Conheça as Origens do 1º de Abril como Dia da Mentira


O Dia da Mentira, ou 1º de abril, é uma data que transcende fronteiras e se estabelece como um momento de diversão e brincadeiras ao redor do mundo. Mas você já se perguntou de onde surgiu essa tradição? Neste artigo, exploraremos as origens históricas e culturais desse peculiar dia, desde sua possível origem na França medieval até suas variações em diferentes partes do globo.

Uma Viagem à França Medieval

Acredita-se que a tradição do Dia da Mentira tenha suas raízes na França do século 16, durante o reinado do rei Carlos IX. Naquela época, o ano novo era comemorado em datas diferentes, dependendo do calendário em uso. Quando o rei decidiu adotar o calendário moderno, movendo o início do ano para 1º de janeiro, alguns resistiram à mudança. Esses “rebeldes” foram apelidados de “bobos de abril” e se tornaram alvo de brincadeiras e piadas por parte daqueles que aceitaram a nova data.

Posteriormente, o termo peixe de abril, “poisson d’avril” foi incorporado na França, referindo-se às pessoas que morderam a isca das piadas feitas contra elas, assim como os peixes.

Uma História Global

As origens do Dia da Mentira também são associadas a outras tradições antigas, como o festival romano da Hilária e as celebrações do Holi na Índia. Esses festivais, que ocorriam em torno do final de março, podem ter influenciado a criação do Dia da Mentira, trazendo consigo elementos de celebração e renovação típicos da época.

No Brasil, a tradição se manifesta em trotes e brincadeiras entre amigos e familiares, muitas vezes facilitadas pela disseminação das redes sociais.

Teorias e Folclores

Ao longo dos séculos, várias teorias surgiram para explicar as origens do Dia da Mentira. Uma delas remonta à Idade Média, quando um patriarca libertou milagrosamente um papa que havia engasgado com uma espinha de peixe. Em gratidão, o papa proclamou que não se comeria peixe em Aquileia no dia 1º de abril. Outra teoria associa a data à vitória holandesa na captura de Brielle, onde um provérbio local diz que “no dia 1º de abril, Alva perdeu seus óculos”, em referência à derrota do duque espanhol Álvarez de Toledo.

O Dia da Mentira ao Redor do Mundo

Em diferentes países, o Dia da Mentira assume diferentes formas e tradições. Na Itália, por exemplo, a pessoa enganada também é chamada de “peixe de abril”, assim como na França. O nome pode ter surgido na sequência do regresso à costa de alguns pescadores que, no início de abril, não tinham pescado nenhum peixe no mar e todos zombavam deles.

Uma outra hipótese ainda pode referir-se a uma história envolvendo Cleópatra e Marco Antônio. Durante uma competição de pesca, um romano aparentemente tentou trapacear, fazendo com que um escravo fisgasse o peixe. A rainha egípcia o teria descoberto e pregado uma peça nele, prendendo no anzol um peixe falso coberto de pele de crocodilo.

São muitas as histórias e nenhuma certeza.

Peixe de Abril © La Gazzetta

Brincadeira Peixe de Abril © La Gazzetta

Mantenha a Tradição

O Dia da Mentira é mais do que apenas uma brincadeira de criança – é uma tradição enraizada na história e na cultura de várias sociedades ao redor do mundo. Desde suas origens na França medieval até suas interpretações contemporâneas, essa data continua a nos lembrar da importância do humor e da camaradagem em nossas vidas. Ao celebrar o Dia da Mentira, podemos refletir sobre a riqueza e diversidade de nossas tradições culturais e nos unir em torno da alegria compartilhada de uma boa brincadeira. Então, da próxima vez que você se pegar caindo em uma pegadinha, lembre-se de que é tudo parte da diversão do Dia 1º de Abril.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. La Gazzetta dello Sport
  3. O Globo
  4. Diário de Pernambuco

Talvez te interesse ler também:

Criança que conta Mentira, é Normal? O que Fazer?

Uma mentira puxa outra: assim o cérebro se habitua a mentir cada vez mais

O que dói mais, a mentira ou a verdade?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...