Como Fazer o Café Moka. Super Dicas de um Italiano


No Brasil, o nosso cafezinho do dia a dia é aquele feito com coador (de papel ou de pano), no qual a gente coloca umas colheres de pó de café, joga água fervente por cima e… pronto! Essa é a receita da vovó brasileira. Na Itália, o café moka é o mais usado, é aquele que todo italiano nasce quase que já sabendo fazer ainda que, assim como no nosso caso, fazer um café bom, nem amargo, nem aguado, requeria alguns segredinhos.

Hoje vamos aprender alguns segredinhos para preparar um café moka delicioso, como um autêntico italiano.

O que é Moka e por que ter uma

Moka é uma cafeteira italiana muito fácil de usar, prática e que faz um café muito bom. Ela foi desenhada em 1933 por Luigi De Ponti a pedido de Alfonso Bialetti (por isso Bialetti é o nome da marca original da moka embora muitas outras marcas tenham surgido depois).

É constituída de praticamente de duas peças (a parte de baixo onde se coloca a água e a parte de cima, o coletor de café, de onde sai o café pronto) mais o funil e o filtro. A moka funciona à pressão. Quando a água ferve ela sobe, passa pelo funil de café e sai o café pronto na parte de cima.

Vale a pena ter uma porque ela faz café fresco enquanto no nosso método, a gente faz o café e deixa na garrafa térmica. Claro que o café fresquinho recém saído da cafeteira é melhor.

Outra vantagem da moka é que ela tem de vários tamanhos, aliás o seu tamanho é medido em número de xícaras de café, que vai do 1 ao 18. Isso reduz o desperdício porque você compra a cafeteira que melhor se adapta às tuas exigências.

Uma outra vantagem ainda é que com a moka se faz um café bom e fresco e com menor impacto ambiental em comparação ao café de máquina de café expresso, que produz um mega lixo com aquelas cápsulas.

Dicas italianas para preparar um bom café com a moka

moka 2

  1. Se a máquina for nova, use-a somente com água algumas vezes antes de fazer o café. Esta cafeteira é como panela velha, quanto mais usada, melhor é. O primeiro uso deve absolutamente ser feito somente com água. Coloque água na parte inferior, coloque o filtro, feche bem, leve ao fogo baixo e deixe sair a água. Repita a operação e pode usar depois normalmente.
  2. Ao fazer o café, não adianta exagerar na quantidade de água ou de café. A água não deve chegar ao filtro (funil), deve chegar somente até a válvula, sem superá-la (a válvula se vê do lado de fora da parte inferior da moka).
  3. O mesmo para o café, não adianta encher o filtro. Coloque apenas a quantidade suficiente para preenche-lo sem forçá-lo, sem apertá-lo para caber mais.
  4. Feche bem a moka para não sair café pra fora durante o preparo.
  5. Leve ao fogo brando. Fogo alto faz café queimado e amargo
  6. Você vai saber que o café está pronto porque a máquina faz um barulhinho peculiar. A este ponto desligue o fogo e espere que a parte de cima se encha de café e… pronto. Adoce a gosto, na própria cafeteira ou na xícara.
  7. Por último, e não menos importante, a moka dura bastante ou até para sempre mas você precisar trocar de vez em quando o filtro (funil) e a borrachinha que serve para fechar bem a moka. Estas pecas são vendidas separadamente.
  8. Lave normalmente a moka retirando todo o café e todo o pó que ficar entre uma peça e outra. Lembre-se que a borra pode ser reutilizada de várias maneiras, veja logo mais abaixo.

Como conservar bem o café em pó

A cafeteira moka não faz milagre se o café não for bom e ou se ele não estiver bem conservado.

O café perde sabor se for exposto à umidade, à luz e ao ar. Por isso, ao abrir um pacote de café em pó, coloque-o em um recipiente hermético de vidro (escuro), lata ou cerâmica para que ele não absorva umidade nem outros aromas. Pode conservar na geladeira ou no armário. O importante é que esteja em recipiente bem fechado e escuro.

O vídeo abaixo ilustra bem como funciona essa cafeteira e tem legenda em inglês. Um adendo ao final: se sobrar, não desperdice!

Esperamos que tenham gostado dessas dicas e então… que tal um cafezinho?

Talvez te interesse ler também:

REUTILIZE A BORRA DE CAFÉ NA SUA CASA, DE 10 MANEIRAS DIFERENTES

CAFÉ: 10 DIVERSOS MODOS DE SABOREÁ-LO NO MUNDO TODO

KAFFEEFORM: XÍCARAS E PIRES FEITOS COM BORRA DE CAFÉ




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...