Parar de Fumar é Possível com Estes 10 Remédios Naturais


Só quem é fumante ou ex-fumante sabe o quão difícil é parar de fumar. Por isso, é muito comum as pessoas voltarem a fumar após uma tentativa de largar o vício. Mas existem remédios, inclusive naturais, que podem ajudar muito as pessoas a seguirem firmes em seus propósitos de dar adeus à esse vício, caro e inútil, chamado cigarro.

É comprovado que o hábito de fumar é prejudicial para a saúde, tanto do fumante quanto daqueles que estão próximos, os fumantes passivos.

Como o tabaco é uma droga socialmente aceita e legalizada, é mais difícil ainda parar de fumar, já que o cigarro é facilmente encontrado para o consumo do tabagista.

Está pensando em parar de fumar? Sabemos que a tarefa não é tão simples como gostaríamos que fosse, sobretudo, se você é fumante há vários anos.

Parar de fumar não é apenas uma dependência física, mas também um problema que pode ser psicológico.

Parar de fumar exige foco, persistência e mudança de hábitos. Existem alguns remédios naturais que ajudam bastante esse péssimo hábito desaparecer como fumaça.

Conheça 10 remédios e métodos naturais que podem ajudar você a parar de fumar, sem precisar recorrer aos medicamentos fortes, que às vezes causam graves efeitos colaterais.

Hipnoterapia

A hipnoterapia é o uso terapêutico da hipnose. Dentre os problemas que poderiam ser solucionados utilizando esse método está o tabagismo. Durante a sessão de hipnoterapia, o paciente pode descobrir qual foi a causa que o fez começar a fumar e o hipnoterapeuta pode ajudar a ressignificar a causa (geralmente querer parecer adulto, ser incluído em um grupo, etc) e trabalhar a ideia de que o cigarro envenena o corpo, que o paciente precisa do corpo para viver e portanto deve respeitá-lo. O hipnoterapeuta pode sugerir que a fumaça do cigarro é como o escapamento de um caminhão ou que o fumo deixa a boca do paciente extremamente seca e com gosto ruim.

Alguns estudos são necessários para determinar se a hipnose realmente é capaz de ajudar os fumantes a abandonarem o vício, mas os pesquisadores afirmam que a hipnose tem uma abordagem esperançosa e tem muitos outros benefícios.

Acupuntura

Quem já experimentou diz que funciona mesmo. Além disso, existem estudos como este, que confirmam que um tratamento adequado com a acupuntura pode mesmo ajudar os fumantes a reduzir ou a abandonar de vez o tabagismo, e que tal efeito pode durar pelo menos 5 anos. A acupuntura interfere no senso do sabor ao tabaco e no desejo de fumar. Vale a pena tentar!

Auriculoterapia

É uma acupuntura específica, que atua na orelha. Esse tratamento busca diminuir a ansiedade, a parte mais difícil de superar em qualquer tratamento de vícios e dependências. Também é ideal para ajudar a melhorar a saúde dos pulmões, um dos órgãos mais afetados pelo consumo de tabaco.

Ginseng

É uma das plantas conhecidas mais eficazes no tratamento do tabagismo. O Ginseng inibe a liberação de dopamina, que é um neurotransmissor encarregado de oferecer uma sensação de prazer e bem-estar, estimulada pela nicotina.

Mascar

Esse é um dos truques mais utilizados em tratamentos para deixar o cigarro. Acredita-se que ao manter a mente e a boca ocupadas, é possível obter uma sensação de bem-estar, facilitando o processo para parar de fumar. Chiclete com certeza é o método mais usado, mas dado que não se sabe quanto tempo ele demora para se decompor no ambiente, o melhor é mastigar folhas por exemplo de hortelã, alecrim, boldo, etc.

Valeriana ou Camomila

O consumo de infusão de raiz de valeriana – especialmente um pouco antes de dormir – reduz a ansiedade, o estresse e o nervosismo, estados que induzem a fumar. A camomila também proporciona os mesmos efeitos de relaxamento contra o estresse e a ânsia.

Lobélia

A lobélia é um gênero de plantas que possui mais de 400 espécies. Ela é conhecida desde a antiguidade na cura de várias enfermidades, inclusive no tratamento para relaxamento e problemas respiratórios. É outra planta eficaz pra ajudar com os problemas de abstinência à nicotina. É muito comum encontrar esse gênero de planta como ingrediente principal de muitos produtos para deixar de fumar, mas também é possível consumir de outras maneiras. Uma delas é preparando infusões. Entretanto é de extrema importância se informar antes de fazer uso dessa planta e sempre consumir a dose indicada, visto que, em grandes quantidades, ela pode ser tóxica.

Aveia

A aveia é um alimento excelente para a dieta de pessoas que desejam parar de fumar, pois ela pode ajudar a diminuir a ansiedade. O seu consumo não é um tratamento especificamente, mas a mudança na alimentação é um estímulo para chegar ao objetivo de parar de fumar.

Gengibre

A raiz de gengibre é eficaz para tratar náuseas e ansiedade que podem surgir assim que o paciente deixa de fumar, além de ajudar a desintoxicar o organismo.

Pimenta Caiena

A pimenta caiena pode ser utilizada especialmente quando o desejo de fumar torna-se incontrolável, além disso pode ajudar a aliviar e prevenir os efeitos prejudiciais que o cigarro provoca nos pulmões.

Lembre-se de que esses remédios não realizam milagres. Eles ajudam aqueles que estão dedicados a parar de fumar, o que exige rigor e força de vontade para se chegar a esse objetivo tão difícil, mas fundamental à saúde.

Talvez te interesse ler também:

20 MOTIVOS CONVINCENTES PARA PARAR DE FUMAR

POR QUE O CIGARRO É MAIS PERIGOSO DO QUE HÁ 50 ANOS? VEJA O QUE ESTÁ POR TRÁS DA SUA INDÚSTRIA

COMO SÃO OS PULMÕES DE UM FUMANTE? VÍDEO CHOCANTE FARÁ VOCÊ PENSAR SERIAMENTE EM PARAR DE FUMAR




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...