Dia dos Namorados: Quem foi São Valentim, padroeiro do amor


No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho. É uma data meramente comercial e, diferentemente do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos, não tem um padroeiro que a abençoe.

Nas terras do norte, o Dia dos Namorados se celebra em 14 de fevereiro e é conhecido como Dia de São Valentim, patrono dos casais apaixonados. Com a globalização das informações, esse santo, pouco conhecido entre nós, foi ganhando espaço e há quem tenha passado a celebrar a data também aqui no Brasil.

Quem foi São Valentim

Existem vários santos chamados Valentim, todos foram mártires e pouco se sabe sobre eles. Mas dois deles são os mais conhecidos.

Em 14 de fevereiro, a Igreja Católica comemora dois santos mártires: o padre São Valentim e o bispo São Valentim de Terni. Ambos os santos homônimos foram contemporâneos, tendo vivido no século III. Eles, além de mártires, lutaram pelo matrimônio cristão – razão pela qual o Dia dos Namorados lhes presta homenagem.

O primeiro, padre São Valentim, viveu em Roma quando o imperador Cláudio II (268-270) era o seu governante. O exército de Cláudio II enfrentava uma série de derrotas, cuja culpa foi atribuída aos soldados solteiros, pois se acreditava que eles eram menos ousados nas batalhas e, logo, pediam dispensa. Assim que conseguiam o afastamento, casavam-se. E, casados, se arriscavam menos ainda. Foi por isso que o imperador proibiu o casamento dos soldados.

O Padre Valentim não concordava com isso e seguiu celebrando os casamentos secretamente. Quando Cláudio II soube dessa desobediência, mandou prender o padre e interrogou-o diante do povo. Padre Valentim defendeu o matrimônio como um sacramento abençoado por Deus, o que impressionou tanto o imperador quanto o povo. Pela comoção que causou, o imperador enviou o padre para uma “prisão domiciliar”, que, na verdade, era a casa do prefeito de Roma, Astério, um pagão que tinha uma filha cega. O Padre Valentim curou a moça e conseguiu converter, com isso, toda a família ao cristianismo. Sabendo disso, o imperador Cláudio II ordenou que o padre fosse açoitado e, em seguida, decapitado na via Flamínia, no dia 14 de fevereiro de 269.

Já o outro Valentim foi consagrado bispo de Terni no ano 197, sendo considerado o fundador dessa cidade italiana. Diz-se que ele tinha o dom de ser conselheiro, inclusive atuando na reconciliação de vários casais de namorados e tendo se tornado um famoso casamenteiro.

Esteve em Roma no ano 272, quando converteu o filósofo grego Crato e mais três de seus discípulos. Isso levou-o a ser denunciado, preso e julgado pelo imperador Aureliano. O filósofo e seus discípulos defenderam-no em seu julgamento, mas Valentim de Terni foi condenado e decapitado em 14 de fevereiro de 273.

Ao lado da urna de prata que guarda seus restos mortis, na Igreja das Carmelitas, em Terni, há a seguinte inscrição: “São Valentim, patrono do amor”.

Independentemente da precariedade de comprovações históricas sobre esses relatos, ambos os santos foram incorporados a diferentes culturas nas quais o amor é celebrado em 14 de fevereiro.

O padroeiro dos namorados

Na verdade, o mérito moderno de ter consagrado São Valentim como padroeiro do amor deve-se a Geoffrey Chaucer (1340 – 1400) , autor do The Parliament of Fowls, também chamado de Parlement of Briddes (Parlamento dos Pássaros) ou Assemble of Foules (Assembleia das Aves), um poema composto de aproximadamente 700 versos, que contém uma das primeiras referências à ideia de que o Dia de São Valentim é um dia especial para os namorados.

Oração a São Valentim

Se você estiver naquele status civil: à espera de um milagre, pode fazer essa oração e botar fé que milagres acontecem. Viva São Valentim! Que o padroeiro do amor abra teus caminhos amorosos.

“Amado e respeitado São Valentim, patrono dos apaixonados e defensor do amor.

Te suplico humildemente por tua ajuda, eu te imploro e rezo para que me ajude, me guie e ilumine meus caminhos no amor. (FAÇA SEU PEDIDO PESSOAL)

Bendito e milagroso São Valentim, guardião dos apaixonados, protetor do amor verdadeiro. Entregaste a tua vida a defender e a unir aqueles que se amavam. Mártir Glorioso diante dos olhos de Deus.

Amado São Valentim, tu que és cheio de bênçãos divinas por tuas obras e atos. Espero que possa me escutar e atender as minhas necessidades. Esta que me atormenta, me angustia e fere o meu coração.

Bendito São Valentim, me ajude nesse momento difícil, concede-me a força necessária para enfrentar qualquer obstáculo. Dai-me clareza suficiente para tomar as decisões certas. Dai-me as respostas às minhas perguntas.

Glórias te dou São Valentim por tantos milagres realizados, por tanta bondade derramada no mundo inteiro, por tanto sacrifício e esforço realizado em nome do amor.

Bem aventurado sejas no Reino dos Céus. Poderoso São Valentim, inunda o meu coração de felicidade, permita que meus desejos se façam realidade e concede-me a graça de ser correspondido(a) no amor.

Guia-me com tua sabedoria. Livra-me de todo mal. Protege-me do engano e da infidelidade. Cura minhas feridas e faz que o amor, sempre esteja em mim.

Graças te dou, oh venerado São Valentim.

Amém.”

Fontes: 

  1. Focus
  2. Wikipedia

Talvez te interesse ler também:

Festa do amor próprio: a grande gala para celebrar a vitória de mulheres que sofreram

O amor é fundamental para curar qualquer doença

Nunca é tarde para amar: a história de Dina, que escolheu o amor, no lugar da solidão

O que você precisa saber sobre ele (a) antes de se relacionar

Manipulação afetiva, emocional: o que é e como reconhecer

Indisponibilidade emocional: o que é e como reconhecê-la




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...