10 plantas que te ajudarão a parar de fumar


Quer parar de fumar? Ótima ideia! Mas sabemos que a tarefa não é tão simples como gostaríamos que fosse, especialmente se o cigarro te acompanha há vários anos da sua vida. Existem muitas soluções propostas para ajudar as pessoas a se livrarem dessa danosa dependência: livros motivacionais, adesivos, cigarros eletrônicos e também remédios naturais a base de plantas medicinais.

A fitoterapia, ou seja, o uso das plantas para fins terapêuticos, pode ser uma boa ajuda àqueles que querem se livrar da nicotina de uma vez por todas.

Parar de fumar, infelizmente, muitas vezes não é apenas uma dependência física, mas um problema que pode ser de ordem psicológica e por motivos que Freud, Jung, Lacan e outros, talvez expliquem.

Vamos então às plantas que podem ajudar a resolver o problema físico e mental, dando uma força ao sistema nervoso contra a ansiedade, o estresse e o nervosismo que envolve uma mudança de hábito assim tão drástica.

1. Hipérico ou erva-de-são-joão

foto

Uma das ervas mais conhecidas que podem ajudar a termos uma atitude mental positiva e que também é usada no combate à depressão é a erva-de-são-joão. Manter o bom-humor pode ser essencial, especialmente durante os estágios iniciais da abstinência ao cigarro. A erva porém é contraindicada em associação com inibidores de serotonina, antivirais, varfarina e antiepiléticos contendo carbamazepina.

2. Ginseng

foto

É uma das ervas mais populares do mundo para aumentar a energia e ajudar o corpo a lidar contra o estresse. O ginseng ajuda a aliviar a fadiga e a ansiedade relacionadas à cessação do tabagismo. É uma erva que pode ajudar o corpo, agora sem nicotina, a restabelecer um novo equilíbrio.

3. Lobelia

A lobelia é uma planta particularmente adequada para aqueles que estão tentando parar de fumar, porque parece que ela é usada até mesmo como substitutiva da nicotina, uma vez que produz uma substância muito semelhante. Mas este é um remédio natural que possui algumas contraindicações, por isso, seu uso deve ser acompanhado de uma consulta médica.

4. Cavalinha

foto

A cavalinha é frequentemente recomendada para quem quer se desintoxicar gradualmente do cigarro, uma vez que, mesmo em quantidades muito baixas, esta planta contém nicotina. É sempre aconselhável todavia fazer uma consulta médica antes de usá-la para este fim.

5. Aveia-comum

A aveia-comum (Avena sativa) é um excelente remédio contra estresse, fraqueza e fadiga, especialmente quando estes são associados com a depressão, sintomas que muitas vezes pode ocorrer em pessoas que estão tentando parar de fumar. A aveia é muito rica em zinco e magnésio, sais minerais que ajudam a nutrir o corpo no processo de abstinência da nicotina.

6. Alcaçuz

foto

Também conhecida como regaliz e liquirizia (Glycyrrhiza glabra L) o seu formato de varinha pode ser ideal àqueles que sentem a falta do cigarro nas mãos e podem imitar o gesto de fumar e, ao mesmo tempo, provar algo de bom. A planta porém levanta a pressão e não indicada para quem sofre de pressão alta.

7. Gengibre

O gengibre ajuda a aliviar o desejo de fumar, e, assim como o alcaçuz, deixa um sentimento de satisfação ao paladar, graças ao seu sabor forte que ajuda a distrair o desejo de fumar.

8. Valeriana

A valeriana pode ajudar especialmente no caso de ansiedade, agitação e insônia devido à abstinência de nicotina, na verdade, ela age como um relaxante muscular, convidando o corpo ao repouso.

9. Hortelã

foto

A hortelã tem um efeito benéfico sobre o sistema digestivo e também ajuda a aliviar náuseas às vezes associada à abstinência de cigarro. Também é útil contra dores de cabeça, ansiedade e tensão.

Todas estas plantas, conforme o caso, podem ser tomadas em forma de comprimidos, infusões, secas ou em extratos líquidos. Porém é necessário consultar um médico para indicar a posologia certa e estar atento às possíveis contraindicações.

Além das plantas, adicione um último ponto importante …

10. Frutas e verduras

Existem alimentos que também podem te ajudar na dura tarefa de parar de fumar. Veja no artigo abaixo quais alimentos são estes:

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE AJUDAM A ELIMINAR A NICOTINA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...