Gás de cozinha tá caro? Como economizar na hora de cozinhar


O aumento descontrolado do preço do gás de cozinha está causando vários problemas para cidadãos do mundo inteiro.

A alta do dólar e os elevados preços do petróleo no mercado internacional são alguns fatores. A guerra na Ucrânia e o corte do fornecimento de gás pela Rússia à Europa vem causando inflação e empobrecimento na União Europeia. Mas no Brasil a situação não é tão diferente.

O valor do item de necessidade básica para todas as famílias brasileiras é vendido hoje como um artigo de luxo.

Acidentes também em alta

Diante dessa situação, famílias  brasileiras buscam soluções perigosas para conseguirem se alimentar.

Álcool, querosene e lenha são algumas formas alternativas básicas e econômicas encontradas, mas com elevado risco de incêndios, queimaduras, além de causar problemas respiratórios como intoxicação e asfixia.

O número de ocorrências de acidentes pelas formas alternativas de cozinhar teve um acréscimo alarmante nos ano passado.

Sobre poluição do ar interna, leia mais aqui:

Como economizar na hora de cozinhar

Para auxiliar na economia do gás de cozinha (dependendo da região do Brasil, em torno dos 100 reais), aqui vão algumas dicas para enfrentar o valor absurdo desse item tão necessário para todos:

  1. Otimize o uso do forno, assando o máximo de alimentos ao mesmo tempo, evitando abri-lo muitas vezes, para controlar a perda de calor.
  2. Programe as refeições beneficia o tempo de uso do fogão e auxilia no dia a dia.
  3. Observe a cor das chamas do fogão, se estiver laranja ou mais amarelada, seu fogão pode estar com a boca suja ou o bico entupido.
  4. Posicione o fogão dentro da cozinha para evitar a passagem de ventos, de modo que não diminua a potência da chama.
  5. Utilize as panelas tampadas e na boca correta, pois panela pequena em boca grande é desperdício. Na hora do preparo, utilize a panela de pressão e deixe os grãos de molho por 12 horas para ficarem macios e reduzir o tempo de cozimento.
  6. Corte os alimentos em pequenos pedaços e dê preferência ao cozimento à vapor, pois auxilia na rapidez e prepara uma quantidade muito maior de alimentos.
  7. Cozinhe em maiores quantidades e congele. O mesmo tempo que leva para cozinhar, põe exemplo, 2 xícaras de feijão, leva para cozinhar 4. Aproveite ao máximo a capacidade da panela e congele o que excedente.
  8. Descongele naturalmente. Se tiver congelado o alimento, deixe-o fora do freezer para descongelar a temperatura ambiente e depois leve ao fogo só para esquentar (se precisar).
  9. Priorize saladas e alimentos crus. Com o calor chegando, dá até para fazer sopa gelada como gazpacho e tarator. Não precisar aderir à dieta crudívora mas na verdade é saudável comer alimentos crus e cozidos. Veja aqui -> receita de lasanha crudívora de abobrinha
  10. Tampe as panelas para cozinhar mais rápido pois com as panelas fechadas o calor não se dissipa e cozinha mais rápido.

Cozimento passivo

Na Itália, com a alta do preço do gás de cozinha, está se tornando popular o método do cozimento passivo, que consiste em cozinhar, principalmente o macarrão que é o alimento básico italiano, com o fogo apagado, sempre com as panelas tampadas e usando menos água.

Saiba mais aqui:

O gás de cozinha é um item básico para a alimentação e deve ter preços acessíveis a todas as classes populares, possibilitando assim uma maior dignidade alimentar para as famílias brasileiras.

Lembra quando o gás de cozinha ficou 4 anos sem aumento de preço? É muito triste que famílias estejam colocando suas vidas em risco para simplesmente poderem cozinhar.

Fontes:

  1. Copagaz
  2. Corriere della Sera

Talvez te interesse também:

Um fogão de queima limpa

Como fazer um fogão ecológico. Vídeo com o passo a passo

Usar Airfryer é realmente mais saudável? Descubra agora mesmo!

Melhores panelas para cozinhar. Prós e contras de cada material




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...