©Kous9/Unsplash

Cafeteiras de cápsulas: existe uma forma de usá-las sem poluir o ambiente?

Cafeteiras de cápsulas: existe uma forma de usá-las sem poluir o ambiente?

As cafeteiras de cápsulas são as grandes queridinhas na hora de produzir o café expresso. Seja para consumo próprio ou para compartilhar um momento de interação social. A verdade que ninguém pode negar é que a bebida é a segunda mais consumida em todo território nacional. Aparecendo atrás apenas da água.

Beber um gole ou até uma xícara completa pela manhã faz parte da rotina de milhares de brasileiros. O seu aroma inconfundível, a energia proporcionada e o sabor incrível, consolidam a popularidade do café, assim como fortalece o mercado nas regiões produtoras do país.

Vale lembrar que existem várias formas de preparo: através da cafeteira italiana (moka), coador de pano, prensa francesa, cafeteira elétrica e a cafeteira de cápsulas. Esta última atrai os olhares dos compradores pela sua versatilidade e variedade de sabores para escolher.

No entanto, seu uso é motivo de diversos debates, diante da poluição causada pelo descarte inapropriado das embalagens. Mas será que a única forma de preservar o ambiente é negar a utilidade da cafeteira de cápsulas? Existe uma forma de usá-la sem poluir o ambiente? Descubra isso agora mesmo!

Por que a cafeteira de cápsulas de café é tão popular?

Preparar uma xícara de café expresso pode parecer uma tarefa simples e comum. O que pode ser executado em máquinas diferentes. Contudo, você sabe por que a cafeteira de cápsulas de café é tão popular? Bem, além de poder deliciar-se com o café expresso, quem tem este modelo pode preparar ainda cappuccino, chocolate quente, chás e etc. Ou seja, é possível administrar diferentes cápsulas para obter variedade de sabores.

Outra grande praticidade é o manuseio do equipamento, muito mais fácil se comparado a algumas máquinas de café expresso. Destaca-se que não há preocupação com a sujeira que o pó de café ocasiona nas cafeteiras que funcionam com filtro de papel ou coador.

Aliás, o que causa grande comoção nos usuários, que se preocupam com o descarte adequado de embalagens, são as cápsulas depois de utilizadas. Será que existe uma forma de usá-las sem poluir o ambiente? 

O que fazer com as cápsulas de café após o uso?

A melhor maneira de se desfazer das cápsulas sem despejá-las diretamente no lixo comum, se dá pela reciclagem, já que o material que reveste o produto consiste em metal, alumínio e/ou plástico.

Lembre-se que uma embalagem de plástico pode resistir na natureza por até 400 anos, contribuindo bastante para a poluição. Ademais, considerando o pequeno formato, os recipientes podem cair das lixeiras e sacolas de lixo, mantendo-se pelas ruas por décadas.

Em dias de chuva, se unem a outros materiais em bueiros e mares, o que não é nada bom na preservação do meio ambiente, sem falar que a liberação de substâncias dos materiais pode causar doenças com o passar do tempo, seja em humanos, animais ou mesmo no solo.

Então, o que fazer com as cápsulas de café após o uso? Existem sim, algumas formas de usá-las sem poluir o ambiente.

Saiba quais são:

Que tal reaproveitar?

Um dos ensinamentos mais básicos da reciclagem e dos bons hábitos diante da natureza é o reaproveitamento. Portanto, que tal reaproveitar as cápsulas? A “acanhada” embalagem é perfeita para trabalhos de artesanato, pequenos vasinhos, porta-tachas, forma de picolé, entre outras ideias.

Desse modo, você capricha na personalização do espaço do café, da cozinha e de outras áreas sem gastar nada. E de quebra não polui o meio ambiente, não é mesmo?

Separe as cápsulas para a coleta dos fabricantes

Uma das ações mais legais dos fabricantes de cápsulas de café consiste na coleta dos recipientes após o uso, mostrando assim o seu compromisso e responsabilidade no descarte correto dos materiais.

Se a sua cafeteira tem o sistema de cápsulas, separe-as para a coleta do fabricante. Depois disso, faça uma breve pesquisa no site da marca sobre os pontos de coleta mais próximos. Vale pontuar que esses locais encontram-se em várias regiões do país, facilitando a reciclagem e a tarefa do consumidor consciente.

Recicle você mesmo(a)!

Caso os pontos de determinado fabricante sejam muito distantes de onde mora, recicle você mesmo(a)!

Para executar a tarefa, utilize uma tesoura para desprender as partes conforme os materiais, separe as partes de plástico e de metal da peça e faça o descarte ao lixo adequado de cada elemento.

A reciclagem precisa se tornar um costume em todos os lares brasileiros, reforçando a cultura de não poluir o ambiente. Afinal, se cada um fizer a sua parte, podemos viver todos os dias em prol de um mundo melhor. E claro, sem abrir mão de uma poderosa xícara de café expresso, cappuccino ou de chá.

Para isso, basta usar a cafeteira de cápsulas com sabedoria, a fim de cumprir seu papel com a natureza.

Fontes: ReviewCafé / CaféCulturaBrasil

Talvez te interesse ler também:

Usar Airfryer é realmente mais saudável? Descubra agora mesmo!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *