Dor nas articulações: remédios e tratamentos naturais


Não há quem não tenha alguma vez sentido dor em alguma articulação. As razões que levam nossas articulações a doerem podem ser várias, e muitas vezes não há uma patologia associada ao sintoma. Somente um especialista poderá diagnosticar o motivo da dor, mas existem tratamentos naturais que você possa fazer para reduzir o desconforto e amenizar a dor.

Por que as articulações doem?

As articulações podem doer por cansaço, esforço excessivo, algum trauma físico, frio ou umidade em pessoas sensíveis.

Já entre as doenças que podem causar dores nas articulações, as mais comuns são artrites, patologias decorrentes de um processo inflamatório resultante de desgaste da articulação, redução da quantidade de líquido sinovial, processos autoimunes sem causas conhecidas, infecções ou uma combinação destes fatores.

Mas, seja pela razão que for, e isso caberá a um especialista determinar, sempre há o que você possa fazer para reduzir o desconforto, amenizando a dor. Com esse objetivo, descrevemos aqui sobre alguns usos antigos, naturais, que não lhe farão mal algum. Alguns remédios tradicionais, que eram usados com bons resultados no tempo dos nossos avós, podem nos ajudar na cura destas dolências.

Receitas naturais

Hoje falamos aqui de uma receita para óleo de massagem e compressa, com limão, eucalipto e azeite de oliva, sucos frescos de abacaxi e cereja e, água de batata crua. Todos esses remédios são de uso popular em diversas regiões do planeta.

De qualquer forma, experimente, pode ser que para você o resultado seja rápido, duradouro. Cada indivíduo tem suas características e responde de forma diferente, tanto aos remédios e tratamentos naturais quanto aos químicos tão usados pela medicina oficial ocidental.

Receita de extrato de limão e eucalipto em azeite de oliva para dor nas articulações

Esta receita usa os atributos dos óleos essenciais do limão, contidos em sua casca, das folhas de eucalipto e do azeite de oliva.

O preparado deve ser usado para massagear a articulação dolorida que depois será coberta por uma gaze limpa embebida em mais óleo e, por último, toda a articulação deverá ser envolvida em plástico, para concentrar o efeito dos óleos essenciais e um cachecol de lã, para que se mantenha aquecida.

O mais aconselhável é que este tratamento seja feito à noite, antes de você se deitar, deixando a compressa até o dia seguinte. Assim, aliviará os efeitos curativos ao descanso da articulação dolorida, conseguindo melhores e mais rápidos resultados.

Para preparar o seu óleo de limão e eucalipto, ponha em um vidro de boca larga e tampa, as cascas de 2 limões grandes, orgânicos de preferência, e um punhado de folhas frescas de eucalipto. Tanto as cascas dos limões quanto as folhas de eucalipto deverão ser cortadas em pedaços pequenos, para facilitar o seu envolvimento pelo azeite. Complete o vidro com azeite extra virgem até cobrir totalmente folhas e cascas. Deixe 2 semanas em repouso depois do que já poderá ser usado por tempo ilimitado, desde que mantido em vidro fechado.

Suco de abacaxi e suco de cereja

O abacaxi contem vitamina C e uma enzima, bromelina, que tem ação antiinflamatória, muito efetiva quando a dor das articulações está relacionada com a artrite reumatóide, que gera inchaço e muita dor. Você pode consumir o abacaxi in natura, em pedaços, ou na forma de suco. Aconselha-se o consumo de 300-350 ml de suco de abacaxi ao dia.

As cerejas, com seu elevado conteúdo em antocianinas, beta-caroteno e cobre, também atuam positivamente como antiinflamatório, nos casos de artrite reumatóide, podendo ser consumidas em fruta, suco ou como geléia, em tortas ou simplesmente, no pão.

Água de batata crua

A água de batata crua é um remédio caseiro tradicional, usada nos tratamentos de artrite desde tempos muito antigos. É preparada cortando-se em finas fatias uma batata crua, deixado-as em água fria, durante uma noite e tomada, em jejum, na manhã seguinte. Atribui-se a esta água propriedades anti-inflamatórias mas, para preparar a água, a batata deve ser fresca, sem partes esverdeadas (pois contêm solanina, uma substância que pode causar intoxicação), sem brotos começando a florescer e sem manchas pretas.

Se você tem frequentemente dores nas articulações, consulte um médico e passe a incorporar na sua dieta diária o abacaxi e as cerejas enquanto, nas crises, fazer compressas e massagens nas articulações com o óleo de limão e eucalipto, pode ajudar sem fazer nenhum mal.

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...