Um fogão de queima limpa


Talvez você nunca tenha pensado mas aquele  que a gente adora é uma dos maiores problemas de saúde pública principalmente na África. No Brasil, apesar de menos, em algumas regiões como no interior do Ceará, ainda se usa este tipo de fogão que produz uma queima muito nociva e prejudicial principalmente às mulheres e às crianças pequenas, porque estas passam a maior parte do tempo dentro de casa. É necessário um fogareiro de queima limpa e econômico, visto que o problema para se desfazer desta tradição antiga é também o dinheiro, pois o botijão de gás custa muito caro para tantas famílias.

Pois esse fogareiro existe, é o KleanCook da Energant, inventado por dois colegas, jovens empreendedores, estudantes de toxicologia e bioquímica da Universidade de Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo seus inventores, o fogareiro tem um ventilador especial que força a convecção durante a combustão aumentando a eficácia da reação química e, permitindo a queima completa do combustível usado, o que obriga o monóxido de carbono, principal fator de intoxicação por uso de fogareiro, se converta em dióxido de carbono. Com a sua eficácia de queima aumentada, esse fogareiro só precisa da metade do combustível necessário em comparação com fogareiros comuns. Isso diminui, na metade, as emissões derivadas de qualquer queima.

Mas, ainda tem uma outra invenção neste fogareiro, que é um gerador termoelétrico que transforma o calor sobrante em eletricidade, permitindo a recarga de celulares ao mesmo tempo que se cozinha o almoço ou então, esse residual também pode ser usado, nos países mais frios, para aquecimento dos ambientes, sem nenhuma fumaça nociva.

Fogareiro KleanCook

Este fogareiro é indicado para regiões onde outra forma de energia é muito cara, aquém das possibilidades das populações. O projeto piloto está sendo testado em populações carentes das Filipinas, segundo o blog dos inventores, e tem sido aprovado por seu sucesso.

Cozinhando no KleanCook

Leia também:  

Fonte fotos: energant.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...