que funciona? 7 benefícios para a saúde

Método Self-Healing: a cura que vem do movimento e consciência corporal

Crie um ambiente saudável com o Feng Shui para ter bem-estar físico, mental e emocional

Torta Viva: bem-estar, bom humor e contra a depressão. RECEITAS

Flor de laranjeira, perfume de bem-estar. Chá, óleo, banho. Usos medicinais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...