Menopausa aos 30 anos? É possível! Tudo sobre a menopausa precoce


A menopausa é a etapa da vida da mulher em que ela deixa de menstruar. Esse processo começa com a menstruação vindo de forma cada vez menos frequente, podendo ocorrer ao longo de meses ou anos, antes de parar de vir completamente. Esse processo geralmente começa apenas depois dos 40 anos de idade mas, às vezes, ele pode ocorrer bem antes.

Vamos saber mais sobre isso?! Acompanhe o conteúdo:

Menopausa Precoce – Definição

De acordo com o ginecologista José Bento, a menopausa precoce caracteriza-se por aquela cujo último ciclo ocorre antes dos 40 anos.

Hoje em dia, a medicina já é capaz de identificar quando uma mulher pode entrar na menopausa através da quantificação de folículos nos ovários. O exame consiste em verificar a presença de um hormônio em elevada quantidade, o que significa haver um alto número desses folículos. Caso a taxa esteja baixa, pode significar que a menopausa ocorrerá no período de até dois anos.

A reposição hormonal é indicada por José Bento, conforme explicou no programa Bem-estar, para mulheres que entram na menopausa muito precocemente. Mas, antes, é preciso que sejam feitos exames no útero e nas mamas.

Já a ginecologista Drª. Sheila Sedicias diz que a reposição hormonal é o tratamento mais comum em casos de menopausa precoce, sendo feito com medicamentos à base do hormônio estrogênio, que regula o ciclo menstrual e previne doenças como osteoporose e doenças cardíacas, comuns de acometerem mulheres com menopausa precoce.

Climatério x Menopausa

É preciso não confundir o climatério com a menopausa.

Joji Ueno ginecologista e obstetra explica que o primeiro é um processo de transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva da mulher. O climatério caracteriza-se pelo fim do funcionamento regular dos ovários, que diminuem a produção dos hormônios femininos, como o estrogênio. Ao encerrarem as suas atividades, ou seja, quando não há mais ovulação, é que ocorre a menopausa.

Causas e Motivos da Menopausa Precoce

De acordo com José Bento, a principal causa desse fenômeno seria o tabagismo. Outro fator é o tratamento de endometriose, que cauteriza os ovários além de diminuir a produção de estrogênio. O ginecologista também explica que mulheres que retiraram o útero podem, também, ter menopausa um pouco antecipada.

Outros motivos para a menopausa precoce são causas genéticas, quimioterapia, radioterapia, cirurgia no ovário, medicamentos para acne com isotretinoína, cirurgia de endometriose grave no ovário, cistos de ovário e doenças autoimunes, menopausa precoce na família (mãe ou irmã).

Nó publicamos uma matéria sobre uma pesquisa que identificou uma correlação entre o uso de certos cosméticos e a menopausa precoce. Alguns desses cosméticos contêm substâncias que podem antecipar a menopausa em até quatro anos acima da média.

Os pesquisadores identificaram 111 substâncias químicas cujos valores foram medidos no sangue e na urina de 31.500 mulheres. Em cosméticos, esmaltes para unhas, sabonetes líquidos, sprays de cabelo, loções, perfumes e materiais plásticos estariam presentes 15 substâncias capazes de interferir na regulação dos hormônios pelo organismo feminino.

Leia mais no link:

Os Números da Menopausa e da Menopausa Precoce

Em geral, a menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos da mulher. No Brasil, de acordo com matéria do Bem-estar, as mulheres entram na menopausa entre 46 e 51 anos. Em média, as brasileiras menstruam até os 47 anos, podendo estender-se até os 53. A partir dessa idade, a menopausa é considerada tardia, sendo necessário acompanhamento médico a fim de evitar algumas doenças, como câncer de mama, miomas etc.

Entretanto, uma em cada 100 mulheres com menos de 40 anos entram na menopausa de forma precoce.

Menopausa aos 30 anos é possível: um caso

Um caso raro de menopausa aos 30 anos ocorreu na Nova Zelândia com Nicole Evans. Ela relatou para a série #100Mulheres da BBC (100 Women) o choque que teve ao receber o diagnóstico, acompanhado da notícia de infertilidade.

Ela conta que a escassez da menstruação foi diagnosticada inicialmente por médicos como um efeito natural da pílula anticoncepcional. Em um certo mês, ao constatar que não mais menstruava, procurou o médico achando que estava grávida.

Entretanto, o teste de gravidez deu negativo e os exames de sangue verificaram que os níveis hormonais de Nicole estavam muito baixos. Ela foi diagnosticada por um especialista com menopausa prematura.

Nicole relata a sua dor emocional ao tentar várias vezes engravidar, além da crise que passou em seu casamento. Desde o início do diagnóstico, Nicole faz terapia de reposição hormonal e, felizmente, ela e o seu parceiro conseguiram superar a jornada provocada pela infertilidade.

Os Sintomas da Menopausa Precoce: como identificá-la

Durante a menopausa, a mulher sente várias alterações físicas e psicológicas:

  • Queda do cabelo
  • Secura da pele
  • Queda da mama
  • Secura vaginal
  • Perda da massa óssea
  • Perda da libido
  • Fogacho
  • Dificuldade de concentração
  • Dores de cabeça
  • Ansiedade
  • Dificuldade de dormir.

A Importância da Alimentação

Como em qualquer outra fase da vida, uma boa alimentação é fundamental durante a menopausa.

Uma dieta rica em ômega 3 estaria relacionada ao atraso da menopausa, segundo uma pesquisa realizada pelo UK Women Cohort Study, com 14 mil mulheres residentes no Reino Unido.

A pesquisa verificou que a ingestão de certas quantidades de leguminosas e peixes ricos em ômega 3 pode estar associada a um atraso no início da menopausa, pelo menos, três anos a mais do que a média. Já o consumo excessivo de carboidratos refinados antecipou em cerca de 1,5 anos a média nacional daquele país.

Leia mais no link:

Uma dieta balanceada é fundamental de ser seguida nessa fase da vida da mulher. Caso você esteja sentindo algum dos sintomas da menopausa e tenha menos de 40 anos, procure o seu ginecologista. Além disso, pratique regularmente atividade física, evite o consumo de doces, gorduras e produtos processados e, se fumar, pare agora com isso!

Talvez te interesse ler também:

20 MOTIVOS CONVINCENTES PARA PARAR DE FUMAR

CANDIDÍASE NA MENOPAUSA? POR QUE? O QUE FAZER?

MENOPAUSA REMÉDIOS NATURAIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...