©Dzenina Lukac/Pexels

Usar Airfryer é realmente mais saudável? Descubra agora mesmo!

Usar Airfryer é realmente mais saudável? Descubra agora mesmo!

As fritadeiras elétricas passaram a ser alvo de procura no sonho de ter uma alimentação melhor. Mas será que usar Airfryer é realmente mais saudável? Esta pergunta tem ecoado com bastante frequência pelos consumidores no ato da compra. Afinal, trata-se de um investimento que requer retorno benéfico à saúde.

No entanto, poucas pessoas sabem como funciona este mecanismo que não exige um pingo de óleo sequer para as frituras, não é mesmo?

Além disso, é importante frisar que com o passar do tempo o foco dos fabricantes tem sido a sustentabilidade, bem como a praticidade na rotina corrida, economia de gás e tecnologia avançada. Tudo isso é sinônimo do Airfryer, uma fritadeira elétrica que disparou no número de vendas.

Receber indicações de aparelhos vantajosos, hábitos mais saudáveis e etc, é essencial para o bem-estar. Contudo, é necessário descobrir se usar Airfryer é realmente mais saudável, a fim de unir todas as informações antes de comprar.

Que tal falarmos sobre isso?

Veja mais sobre o assunto e descubra agora mesmo se utilizar o aparelho doméstico vale a pena.

Por que dizem que o Airfryer é mais saudável?

Um dos principais motivos do equipamento levar a fama que tem é pela oportunidade de fazer fritura sem óleo. Viabilizando alimentos bem menos gordurosos e calóricos, comparando com aqueles que são feitos no fogão.

Vale destacar que alguns alimentos exigem uma pequena quantidade de azeite ou até mesmo óleo. Ainda assim, o utensílio diminui de maneira formidável as taxas de gordura dos alimentos. Por este motivo, é quase certo encontrar um Airfryer na casa de quem luta para perder peso e ter uma vida mais regrada.

Outro ponto positivo é a sua utilidade no combate ao alto teor de colesterol ruim no sangue. Quando o desequilíbrio acontece, o indivíduo tem chances de desenvolver doenças como pressão alta, insuficiência cardíaca, AVC e entupimento de veias e artérias. Então, vale a pena considerar a compra do produto.

Desvantagens do uso da Airfryer

Alguns especialistas dizem que o uso da fritadeira elétrica pode acarretar no aparecimento de doenças como o câncer. Segundo eles, o aquecimento dos alimentos através de altas temperaturas provocam a elevação de substâncias como a acrilamida. Por isso, os alimentos que são preparados na airfryer não devem ser expostos a temperaturas acima de 120º por muito tempo, pois quanto mais tempo aquecidos, maior o teor da substância.

Outro cuidado que devemos ter é abolir a crença de que, por não utilizar óleo, os alimentos preparados devem ser consumidos sem moderação, principalmente os processados. Alimentos congelados como batata frita, nuggets e empanados não sairão da fritadeira mais saudáveis. Eles serão apenas menos prejudiciais do que se fossem preparados com óleo.

Em alguns casos, o preparo de alimentos na frigideira elétrica pode acarretar na perda de nutrientes. Isso porque alguns alimentos reagem de forma diferente ao serem preparados na Airfryer. Na hora do preparo, certifique-se de seguir todas as instruções informadas pelo fabricante.

Por mais que o equipamento substitua o óleo na cocção dos alimentos, o ideal é que seu uso seja moderado. Não faça do uso dela uma rotina. Priorize os alimentos cozidos, grelhados ou naturais, como forma de variar seu cardápio.

Dicas de uso

Alguns alimentos podem ter aparência ou até mesmo gosto diferente do preparo convencional. Por isso, algumas dicas são importantes na hora do cozimento:

Não encha o cesto da fritadeira

Para que os alimentos fiquem cozidos por inteiro, é importante que o ar quente circule por toda a comida. O ideal é colocar poucas quantidades e assim garantir que eles fiquem fritos por igual.

Tire a umidade dos alimentos

A umidade impede que os alimentos fiquem crocantes. Comidas com molho demoram a dourar, aumentando o tempo de cozimento e utilização da fritadeira. Antes de preparar a refeição, retire o excesso de água com um pano ou com toalha de papel.

Aqueça a Airfryer antes de cozinhar

O pré aquecimento da fritadeira evita que os alimentos fiquem crus por dentro. Neste caso é importante seguir a receita ou manual do fabricante para garantir o cozimento ideal.

Use um pouco de óleo nas receitas

Embora o intuito seja inibir o uso de gordura, algumas pinceladas na comida antes de colocá-las no recipiente garantem um alimento crocante e dourado. Em alguns casos, apenas uma colher de sopa de óleo ou azeite já basta para garantir a tarefa.

Talvez te interesse ler também:

Cafeteiras de cápsulas: existe uma forma de usá-las sem poluir o ambiente?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *