Como fazer cappuccino caseiro: 5 métodos


Cappuccino é uma bebida de origem italiana composta simplesmente de dois ingredientes: café e leite espumado vaporizado. Feito no bar, profissionalmente, resulta em um café enriquecido com uma espuma de leite corposa, espessa. Mas dá para fazer em casa. Veja como:

Como é o cappuccino original

No bar, a máquina profissional de café tem uma espécie de bico (ou torneirinha) que lança um forte jato de vapor no leite ou outro liquido e o torna cremoso.

A receita original consiste em cerca de 125 mL de leite e 25 mL de café.  O leite, que é batido vira uma espuma cremosa que deve ter uma boa aparência, densa, não aerada e em quantidade igual a cerca de um terço de uma xícara de cappuccino.

Sabe como reconhecer a espuma perfeita? Quando ao despejar o açúcar no cappuccino, o açúcar desce subitamente e a espuma volta a ficar compacta de novo, tipo, inabalável!

Às vezes, para completar a receita, adiciona-se uma pitada de cacau e ou canela em pó.

Existem muitas variações no mundo. Na Itália, as principais variantes são o cappuccino escuro e o cappuccino claro, com base na quantidade normal ou reduzida de café.

Ultimamente, a estética do cappuccino tem sido aprimorada pelas técnicas modernas de art coffee ou latte art, com as quais é possível decorar a bebida com desenhos feitos com leiteira ou ferramentas manuais.

Na Itália, para acompanhar o cappuccino de manhã, em vez de pão com manteiga, eles comem pães doces, como croissants ou brioches que, em italiano, se chama cornetto.

Como fazer cappuccino em casa

Mas dá para improvisar em casa um cappuccino. A questão é, quanto mais densa a espuma do leite, melhor. Veja como fazer uma espuma perfeita, mesmo não sendo profissional.

Essas receitas, tiramos da fonte: Itália.

Aconselha-se para a receita usar leite inteiro (não desnatado).

Vamos ao passo a passo:

  1. Em uma chaleira ou caçarola de aço, leve o leite ao fogo sem deixar ferver
  2. Bata o leite quente (mas não fervido) usando uma batedeira de bolo, um liquidificador, um mixer ou simplesmente usando um pote de vidro (Veja detalhes logo mais abaixo). Bata até obter uma espuma densa, quanto mais densa, melhor.
  3. Coloque primeiro o café na xícara de chá (o café pode ser feito na moka ou como quiser).
  4. Depois coloque a espuma de leite por cima do café.
  5. Sirva com canela ou cacau em pó a gosto ou para decorar.

Agora veja dicas para fazer a espuma de leite:

Alguns métodos para bater o leite e fazer cappuccino em casa

No pote de vidro

Esse é um dos métodos mais simples para bater o leite em casa e deixá-lo cremoso.

Use um pote de vidro: basta despejar o leite aquecido, mas não fervendo, no pote e bater vigorosamente por cerca de 1 minuto, até que você comece a ver o leite começar a espumar. Bata até ter a cremosidade suficiente para usar no cappuccino.

Mixer: liquidificador de imersão

Aqueça o leite, despeje em um recipiente com laterais altas e bata com um mixer de imersão por cerca de 3 minutos até obter uma espuma.

Batedor de leite

Batedor de Leite Manual ©Lymantria/Wikipedia

Batedor de Leite Manual © Lymantria/Wikipedia

Existem batedores de leite manuais e elétricos, o procedimento é muito simples: uma vez despejado o leite no recipiente que possui um pistão dentro, fazendo com que o pistão desça e suba rapidamente, serão formadas bolhas de água que farão o leite espumar.

Liquidificador

Bata o leite quente (mas não fervendo) no liquidificador até obter uma espuma.

Batedora de bolo

Pode ser um batedor apenas, ou planetária. Bata até virar espuma:

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Cookist

Talvez te interesse ler também:

Panetone Vegano: 10 Receitas para um Natal Cruelty Free

Gazpacho: a receita original e outras 10 variantes

Leite de grão-de-bico é a nova mania! Benefícios e como fazer




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...