Acupuntura é melhor que reposição hormonal no combate aos sintomas da menopausa, diz a ciência


Ondas de calor, sudorese, alterações de humor, distúrbios do sono: mulheres de meia-idade sabem bem o que significa iniciar o delicado processo da menopausa. E se para algumas mulheres a menopausa não é assim tão trágica, para muitas outras estes sintomas super irritantes podem se tornar a principal causa do mau humor delas. Mas qual o melhor método, e sem efeitos colaterais, para viver os 50 anos na maior serenidade?

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Copenhague, que em um novo estudo realizou testes em uma amostra de 70 mulheres, concluiu que a acupuntura é a única opção de tratamento “realista” para as mulheres que não podem, ou que não querem, fazer a terapia de reposição hormonal (TRH).

Normalmente, a medicina tradicional indica terapias hormonais ou analgésicas para conter os sintomas da menopausa mas agora, esta pesquisa dinamarquesa, confirma os benefícios da acupuntura para resolver esse problema da menopausa.

Os sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa são comuns e normais mas, dependendo da intensidade deles, podem causar um grande impacto na qualidade de vida, saúde e bem-estar das mulheres. As ondas de calor são um dos sintomas mais comuns e que podem durar vários anos. Outros sintomas incluem sudorese intensa, vulnerabilidade emocional, distúrbios do sono, cansaço, distração, dor nas articulações e diminuição do desejo sexual.

Tratamentos hormonais e outras drogas podem tratar os vários sintomas, mas muitas vezes à custa de alguns efeitos colaterais.

Para este estudo em particular, a equipe dinamarquesa submeteu uma amostra de 70 mulheres na menopausa a cinco semanas de acupuntura médica ocidental padronizada, usando pontos de acupuntura pré-definidos ou sem acupuntura, até depois de seis semanas.

Os resultados mostraram que 80% das mulheres que fizeram o tratamento com a acupuntura se sentiam satisfeitas com o tratamento e relataram uma queda substancial dos sintomas associados à menopausa.

“Acreditamos que a intervenção com acupuntura é mais relevante para as mulheres que experimentam sintomas moderados a graves da menopausa. A acupuntura é uma opção realista contra os sintomas da menopausa para as mulheres que não podem ou não querem fazer a terapia da reposição hormonal”, concluem os especialistas.

A acupuntura, portanto, não só é eficaz contra distúrbios musculares, articulares, circulatórios, respiratórios, gastrointestinais ou mesmo psicológicos, mas também é útil na menopausa! E o melhor, tem no SUS!

Talvez te interesse ler também:

AS NOVAS TERAPIAS ALTERNATIVAS OFERECIDAS PELO SUS. AGORA SÃO 29!

MENOPAUSA AOS 30 ANOS? É POSSÍVEL! TUDO SOBRE A MENOPAUSA PRECOCE

MULHER DE 40 QUE TOMA CHÁ DE AMORA É MAIS FELIZ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...