Gás de cozinha cada vez mais caro! Dicas para economizar na hora de cozinhar

Gás de cozinha cada vez mais caro! Dicas para economizar na hora de cozinhar

O aumento descontrolado do preço do gás de cozinha está causando vários problemas para os cidadãos brasileiros.

A alta do dólar e os elevados preços do petróleo no mercado internacional são alguns fatores, mas a situação política brasileira também influencia nesse valor exacerbado.

O valor do item de necessidade básica para todas as famílias é vendido hoje como um artigo de luxo.

Acidentes também em alta

Diante dessa situação, famílias buscam soluções perigosas para conseguirem se alimentar.

Álcool, querosene e lenha são algumas formas alternativas básicas e econômicas encontradas, mas com elevado risco de queimadura, além de causar problemas respiratórios, como intoxicação e asfixia.

O número de ocorrências de acidentes pelas formas alternativas de cozinhar teve um acréscimo alarmante nos últimos meses.

Sobre poluição do ar interna, leia mais aqui:

Como economizar na hora de cozinhar

Para auxiliar na economia do gás de cozinha (dependendo da região do Brasil, em torno dos 100 reais), aqui vão algumas dicas para evitar ter que desembolsar este valor absurdo:

  1. Otimize o uso do forno, assando o máximo de alimentos ao mesmo tempo, evitando abri-lo muitas vezes, para controlar a perda de calor.
  2. Programe as refeições beneficia o tempo de uso do fogão e auxilia no dia a dia.
  3. Observe a cor das chamas do fogão, se estiver laranja ou mais amarelada, seu fogão pode estar com a boca suja ou o bico entupido.
  4. Posicione o fogão dentro da cozinha para evitar a passagem de ventos, de modo que não diminua a potência da chama.
  5. Utilize as panelas tampadas e na boca correta, pois panela pequena em boca grande é desperdício. Na hora do preparo, utilize a panela de pressão e deixe os grãos de molho por 12 horas para ficarem macios e reduzir o tempo de cozimento.
  6. Corte os alimentos em pequenos pedaços e dê preferência ao cozimento à vapor, pois auxilia na rapidez e prepara uma quantidade muito maior de alimentos.
  7. Cozinhe em maiores quantidades e congele. O mesmo tempo que leva para cozinhar, põe exemplo, 2 xícaras de feijão, leva para cozinhar 4. Aproveite ao máximo a capacidade da panela e congele o que excedente.
  8. Descongele naturalmente. Se tiver congelado o alimento, deixe-o fora do freezer para descongelar a temperatura ambiente e depois leve ao fogo só para esquentar (se precisar).
  9. Priorize saladas e alimentos crus. Com o calor chegando, dá até para fazer sopa gelada como gazpacho e tarator. Não precisar aderir à dieta crudívora mas na verdade é saudável comer alimentos crus e cozidos. Veja aqui -> receita de lasanha crudívora de abobrinha
  10. Tampe as panelas para cozinhar mais rápido pois com as panelas fechadas o calor na7o se dissipa e cozinha mais rápido.

O gás de cozinha é um item básico para a alimentação e deve ter preços acessíveis a todas as classes populares, possibilitando assim uma maior dignidade alimentar para as famílias brasileiras.

Lembra quando o gás de cozinha ficou 4 anos sem aumento de preço? É muito triste que famílias estejam colocando suas vidas em risco para simplesmente poderem cozinhar.

Talvez te interesse também:

Um fogão de queima limpa

Como fazer um fogão ecológico. Vídeo com o passo a passo

Usar Airfryer é realmente mais saudável? Descubra agora mesmo!

Melhores panelas para cozinhar. Prós e contras de cada material

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *