Cafeteiras de cápsulas: existe uma forma de usá-las sem poluir o ambiente?


As cafeteiras de cápsulas são as grandes queridinhas na hora de produzir o café expresso. Seja para consumo próprio ou para compartilhar um momento de interação social. A verdade que ninguém pode negar é que a bebida é a segunda mais consumida em todo território nacional. Aparecendo atrás apenas da água.

Beber um gole ou até uma xícara completa pela manhã faz parte da rotina de milhares de brasileiros. O seu aroma inconfundível, a energia proporcionada e o sabor incrível, consolidam a popularidade do café, assim como fortalece o mercado nas regiões produtoras do país.

Vale lembrar que existem várias formas de preparo: através da cafeteira italiana (moka), coador de pano, prensa francesa, cafeteira elétrica e a cafeteira de cápsulas. Esta última atrai os olhares dos compradores pela sua versatilidade e variedade de sabores para escolher.

No entanto, seu uso é motivo de diversos debates, diante da poluição causada pelo descarte inapropriado das embalagens. Mas será que a única forma de preservar o ambiente é negar a utilidade da cafeteira de cápsulas? Existe uma forma de usá-la sem poluir o ambiente? Descubra isso agora mesmo!

Por que a cafeteira de cápsulas de café é tão popular?

Preparar uma xícara de café expresso pode parecer uma tarefa simples e comum. O que pode ser executado em máquinas diferentes. Contudo, você sabe por que a cafeteira de cápsulas de café é tão popular? Bem, além de poder deliciar-se com o café expresso, quem tem este modelo pode preparar ainda cappuccino, chocolate quente, chás e etc. Ou seja, é possível administrar diferentes cápsulas para obter variedade de sabores.

Outra grande praticidade é o manuseio do equipamento, muito mais fácil se comparado a algumas máquinas de café expresso. Destaca-se que não há preocupação com a sujeira que o pó de café ocasiona nas cafeteiras que funcionam com filtro de papel ou coador.

Aliás, o que causa grande comoção nos usuários, que se preocupam com o descarte adequado de embalagens, são as cápsulas depois de utilizadas. Será que existe uma forma de usá-las sem poluir o ambiente? 

O que fazer com as cápsulas de café após o uso?

A melhor maneira de se desfazer das cápsulas sem despejá-las diretamente no lixo comum, se dá pela reciclagem, já que o material que reveste o produto consiste em metal, alumínio e/ou plástico.

Lembre-se que uma embalagem de plástico pode resistir na natureza por até 400 anos, contribuindo bastante para a poluição. Ademais, considerando o pequeno formato, os recipientes podem cair das lixeiras e sacolas de lixo, mantendo-se pelas ruas por décadas.

Em dias de chuva, se unem a outros materiais em bueiros e mares, o que não é nada bom na preservação do meio ambiente, sem falar que a liberação de substâncias dos materiais pode causar doenças com o passar do tempo, seja em humanos, animais ou mesmo no solo.

Então, o que fazer com as cápsulas de café após o uso? Existem sim, algumas formas de usá-las sem poluir o ambiente.

Saiba quais são:

Que tal reaproveitar?

Um dos ensinamentos mais básicos da reciclagem e dos bons hábitos diante da natureza é o reaproveitamento. Portanto, que tal reaproveitar as cápsulas? A “acanhada” embalagem é perfeita para trabalhos de artesanato, pequenos vasinhos, porta-tachas, forma de picolé, entre outras ideias.

Desse modo, você capricha na personalização do espaço do café, da cozinha e de outras áreas sem gastar nada. E de quebra não polui o meio ambiente, não é mesmo?

Separe as cápsulas para a coleta dos fabricantes

Uma das ações mais legais dos fabricantes de cápsulas de café consiste na coleta dos recipientes após o uso, mostrando assim o seu compromisso e responsabilidade no descarte correto dos materiais.

Se a sua cafeteira tem o sistema de cápsulas, separe-as para a coleta do fabricante. Depois disso, faça uma breve pesquisa no site da marca sobre os pontos de coleta mais próximos. Vale pontuar que esses locais encontram-se em várias regiões do país, facilitando a reciclagem e a tarefa do consumidor consciente.

Recicle você mesmo(a)!

Caso os pontos de determinado fabricante sejam muito distantes de onde mora, recicle você mesmo(a)!

Para executar a tarefa, utilize uma tesoura para desprender as partes conforme os materiais, separe as partes de plástico e de metal da peça e faça o descarte ao lixo adequado de cada elemento.

A reciclagem precisa se tornar um costume em todos os lares brasileiros, reforçando a cultura de não poluir o ambiente. Afinal, se cada um fizer a sua parte, podemos viver todos os dias em prol de um mundo melhor. E claro, sem abrir mão de uma poderosa xícara de café expresso, cappuccino ou de chá.

Para isso, basta usar a cafeteira de cápsulas com sabedoria, a fim de cumprir seu papel com a natureza.

Fontes: ReviewCafé / CaféCulturaBrasil

Talvez te interesse ler também:

Usar Airfryer é realmente mais saudável? Descubra agora mesmo!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...