Hatha Yoga: origem, benefícios e principais posições


Hatha Yoga é o estilo mais popular da Yoga no Ocidente. Baseia-se principalmente sobre a prática de asanas, ou seja, das posições do corpo para se manter de modos confortável e estável. Vamos aprender sobre a origem, os benefícios e as principais posições do Hatha Yoga.

Você está escolhendo um estilo de Yoga para seguir? Se você está no início do seu percurso, a Hatha Yoga é muito útil para trazer o corpo e a mente para a prática de asanas e porque te servirá para chegar gradualmente mais perto das práticas da yoga relacionadas com a respiração, a concentração e a meditação.

Hatha Yoga, as origens

A Hatha Yoga nasceu na Índia, e com o tempo chegou ao Ocidente. As origens do Hatha Yoga se perdem nos séculos, mas existem dois textos antigos que são considerados como principais referências para esta prática: os Yoga Sutras de Patanjali e o Hatha Yoga Pradipika de Svatmarama.

A palavra Yoga significa união em sânscrito. A Hatha Yoga com as suas práticas promove a união entre corpo e mente. Podemos entender essa união como harmonia e equilíbrio entre corpo e mente. Yoga em seu sentido mais puro, no entanto, tem um objetivo muito maior: a união da consciência individual do homem e a consciência universal.

A palavra Hatha significa força, tenacidade. Graças à prática dos asanas podemos treinar com consistência nosso corpo para assumir posições que podem ter efeitos benéficos, tanto do ponto de vista físico quanto mental.

O Ocidente tem interpretado a yoga principalmente como uma prática física focada no corpo, mas não se trata apenas de um exercício fisico ou de uma ginástica. Quem começou a praticar asanas sabe disso, pois este é um aspecto que você começa a ouvir desde as primeiras lições.

Hatha Yoga, os benefícios

Lembre-se que para realmente obter os benefícios do Hatha Yoga é preciso prática constante. O ideal é se matricular em um curso de Hatha Yoga com aulas para se fazer uma ou duas vezes por semana e, ainda para continuar a prática pessoal em casa.

Os benefícios do Hatha Yoga envolvem a nossa saúde física e mental. Os primeiros benefícios do Hatha yoga afetam o corpo e são bastante evidentes. Na verdade, graças à prática de asanas, nosso corpo torna-se mais flexível, os músculos e articulações gradualmente perdem sua rigidez causada por um estilo de vida sedentário, enquanto os ossos se regeneram graças ao movimento.

A prática constante das asanas faz com que o corpo fique mais elástico e os músculos tonificados através de exercícios fluidos, mas ainda não muito cansativos. Deste ponto de vista, a prática de Hatha Yoga nos ensina desde o início a reconhecer nossas limitações. Só quando aceitamos e reconhecemos nossas limitações – do ponto de vista físico e não apenas -, podemos começar a trabalhar em nós mesmos para melhorar a nós mesmos e, se quisermos, a nos ultrapassar.

A Hatha Yoga ensina o não-julgamento. Na prática, não se deve competir com os outros. Na verdade, a competição tampouco é pessoal, uma vez que os melhores resultados são obtidos sim com empenho, mas sobretudo com a capacidade de entrar na prática de se deixar andar sem ficar muito ancorado ao que você é ou à quem você acredita ser.

A Hatha Yoga também melhora a postura, pode ser benéfica para o alívio da dor, especialmente para aqueles que sofrem de dor nas costas, praticando asanas mais adequadas e tendo um efeito fortemente calmante e relaxante.

Os exercícios de respiração do Hatha Yoga nos ajudam a inspirar e a expirar com mais tranquilidade. Quando a respiração fica mais lenta, a mente se acalma e este é um dos efeitos benéficos da Hatha Yoga e que surpreendente aqueles que a praticam. Na vida cotidiana, parece quase impossível parar por alguns minutos para respirarmos com calma para relaxar o corpo e a mente.

Hatha Yoga, as principais posições

Na Hatha Yoga encontramos várias posições, chamadas asanas, que são alcançadas com movimentos precisos do corpo, combinados com uma respiração adequada, e que, em seguida, precisam ser mantidas de modos estável e confortável por um tempo que pode variar dependendo do seu nível de prática.

Um professor de Hatha Yoga qualificado sabe guiar seus alunos na prática de posições balanceadas, criando sequências de uma forma equilibrada para treinar o corpo inteiro a alternar aos movimentos e às asanas, dos momentos de pausa, de escuta do próprio corpo e de relaxamento.

Aqui estão algumas das principais posições do Hatha Yoga.

1. Hatha Yoga: a posição da cobra

hatha yoga 1

Para executar a posição de cobra (Bhujangasana) nós começamos ficando de bruços. Deite-se no tapetinho com as palmas das mãos abaixo dos ombros. Os cotovelos são dobrados e deve ser mantidos próximos ao corpo. Com uma inspiração, estique levemente os braços para levantar o peito do chão. A área do umbigo está continua em contato com o chão. O conselho é contrair as nádegas para proteger a região lombar.

2. A posição do barco na Hatha Yoga

hatha yoga 2

A posição do barco (Navasana) é uma posição de equilíbrio que envolve a coluna e os músculos abdominais. A força abdominal juntamente com a nossa capacidade de equilíbrio nos permite manter a posição. Para praticar a posição do barco sente-se no tapetinho, aproxime os joelhos trazendo as solas dos pés no chão, incline as costas em um angulo de cerca de 45° com o chão. Em seguida, levante os braços paralelos ao chão e lateralmente às pernas estendidas.

3. Hatha yoga: a posição da árvore

hatha yoga 3

A posição da árvore (Virksasana) é uma das asanas mais conhecidas da Hatha Yoga. É uma posição de equilíbrio. Na posição da árvore nossas pernas simbolizam o tronco e os braços são os ramos. Nesta posição, é preciso primeiro criar raízes no solo e, em seguida, levantar os braços. Você tem que manter o seu equilíbrio em uma perna e levantar a outra trazendo a planta do pé no tornozelo ou coxa. As palmas das maos ficam unidas na altura do peito.

4. A posição do cachorro olhando para baixo

hatha yoga 4

Talvez você já conheça a posição do do cachorro (Adho Mukha Svanasana), porque, juntamente com a posição da cobra faz parte da sequência conhecida como Saudação ao Sol. Para praticar levamos braços e pernas ao tapetinho, ligeiramente separados uns dos outros e formando um V invertido.

5. A posição do triângulo na Hatha Yoga

hatha yoga 5

A posição do triângulo (utthita trikonasana) é uma posição de alongamento lateral. Para executá-la, abra as pernas, mantendo os dedos dos pés na mesma linha. Coloque o seu pé direito para fora a 90 graus e o pé esquerdo ligeiramente para dentro. Verifique se a bacia permanece na posição frontal. Então estique o seu tronco para a direita se incline para frente ou para trás e coloque a mão direita até o ponto em que você chegar, por exemplo na panturrilha ou no tornozelo direito. Nesta posição não é tão importante tocar o chão com a mão, mas é essencial para manter o alinhamento adequado dos braços, pernas, cabeça e costas.

Haha Yoga: o verdadeiro segredo

Finalmente, aqui vai um pequeno segredo: a verdadeira prática da Yoga não acontece quando estamos nos exercitando no tapetinho fazendo as asanas, mas em todas as nossas ações da vida cotidiana. O verdadeiro desafio é, portanto, ser capaz de manter a calma e, ao mesmo tempo ter força para continuar lutando para alcançar nossos objetivos, enquanto enfrentamos a vida cotidiana e nosso tapetinho de ioga está simplesmente nos esperando em casa, enrolado em um canto.

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA UMA NOVA PRÁTICA DE RELAXAMENTO: A IOGA DA RAIVA

YOGA PARA INICIANTES: POSES, SEQUÊNCIAS E DICAS

A YOGA É REALMENTE PARA TODOS: VALERIE SAGUN DEMONSTRA ISSO AO MUNDO

Fonte e fotos: greenme.it




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...