5 dicas para aproveitar a luz do Sol na sua casa


Com alguns ajustes, é possível fazer com que o seu lar aproveite mais a incidência da luz solar, gerando economia para o bolso e sustentabilidade para o planeta.

Todo mundo sabe que com a chegada do verão, os dias ficam maiores e a incidência da luz solar aumenta. O que nem todos sabem é que existem dicas para aproveitar a luz do Sol na sua casa.

Em um primeiro momento, essas dicas são úteis para ajudar na economia de eletricidade. E em tempos de altas taxas de energia, as sugestões são bem úteis.

Entretanto, além de economizar, quem aprende a aproveitar a luz do Sol em casa também consegue fazer um uso mais consciente e sustentável dos recursos.

Assim, seja com foco na economia ou no meio ambiente, não deixe de conferir e colocar em prática essas 5 dicas para aproveitar a luz do Sol na sua casa!

Considere gerar energia solar

A energia solar é um dos processos de geração de eletricidade mais limpos que temos. Funciona assim: a partir de placas capazes de captar a luz do Sol, um sistema consegue transformar o calor dos raios solares em energia elétrica.

Essa instalação pode ser feita enquanto uma casa está em construção, ou pode ser feita posteriormente, em residências prontas. E, nesse caso, é preciso contar com empresas especializadas no assunto.

Uma dica para agilizar o processo é reproduzir o circuito elétrico atual da sua casa, para que a empresa de energia solar conheça a estrutura. Para isso, você pode utilizar programas como o EdrawMax, que conta com ferramenta de construção de circuito elétrico – mesmo para quem é leigo no assunto.

Imagem: Freepik (EdrawMax)

Janelas bem abertas

Outra dica para aproveitar a luz do Sol na sua casa é criar o hábito de abrir as janelas, para que a claridade consiga entrar facilmente nos ambientes.

Ao abrir as janelas, mesmo em dias nublados, a claridade natural reduz a necessidade do uso de luzes artificiais, o que diminui o consumo de fontes de energia externas.

Caso você não goste de deixar as janelas abertas por sentir que está perdendo sua privacidade, considere contar com cortinas de tecidos mais finos. Assim, mesmo com as cortinas fechadas, a luz consegue entrar nos ambientes.

Posição dos móveis

Pode não parecer, mas o posicionamento dos móveis também impacta no consumo de energia do seu lar.

Parece confuso? Isso acontece porque, dependendo da posição dos móveis, ao invés de facilitar o reflexo de luz natural, existirão barreiras impedindo a dissipação da claridade.

Assim, vale analisar a posição dos móveis da sua casa. Tente deixar as áreas de janelas mais livres, dando preferência por paredes e peças de mobília em tons claros.

E antes de fazer qualquer mudança, você pode testar o layout em programas. O EdrawMax, por exemplo, também possui uma ferramenta de criação de planta baixa.

Imagem: EdrawMax

Dentro do software, você consegue reproduzir a planta baixa do seu lar, decorando os ambientes com a biblioteca de símbolos do EdrawMax, que somam mais de 600 opções.

É possível testar o programa online, o que já dá uma boa ideia do quanto a planta baixa pode ser útil no aproveitamento máximo da luz natural.

Espelhos estratégicos

E por falar em aproveitar ao máximo a luz do Sol, uma dica que é antiga (mas funciona) é o uso estratégico de espelhos.

Como o espelho reflete, quando bem posicionado, consegue levar a luz natural ainda mais longe, como se fizesse uma multiplicação da claridade.

Uma boa estratégia é colocar espelhos na direção de janelas ou entradas de luz natural. Assim, toda a claridade que entrar, será rebatida e espalhada para outros ambientes.

Além de ajudar a aproveitar a luz do Sol na sua casa, usar espelhos dá um charme extra na decoração e ajudam a criar a sensação de amplitude em um cômodo.

As claraboias

Para finalizar, a última dica para aproveitar a luz do Sol na sua casa é considerar a instalação de claraboias em pontos específicos.

A claraboia é um elemento da arquitetura com várias funções, sendo uma delas a passagem da luz do Sol ou da claridade para dentro de um ambiente.

Ela pode ser instalada no teto do banheiro, em um corredor, na escadaria, ou mesmo no quarto. Apenas lembre-se de garantir que o cômodo escolhido não pode ser visto de fora, já que a claraboia é composta por um vidro.

Mais luz no seu lar

A verdade é que aproveitar mais a luz solar não é tão complexo quanto parece.

Ainda que alguns ajustes exijam mexer na estrutura, como a instalação de placas solares ou de claraboia, existem dicas que podem ser aplicadas em qualquer lar, mesmo em ambientes pequenos.

Ao pensar estrategicamente no aproveitamento da luz do Sol, você garante economia para a sua casa, além de sustentabilidade para o planeta. Uma ótima ideia, não é mesmo?

Talvez te interesse ler também:

Significados e Simbologias do Sol em Várias Culturas e Aspectos de nossas Vidas

Gás de cozinha cada vez mais caro! Dicas para economizar na hora de cozinhar

Como aquecer a casa e a alma no inverno, usando velas aromáticas




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...