20 Motivos CONVINCENTES para Deixar de Fumar


Ele já foi aceito, propagado e até glamourizado há algumas décadas. No entanto, pesquisas e mais pesquisas embasaram a certeza de que o hábito, na realidade, faz um mal enorme para a saúde. Basta ficar atento à composição dele, o cigarro: são aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas.

Cerca de 60 delas, pelo menos, são cancerígenas. Só esses números assustadores já são suficientes para nunca pensar em experimentar sequer um cigarro na vida. Mas há, no mundo, pelo menos 1 bilhão de fumantes.

Se você faz parte dessa estatística, talvez seja interessante ficar de olho na lista dos motivos abaixo que devem servir para te fazer parar de fumar, imediatamente!

{index}

1. CIGARRO FAZ VOCÊ LITERALMENTE QUEIMAR DINHEIRO

Sabe o quanto você gasta com cigarro? Pois é, três vezes maior do quanto você gasta com a batata por exemplo, e quase que o equivalente ao quanto se gasta com o arroz e o feijão, segundo dados 2016 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Já um site especializado em fianças, calculou que parando de fumar, uma pessoa poderia economizar uns R$ 10 por dia, parece nada mas seriam uns R$ 40 mil se ela parasse de fumar seus 2 maços de cigarro por um período de 10 anos!

Mas a conta deve ser feita assim: cigarro, um produto desnecessário que até pode dar prazer mas…faz mal!!! Já pensou quantas coisas podem te dar prazer e fazem bem? Fumar é literalmente queimar dinheiro!

2. CIGARRO É CHEIO DE RADIOATIVIDADE

Se a radioatividade te preocupa (e não é para menos), saiba que ela não está presente apenas nas armas atômicas e nas centrais nucleares. Dentre as coisas que nos circundam diariamente, o cigarro é o mais radioativo de todas e possui 20Bq por 1 kg de tabaco. Seus elementos radioativos são polônio e chumbo, presentes no cigarro em quantidades pequenas mas mortais, absorvidas pelas folhas de tabaco e não eliminadas no processo industrial para não estragar o “delicioso” aroma do cigarro. Pense nisso!

3. CIGARRO DÁ MAU HÁLITO

Aí você que é todo preocupado com as aparências se esquece que, se fuma, tua boca praticamente tem o mesmo idêntico cheiro de um cinzeiro. Cigarro é uma das principais causas do mau hálito, uma coisa chata pra caramba que ninguém quer para si, certo? O cigarro gruda nos dentes e na mucosa bucal, ajuda na formação de bactérias e na inflamação da gengiva. Com o tempo, o risco é que os dentes prefiram cair da tua boca em vez de ter suportar tamanho maltrato.

4. O CIGARRO PODE CAUSAR CÂNCER DE BOCA…

E se os dentes se forem, este seria dos males o menor. A estatística fala por si só: estima-se que cerca de 90% dos tumores de cabeça e pescoço sejam de pessoas que fumam. As substâncias nocivas do cigarro, como a nicotina e o alcatrão, agridem de modo profundo toda a mucosa da boca, e também os dentes.

Essa presença tóxica, bem como as altas temperaturas da fumaça do cigarro, agridem a boca, a garganta e toda região que recebe esses elementos agressivos. Por isso também é essencial que os fumantes façam constantemente avaliações médicas para verificar qualquer lesão na boca, que pode indicar doenças mais sérias, como o câncer.

5. E TAMBÉM OUTROS TIPOS DE CÂNCER

O hábito de fumar está associado, não somente ao câncer de boca, mas a vários outros, como o câncer de bexiga, câncer de rim, de estômago, pâncreas, pulmão, esôfago e até a casos de leucemia mieloide aguda (LMA). Segundo estudiosos, cerca de 30% das mortes por câncer ocorrem em decorrência do tabagismo.

6. CIGARRO AUMENTA O RISCO DE DESENVOLVER A DPOC

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) acontece, em sua maioria, em fumantes. Ela é caracterizada por uma obstrução nas vias respiratórias, que lembra a asma. No entanto, por ser crônica, não tem cura e tende a se agravar com o passar do tempo. É uma doença que traz uma série de limitações ao portador e pode também causar o que os especialistas chamam de exacerbação, quando o quadro clínico fica mais grave rapidamente, podendo, inclusive, levar à morte.

7. PODE COMPROMETER A SAÚDE DO CORAÇÃO

O cigarro pode ser extremamente nocivo às paredes de células que recobrem os vasos sanguíneos, tornando as artérias mais vulneráveis, facilitando, por exemplo, o aparecimento da aterosclerose, que ocorre quando há um endurecimento das artérias provocada, principalmente, pelo acúmulo de gordura. Além disso, fumar torna o trabalho do coração ainda mais difícil, pois dificulta a circulação do sangue. Não importa, nesse caso, a quantidade de cigarros. Um só já causa danos.

8. PODE CAUSAR INFERTILIDADE

Tanto homens, quanto mulheres podem ter a fertilidade comprometida, por causa do tabagismo. Os danos são muitos: irregularidades menstruais, antecipação da menopausa, dificuldade de implantação do óvulo, no caso das mulheres; menor produção e mobilidade de espermatozoides nos homens, alterações hormonais, entre outros.

9. AUMENTA O RISCO DE IMPOTÊNCIA

Homens podem ser muito prejudicados também na sua vida sexual, tendo em vista que o cigarro pode levar à impotência. Isso acontece por que o fumo compromete a circulação sanguínea e para que ocorra ereção é necessário uma boa distribuição de sangue na região.

10. PODE CAUSAR DOENÇAS NEUROLÓGICAS

As substâncias nocivas presentes no cigarro comprometem a saúde cerebral. O acetato de chumbo, por exemplo, é uma delas: ele não é eliminado pelo organismo e pode causar danos ao cérebro, em longo prazo. Um composto do cigarro chamado NNK é considerado pró-cancerígeno, ou seja, pode causar câncer ao entrar no sistema metabólico do indivíduo.

11. AUMENTA O RISCO DE DOENÇAS GÁSTRICAS

Toda toxicidade presente no cigarro, quando vai parar no estômago, causa muitos problemas, e pode, inclusive, levar a proliferação de bactérias que causam a úlcera. A nicotina, por exemplo, irrita o sistema digestivo e enfraquece o Esfíncter Esofágico Inferior, que controla a entrada de alimento. Quando não funciona bem, a comida pode voltar, causando doenças, como o refluxo.

12. COMPROMETE A VISÃO

O cigarro pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças, como a catarata, glaucoma, doenças de Graves e degeneração macular relacionada à idade. Além disso, pode piorar os quadros de alergias oculares, síndrome de olho seco, entre outros.

13. PODE CAUSAR ALTERAÇÕES NOS GENES

A toxicidade do cigarro pode levar também a alterações nos genes e isso já ficou comprovado por meio de pesquisas, como a realizada por pesquisadores da Universidade de Boston, nos EUA. Essa mudança no material genético podem levar a mutações, como o câncer.

14. RISCO DE ABORTO NA GRAVIDEZ

O feto é altamente vulnerável a tudo que a gestante consome, em termos de alimentos, bebidas, etc. Por esse motivo, é de se esperar que o cigarro seja nocivo e não recomendado na gestação. Fumar durante a gravidez pode facilitar abortos espontâneos, nascimentos prematuros, hemorragias, complicações na gestação, e até mesmo a morte do bebê.

15. FUMAR TE DEIXA FEIO (A)

Se você não tá nem aí para a saúde, será que se importa pelo menos com a tua aparência? O cigarro causa danos à pele, deixando-a sem brilho e elasticidade. As rugas tornam-se mais comuns em quem fuma, por causa das substâncias tóxicas e também do próprio hábito de tragar, que facilita o aparecimento de marcas na região da boca. Como o cigarro compromete a circulação sanguínea, ele favorece as varizes e a celulite além da banguela, como vimos anteriormente!

16. CAUSA ALTERAÇÕES NO PALADAR E NO OLFATO

Tanto o paladar, quanto o olfato são alterados em decorrência do tabagismo. Fumantes de longo prazo tendem a perder a “qualidade” do paladar e do olfato, com o passar do tempo. Você passa a nem perceber o teu próprio cheiro e começa a ser um cinzeiro ambulante. Um horror! E, sem paladar, o risco de engordar aumenta em busca de alimentos super condimentados, artificialmente de sabores realçados.

17. CIGARRO POLUI MATA ANIMAIS MARINHOS

As bitucas de cigarro deixadas no ambiente (seja nas ruas que nas praias) poluem mais que o plástico, mais que sacolinhas e canudos, e matam os animais marinhos que comem essa porcaria não-bidegradavel. É impossível saber o número de cigarros descartados na natureza, mas já se sabe que muitas bitucas foram encontradas nos estômagos dos pássaros, peixes e outros animais, sendo uma das principais causas da morte destes.

18. O CIGARRO POLUI O MEIO AMBIENTE

Se você se preocupa com a poluição do ar e com o aquecimento global, saiba que a fumaça do cigarro também é um poluente. Cientistas da Itália e França comprovaram que o cigarro produz dez vezes mais partículas de poluição do que os veículos novos.

19. O CIGARRO PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Há danos que nem mesmo são conhecidos, como, por exemplo, os impactos ao desenvolvimento social. A utilização de lenhas no plantio do tabaco, usadas para aquecer as folhas, promovem o desmatamento e impactam a biodiversidade. O uso de vastas áreas para a plantação das folhas também contribui para a insegurança alimentar, na medida em que “rouba” terras que poderiam ser usadas para o plantio de alimentos.

20. PREJUDICA QUEM NÃO FUMA E NÃO TEM NADA A VER COM TEU VÍCIO

Já é de conhecimento que o fumo passivo é igualmente prejudicial. Existem estudos que mostram incidência maior de câncer de pulmão entre pessoas que convivem com fumantes. Há ainda perigo de desenvolvimento de outros tipos de tumores, como os de laringe e faringe, bem como leucemia. Bebês que vivem em ambientes com pessoas que fumam têm maior risco de morrer da Síndrome da Morte Súbita Infantil (quando a criança morre, sem uma causa aparente).

Bom, e se estes motivos não te comoveram ainda, saiba que a indústria do tabaco é cruel porque faz de você um viciado que queima dinheiro e prejudica tua saúde a troco de quê? De enriquecê-la e nada mais! Essa é a verdade!

Compartilhe estes dados com os amigos fumantes, para o bem de todos!

Agora que você está convencido a parar de fumar, leia também:

10 PLANTAS QUE TE AJUDARÃO A PARAR DE FUMAR

PARAR DE FUMAR? É POSSÍVEL COM 10 REMÉDIOS NATURAIS

O QUE ACONTECE EM SEU CORPO QUANDO VOCÊ PARA DE FUMAR? DE 20 MINUTOS A 15 ANOS




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...