Sinta o Poder do Agora com os Animais


Quem convive com os animais sabe que compartilhar momentos com eles, nos traz uma sensação boa de estar fora do tempo, momentos em que curtimos e vivenciamos integralmente o AQUI e o AGORA.

Os animais instintivamente vivem O Poder do Agora, expressão essa que virou título da obra do escritor Eckhart Tolle, ao definir a experiência do despertar para viver o momento presente.

Como os animais vivem o Presente?

O recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em uma entrevista no começo deste ano, ao ser questionado sobre o porquê de seus cães serem tão importantes para ele, respondeu:

“Os cães te lembram de viver o presente. Eles amam incondicionalmente e saboreiam cada momento com você.”

Essa resposta do presidente se aplica não só aos nossos pets, em geral cães e gatos, mas a todos animais.

De fato, para os animais, existe somente o momento presente. O tempo é uma invenção humana. Os animais não remoem o passado ou criam expectativas sobre o futuro, como nós humanos fazemos.

No livro O Poder do Agora, no capítulo 9,  há uma passagem sobre o que podemos aprender com a natureza e os animais, quando Eckhart Tolle faz a seguinte abordagem:

“Você já viu uma flor infeliz ou um carvalho estressado?

Já cruzou com um golfinho deprimido, um sapo com problemas de autoestima, um gato que não consegue relaxar, ou um pássaro com ódio e ressentimento?

Os únicos animais que eventualmente vivenciam alguma coisa semelhante à negatividade, ou mostram sinais de comportamento neurótico, são os que vivem em contato íntimo com os seres humanos e assim se ligam à mente humana e à insanidade deles.

Observe as plantas e os animais, aprenda com eles a aceitar aquilo que é e a se entregar ao Agora.”

©Chewy/Unsplash

A Essência Animal

Diferente de nós, os animais não são guiados pelo raciocínio e intelecto, por isso não constroem identidades e papéis, e consequentemente, não ficam presos a preocupações e planejamentos do que foi ou possa vir a acontecer.

Eckhart Tolle, dá exemplos de como um animal, no caso um cão, pode nos ajudar a voltar para o presente:

“Você pode usar o senso de percepção, ver árvores naturais, ou animais, ou seu cão.

Apenas atente para seu cão, brincando, descansando, brincando com outro cão, você pode aprender a viver esse presente a partir de um animal.

Teu cão pode te ensinar a viver o presente porque ele sempre está preparado para celebrar a vida a qualquer momento e agora

O seu cão está NO AGORA e ele pode ensinar isso a você. Quando você está carregado de problemas, olhe para seu cão e perceba como ele está preparado para viver a vida.

Questione-se se você está amigável no momento presente ou se você está fazendo aquele momento ser um obstáculo, um inimigo.”

Sentir o Eterno Agora, de momento a momento

Hoje em dia a humanidade se encontra assolada pela ansiedade gerada por um redemoinho de preocupações em nossas mentes. E isso nos torna reféns de um calabouço mental e um círculo vicioso de negatividade:

pensamento ruim-> emoção e sentimentos negativos->vibração baixa->doenças e problemas

E, assim vamos deixando de viver, de momento a momento, e de fluir no presente.

Os animais, diferentemente de nós, vivem segundo a essência e a natureza deles. Eles são o que são, experimentando a vida como ela é, ou seja, não complicam, são simples. Por isso, brincar com cães e gatos reduz o estresse da gente. Os animais, com sua inteligência natural, nos ensinam a estar no presente.

Quem ao estar ao lado de seu gato ou cachorro, já não sentiu esse bem-estar que eles nos promovem?

Nossos pets e outros animais não julgam a si, aos outros ou a realidade que os cercam, não alimentam  ressentimentos. Eles apenas respondem ao momento e agem conforme as circunstâncias. Ao contrário de nós, os animais são livres do peso das várias identidades e da auto-importância que damos a esses papéis que desempenhamos e sustentamos com nossa energia.

A chave da libertação é estar por inteiro no momento presente

Os animais vivem em estado natural de liberdade porque estão ligados ao Ser. Por isso, conviver com eles nos traz essa sensação de pureza e liberdade.

O escritor, autor do livro A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera, descreve bem essa sensação:

“Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento.

Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz.”

Aqui e Agora: o Portal para o Paraíso que nos habita

Sabemos que a realidade tem suas complexidades. Entretanto, podemos acessar o nosso Paraíso perdido, sentir a Eternidade que nos habita e, assim como os animais, viver inteiros no momento presente.

Para te inspirar a acessar seu Paraíso Pessoal e fluir com o Eterno Agora, assista este vídeo:

 

Sejamos simples como os animais o são! Pois a verdadeira felicidade reside na simplicidade de viver o agora. Até porque, se você pensar bem, nem o passado nem o futuro existem.

Existe somente o agora, e os animais, sabiamente sabem disso.

Talvez te interesse ler também:

O amor romântico tem que acabar: só causa dor e frustração

Positividade tóxica: “nunca desista” e outras frases que fazem mais mal do que bem

Amor próprio: 10 atitudes para se amar cada vez mais e sempre!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...