Equipamento de camping: o que levar para não destruir a natureza


Conforme as estações mais quentes vão se aproximando, vem também a vontade de vivenciar cada vez mais a natureza. Poder acampar com amigos, família ou pessoas queridas é sempre uma oportunidade incrível e rejuvenescedora.

Mais importante que isso, é uma oportunidade para estabelecer uma ligação com a natureza e com o meio ambiente. Veremos aqui sobre equipamento de camping: o que levar para não destruir a natureza.

Equipamentos para eco-camping ou acampamento

Antes de decidir fazer aquela trilha especial ou mesmo passar alguns dias no meio do mato, floresta ou montanhas com os amigos, deve-se decidir também quais equipamentos levar, os chamados equipamentos “verde”, ecofriendly ou orgânicos. Isso é importante, pois o mero contato do ser humano com a natureza pode ser muito agressivo (restos de comida, plásticos, toxinas etc) e a intenção é saber o que levar para não prejudicar a natureza:

Garrafa de água

Uma das coisas mais importantes na hora de acampar é certificar-se de levar água. Muitas pessoas esquecem que este é um item fundamental por pensarem que encontrarão água em abundância enquanto acampam, mas isso nem sempre é verdade, o que pode levar a casos de desidratação. Prefira por recipientes metálicos especiais para água que não serão descartados na natureza. Já outros tipos de garrafa, como as de água mineral, devem ser evitadas, pois se descartadas durante o camping apenas prejudicarão o meio ambiente.

Comida para acampamento

Você obviamente não irá acampar para caçar animais, tão logo é importante pensar na comida que será levada. Caso a diversão dure poucos dias, é importante levar a refeição básica que será preparada, mas também os lanches rápidos como frutas que são saudáveis e não deixam resíduos sólidos.

Fogareiro

É importante levar um fogareiro caso sua permanência dure alguns dias. Você poderá preparar grãos como arroz ou mesmo lentilhas que cozinham mais rápido, além de preparar alimentos reforçados com verduras, garantindo a reposição de energia e nutrientes do corpo. Além disso, panelas e demais utensílios serão necessários: colher de pau, espátula, concha etc. Evite objetos de plástico a qualquer custo, pois estes são facilmente descartados por descuido.

Botas ou sapatos

Em um camping é necessário estar preparado para andar sobre os solos mais difíceis. Isso quer dizer que você inevitavelmente precisará de um calçado forte, bota ou tênis, que fortalecerá sua pisada. Preferivelmente, certifique-se de que tais acessórios tenham sido feitos de materiais não agressivos ao meio ambiente pois, como vimos aqui, os PFCs – compostos perfluorados, usados para fazer calçados e roupas impermeáveis, poluem até mesmo os lugares mais remotos do planeta.

Leia mais: PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS: PFC ATÉ MESMO NOS LUGARES MAIS REMOTOS

O mesmo serve para os itens essenciais que você irá precisar como: saco de dormir, barraca e mochila.

equipamento de campismo 2

Como preservar seus equipamentos de acampamento e maximizar seu uso

Não basta ter os equipamentos ideais, é necessário também preservá-los de acordo com o seu uso. Algumas dicas simples para preservar os equipamentos são:

1. Fogareiros e fogões, assim como demais utensílios utilizados com as panelas devem ser sempre bem limpos antes de guardados para viagem.

2. Caso leve equipamentos eletrônicos, remover pilhas e baterias antes da viagem.

3. Roupas e demais acessórios como jaquetas térmicas devem ser lavadas de acordo com as indicações de etiqueta, mas seria mesmo ideal usar apenas acessórios feitos de materiais orgânicos, não sintéticos, pois os sintéticos deixam seus rastros durante a lavagem:

Leia mais: FIBRAS SINTÉTICAS: POLUEM OS MARES E OCEANOS CADA VEZ QUE LAVAMOS ROUPAS

4. Deixe sua barraca ou tenda arejar antes da viagem. É importante haver este período de contato com o ar para evitar mofo ou outros elementos que podem fazer mal à saúde.

5. Você pode impermeabilizar itens como capa de chuva, barraca, calças, botas e outros. Veja aqui como impermeabilizar com cera de abelha.

6. Alimentos devem ser levados em compartimentos protegidos contra a entrada de ar e água para evitar contaminação.

Recomendações gerais para fazer camping

Poder acampar ou fazer camping com as pessoas que queremos bem é um momento muito especial. Temos a oportunidade de estarmos com pessoas que amamos, além do contato direto com a natureza. Durante esta jornada, acima de tudo, devemos nos preocupar em preservar o meio ambiente que estará literalmente ao nosso redor. Não jogar lixo, plásticos, restos de comida e etc. Todo lixo gerado deve ser guardado para que possa ser jogado em local ideal na cidade.

Especialmente indicado para você:

COMO FAZER UM FOGÃO ECOLÓGICO. VÍDEO COM O PASSO A PASSO

GLAMPING: AS BARRACAS PARA OS AMANTES DO ACAMPAMENTO DE LUXO

DRUMI, A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS QUE FUNCIONA COM UM PEDAL




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...