Como fazer um fogão ecológico. Vídeo com o passo a passo


Enquanto para muitas pessoas ao redor do mundo cozinhar é uma questão fácil e prática, para outras muitas pessoas não é nem tão simples nem tão saudável. De fato, calcula-se que 1,6 milhões de pessoas morrem ao inalar, de forma sistemática, gases tóxicos expelidos pelos fogões caseiros.

Perante esta realidade, a estudante Liz, da Emily Carr University of Art and Design, inventou o Thab, um fogão ecológico que usa esterco como combustível.

Este fogão foi idealizado pensando, especialmente, nos nómades tibetanos, que cozinham e moram em tendas de campanha.

O Thab tem uma forma cilíndrica e um desenho cruzado, feito quase todo com pedras e materiais recicláveis como cabides de arame que, nos EUA são jogados no lixo, em quantidades enormes.

fogão ecológico 2

A câmara de combustão, em forma de “L”, queima os gases em chamas e está revestida de argila, rodeada de pedras por fora, para manter o calor interno. Como a fumaça é gás não queimado, quanto mais quente o fogo menos fumo haverá.

Esse fogão, além do mais, tem a qualidade de poder ser transportado facilmente já que é esse o estilo de vida dos nômades tibetanos.

Você quer fazer um fogão igual ao Thab?

fogão ecológico 3

Para fazer um Thab, desmonte os cabides de metal e, com ajuda de uma pinça, construa uma estrutura quadrada. Logo, monte uma rede cruzando o quadrado, pelas diagonais. Por último, corte um dos extremos e coloque um bocal de metal, de onde se poderá alimentar o fogo.

Depois, construa o cilindro interior que, junto com o círculo exterior (bocal) deve formar o “L” da câmara de combustão. Forre todo o interior com argila e una as partes. Feito isso, feche o quadrado armado, enrolando a forma sobre si mesma para criar um cilindro maior dentro do qual se colocará o ‘L”. Preencha o espaço circundante com pedras.

No vídeo a seguir você poderá ver o “passo-a-passo”

Para acender o fogão você deverá colocar, dentro, papel e excremento. Acender o papel e, quando o fogo aparecer no lado de cima do “L”, ponha a panela para cozinhar.

Fonte: La Bioguia

Talvez te interesse ler também:

UM FOGÃO DE QUEIMA LIMPA

EGLOO: UM OBJETO DE ARGILA QUE AQUECE UM CÔMODO GASTANDO ALGUNS CENTAVOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...