O Poder da Yoga: Os PRINCIPAIS benefícios para Corpo, Mente e Alma!


Quem faz Yoga sabe o quão benéfica é esta prática milenar. Neste caminho de exercitar o corpo, acalmar a mente e inspirar a Alma. quem pratica Yoga está em constante aprimoramento.

A continuidade da prática da Yoga amplia os benefícios tanto para mente, como para corpo, às emoções e ao espírito. A Yoga ajuda a pessoa que pratica a dormir melhor, ter mais concentração, respeitar seu corpo, lidar melhor com suas emoções e estabelecer maior conexão com seu espírito.

Os benefícios são inúmeros e neste conteúdo serão descritos vários deles, confiram e, se puderem, pratiquem Yoga para descobrirem as maravilhas desta prática!

Para quem não conhece os benefícios da Yoga e para aqueles que já desenvolvem essa prática, foi feito este conteúdo, pois há sempre o que descobrir com o o estudo e o desenvolvimento de suas posições.

Para saber sobre este tema, serão explicados os seguintes tópicos:

A Yoga Previne e Cura Doenças

Na medicina existem evidência que a Yoga é curativa e é até indicada de forma terapêutica para vários problemas de saúde, diminuindo dores, desequilíbrios e promovendo bem-estar.

Autor de vários livros sobre Yoga, o médico e editor do Yoga Journal, Timothy McCall e autor de vários livros sobre Yoga coletou informações científicas que comprovam isso.

Desenvolve a Flexibilidade, Postura e Coordenação Corporal

Nas primeiras aulas, quem nunca fez Yoga terá oportunidade de perceber o quanto nosso corpo tem dificuldade de realizar as posições básicas da Yoga, devido à rotina de fazermos, sempre, as mesmas tarefas e movimentos repetitivos, atrofiando e enrijecendo nossos músculos.

Através das posições e movimentos da Yoga, nosso corpo vai adquirindo maior flexibilidade. Com o tempo, o corpo vai, cada vez mais, pedindo o exercício das poses da Yoga.

Ajuda a manter o corpo em forma

A Yoga traz muitos benefícios para o corpo e, de forma harmoniosa e relaxante.

Pode-se citar benefícios, como:

  • corrige vícios de postura
  • alivia tensão muscular
  • faz bem para a coluna
  • contribui para se ter um corpo ágil e leve
  • ajuda a manter o peso equilibrado

Evita Problemas e Dores nas Articulações

A prática da Yoga, com suas poses e movimentos, faz com que nossas articulações sejam exercitadas e estimula o líquido sinovial que as lubrifica e nutre nossos músculos fluindo melhor, prevenindo, com isso a artrite.

Quanto mais se movimenta a cartilagem do osso, mais a mesma absorve nutrientes e é lubrificada, evitando a sua degeneração e dores ósseas.

Contribui para Melhorar o Fluxo Sanguíneo e a Respiração

A Yoga, com o trabalho de respiração que acompanha cada pose, contribui para melhorar o fluxo sanguíneo, a função cardio-respiratória, a oxigenação do sangue e dos órgãos do corpo.

Posição como a invertida faz o sangue venoso (não oxigenado) se movimentar das pernas e pélvis até o coração, de forma mais rápida, aliviando pernas inchadas e com pouca circulação.

Aumenta a Imunidade do Organismo

Através dos movimentos de contração e alongamento das poses da Yoga, ocorre a melhora da drenagem linfática. A linfa de nosso organismo é um líquido que contém células que protegem nosso corpo de doenças.

Devido a esses fatores, a Yoga aumenta resistência física e combate os radicais livres, conferindo mais disposição e saúde para quem pratica.

Regula a Pressão Arterial

Posições como a savasana (posição do morto) ajuda pessoas que sofrem de hipertensão a melhorarem desse quadro, pois, além de ser uma pose relaxante, contribui para o equilíbrio do ritmo respiratório e a função cardíaca.

Ajuda a Equilibrar o Funcionamento das Glândulas do Corpo

Quando o organismo necessita lutar contra algum impacto, risco ou desequilíbrio, é ativado o hormônio cortisol. Se o cortisol, em crises prolongadas, continua em ação em nosso corpo, acaba comprometendo o sistema imunológico.

O cortisol em demasia pode desencadear depressão, hipertensão, osteoporose e resistência à insulina.

A Yoga eleva os níveis de serotonina e diminui o cortisol no sangue.

Essa prática atua no córtex pré-frontal, cujas funções estão associadas à felicidade, ao bem-estar e à imunidade.

A Yoga traz Bem-Estar Geral

A ioga promove bem-estar geral para mente, corpo e espírito, devido aos seguintes benefícios:

Relaxa. A Yoga estimula o sistema nervoso parassimpático, relaxando o corpo

Promove o equilíbrio. A prática da Yoga aumenta autopercepção, contribuindo para a consciência do próprio corpo e seu funcionamento. Um exemplo de posição que desafia o praticante à ter equilíbrio, foco, firmeza e autocontrole é a pose da árvore.

Controle e domínio do sistema nervoso. Praticantes da Yoga avançada são capazes de controlar a própria frequência cardíaca ou a atividade cerebral, para aumentar a temperatura corporal. Mesmo na yoga para iniciantes, a prática ajuda a gerenciar as emoções, tensões e o sistema nervoso, com o trabalho de atenção plena, respiração e consciência do corpo.

Acalma sua mente. A Yoga tem o poder de desacelerar a mente, esvaziando-a de pensamentos repetitivos e preocupações, consequentemente, diminuindo o estresse.

Melhora a autoestima. Falta de saúde mental, física e espiritual gera baixa autoestima e vice-versa. A Yoga, com sua filosofia, promove uma boa relação com o corpo, a alma e a mente, contribuindo para o autoconhecimento, desenvolvimento da lucidez e da amorosidade consigo mesmo, levando ao desenvolvimento da gratidão, perdão e compaixão.

Diminui as dores. O relaxamento, a paz e os momentos meditativos que são promovidos pela prática da ioga contribuem para aliviar dores e mal-estar gerados por desequilíbrios, estresse e tensão no corpo e na mente.

Ajuda a desenvolver a lucidez. Com a Yoga se desenvolve, também, maior clareza e organização mental, com maior foco e pensamentos mais objetivos, por isso pessoas conseguem melhorar seus hábitos e ter mais concentração e disciplina, no dia a dia.

Desenvolve maior conexão com os seres e a Natureza. Respirando, sentindo e se movimentando, com a Yoga, o praticante fica mais receptivo, contemplativo e perceptivo à vida que o cerca e que lhe habita, vivendo de forma mais elevada e amorosa.

Respirar melhor. Inspirar e respirar, de forma consciente e equilibrada, contribui para melhorar nossa respiração, ajudando a arejar nossos pulmões. Com melhor oxigenação, ocorre a desintoxicação do organismo, melhorando o metabolismo, a função da tireoide e a circulação sanguínea, promovendo mais saúde e cura de doenças.

A Yoga Faz Bem para a Alma!

Neste vídeo feito com a Professora de Yoga Pri Leite podemos ver a beleza de cada pose e refletir sobre a mensagem que nos traz essa prática.

Em seu canal a Professora Pri Leite ensina e compartilha toda a beleza da Yoga,de uma forma simples, generosa e alegre!

Conheçam, vale a pena!

Reflexão: Yoga – Os Movimentos da Alma!

Nosso Ser é volátil!

Requer movimento para se expressar!

Flexibilidade, leveza, para se liberar!

Firmeza para na Terra-Mãe aterrar e à Ela se conectar!

Nosso corpo precisa de Equilíbrio, Força e Energia para seu bem-estar!

Através da ioga, nossa Alma sente a Natureza Nela vibrar!

Desperta, vive o Agora,com atenção ao respirar!

Inalar e exalar!

Aquietar e em cada postura se encontrar!

Coluna reta ,ombros relaxados e peito aberto!

Reconhecendo cada parte de nosso Corpo, nosso Templo!

E, com essa Prática, nosso Espírito nos transmite seu agrado, pois pode irradiar em nós o que é Sagrado!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...