Reutilize a borra de café na sua casa, de 10 maneiras diferentes

Reutilize a borra de café na sua casa, de 10 maneiras diferentes

A borra de café, aquela que fica no fundo do coador todas as manhãs, é uma riqueza, especialmente em antioxidantes (veja este estudo da Universidade de Navarra sobre o conteúdo de ácidos cafeoilquinicos que são ácidos fenólicos contidos em várias plantas e que possuem importante ação antioxidante).

Segundo essa pesquisa, a quantidade de borra de café que se produz, no mundo, é bastante significativa para que se busquem alternativas ao seu uso mais racional: “são gerados a cada ano cerca de 20 milhões de toneladas de resíduos de consumo de café. Destes, a maioria acaba no lixo.”

Mas, esses são usos industriais os propostos porém, você em sua casa também pode se aproveitar das qualidades da borra do seu cafezinho diário em várias coisas:

  • para limpeza da casa
  • para tratar a sua pele
  • para adubar suas plantas
  • melhorar a qualidade do composto orgânico da sua composteira.

Aqui vamos falar das utilidades da borra de café em casa.

foto

Reutilização da borra do café em sua casa

A borra de café pode ser guardada, depois de seca, é usada para muitas coisas boas como:

Tingir tecidos naturais

Praticamente, com pó de café você pode tingir tecidos naturais (algodão, lã e linho), dando um toque marrom natural neles. O procedimento é simples e ao invés de café, voce pode reaproveitar a borra usando quanto mais melhor para um tom mais escuro. Basta ferver água com borra, desligar, mergulhar a roupa, deixar de molho e adicionar vinagre para fixar a cor.

A maneira de se fazer essa tinta está explicada aqui.

Pintar paredes

Para fazer a tinta de parede a técnica é a mesma que se usa para fazer tinta de terra, misturando-a com cola branca (a cascorex dá bom resultado) e água.

Tirar a graxa ou tinta das mãos

Misture com sabão em pó e esfregue nas mãos.

Afastar formigas

Cola com borra de café, bem grossa, passada nos lugares por onde as formigas entram em casa. A formiga faz um carreiro, caminho preferencial então, você vai, simplesmente interceptar este caminho.

Limpar lareira

Aí você deve usar a borra úmida do café, espalhada sobre as cinzas.

Evitar ferrugem

Ponha saquinhos de borra seca de café espalhados pelos locais úmidos onde possa ocorrer ferrugem. E troque os saquinhos de tanto em tanto. A borra seca de café absorverá a água excedente, que causa a ferrugem, e também os cheiros ruins que ficam nesses lugares.

Limpar a sujeira mais difícil

A borra de café, junto com água ou sabão líquido, funciona como adstringente e ajuda na limpeza de superfícies engorduradas ou com sujeira grudada.

Polir móveis

A borra de café misturada com água morna, fazendo uma pasta cremosa, é muito boa para polir móveis de madeira escura que estejam riscados ou sujos.

Desodorizante de ambiente

Um pote com borra seca de café é muito útil para tirar os maus cheiros do banheiros, da geladeira, da sala onde se fuma, e até do seu carro. Mas, troque de vez em quando porque isso não é milagre eterno e sim propriedade de absorção de odores.

Desentupir a pia e limpar os canos

Uma última dica, que nos foi recordada pelo leitor Alf Oet, a quem agradecemos, é o uso da borra de café na limpeza dos ralos e canos da pia da cozinha, da ducha do banheiro, do tanque, enfim, de onde você acredite que precisa ser limpo.

Basta jogar um bom punhado de borra de café cano abaixo, e abrir a água.

A borra é adstringente, ajuda a remover a gordura e restos de sabão que ficam grudados e é levemente abrasiva. Com a pressão da água se faz a limpeza.

Não há risco de que o cano se entupa pois a borra de café não se aglutina, segue seu caminho com a água.

Experimente!

Borra para a beleza

A borra de café também pode ser reutilizada como cosmético, para fazer esfoliante, máscara caseira e até creme anticelulite.

Dê uma segunda, ou terceira, utilização à borra de café que a sua casa produz, sem jogar fora esse “lixo” que é uma riqueza.

Ter uma vida mais sustentável é reduzir resíduos, lixo e até as compras.

Quanto menos compramos, menos lixo produzimos e, ainda se o produzimos, tentemos reaproveitá-lo ou reutilizá-lo ao máximo possível.

Talvez te interesse ler também:

A cafeteira que reutiliza borra de café para cultiva cogumelo

Kaffeeform: xícaras e pires feitos com borra de café

Tênis vegano, ecológico: em vez de chulé cheirinho de café porque feito de borra

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *