Como curar a tristeza? Você merece ser feliz. Veja como

Como curar a tristeza? Você merece ser feliz. Veja como

Todo ser humano, por mais bem resolvido que seja, já se deparou com a tristeza, que por vezes entra em nossa vida sem ser convidada.

Tem pessoas que não conseguem nem falar sobre a tristeza com medo de lidar com esse sentimento, mas o fato é que a tristeza faz parte de nossa existência e mudanças, separações, partidas e outros eventos marcantes acontecem para todos nós e mexem com nossas emoções e bem-estar.

Geralmente, associamos a tristeza à:

  • perda de um ente querido
  • doença
  • crise financeira
  • fracasso
  • rompimento de uma relação
  • inimizade
  • estresse
  • frustrações
  • rotina entediante, entre tantos outros motivos

A tristeza é algo normal em nossa existência, afinal vivemos em um mundo complexo e cheio de problemas que acabam nos afetando. Entretanto esse sentimento sai da normalidade quando passamos a nutri-lo em vez de buscar o contrário, ou seja, os motivos para superá-lo.

Quanto a tristeza passa a dominar a pessoa, já se torna um problema patológico, como por exemplo, a depressão que por vezes será preciso a intervenção de um profissional, seja psicólogo, terapeuta ou conforme o caso, até médico psiquiatra.

Por incrível que pareça, podemos tirar benefícios da tristeza que nos leva a momentos de introspecção nos ajudando a refletir sobre nossa vida e o que precisa ser mudado para melhorarmos.

A partir da tristeza podemos realizar mudanças positivas para sentirmos mais ânimo e satisfação e, para o que não possa ser mudado, entender que o melhor é aceitar e seguir em frente, pois se quisermos avançar, a direção é uma só: adiante!

Os maiores e mais profundos aprendizados são obtidos a partir da dor e do sofrimento, pois estes nos sinalizam aquilo que precisamos compreender. Não quer dizer com isso que precisamos sofrer para aprender, mas por vezes o aprendizado é composto pelo sofrimento.

Quando bebês, quantos tombos levamos para aprender a andar?

Se a tristeza resolveu te visitar, esse conteúdo pode te ajudar!

Está triste ?

Quer lidar melhor com sua tristeza?

Enfrenta depressão?

Quer reagir ao seu estado depressivo?

Este conteúdo vem de encontro à essas questões, que seja útil para todos aqueles que precisam compreender melhor os momentos de tristeza que estão vivendo!

Vejam o que será compartilhado a seguir:

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Atividades para PARAR de alimentar a tristeza

Procure cultivar o bom relacionamento consigo mesmo, pois nos momentos de dificuldade isto te dará força para superar.

Cultive a lucidez, pois nem sempre as pessoas e situações são da forma como queremos. Quanto menos expectativas menos decepções.

Deixe de se vitimizar, pois isto te enfraquece e tira a possibilidade de dar a volta por cima. Se nos colocamos nesta situação deixamos de usar nosso poder e nos anulamos enquanto agentes de transformação de nossa vida.

Alimente o otimismo, pois, lidar com uma situação, também depende de como a interpretamos, na crise estão as oportunidades de expansão.

Pare de se iludir, por vezes sofremos por não aceitar as situações e as pessoas como elas são. Queremos que estas se encaixem em nossa caixa de expectativas e sonhos e nem sempre isso é possível! Por isso precisamos usar a razão e sermos realistas.

Desenvolva o estado de gratidão, essa atitude é muito eficaz para não nos deixarmos sucumbir pela tristeza ou depressão, pois nos faz enxergar o que temos de bom em nós e em nossa vida.

Viva sem ficar se julgando e comparando com os outros, entenda que cada pessoa tem sua história, seu jeito de ser, seus desafios, se comparar não irá te ajudar em seu progresso, pois cada ser é único. Se for se avaliar, avalie-se usando você mesmo como parâmetro, o que era no passado e como está hoje.

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Atitudes que ajudam a superar a tristeza e depressão

Outra forma de lidar melhor para superar a tristeza e a depressão é se dedicar a alguma atividade, lazer, hobby, filantropia, projeto, algo que ajude a se sentir melhor, vejam algumas sugestões:

ESCREVER SOBRE O QUE SENTE

Escrever é uma boa válvula de escape para poder expressar o que se está sentindo, ao mesmo tempo estimula a concentração, reflexão e compreensão para poder entender o que estamos sentindo e colocar no papel.

LER CONTEÚDOS QUE AJUDEM A SE SENTIR MELHOR

A leitura nos ajuda a pensar fora da caixa, a conhecer outros mundos e universos pessoais e a perceber que existem pessoas que sentem como a gente. Se não fosse a leitura você não estaria aqui lendo essa matéria e sabendo mais sobre como lidar com a tristeza. Viu como a leitura ajuda a ampliar os horizontes, mesmo em momentos tristes?

COMPARTILHAR PERCEPÇÕES DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS

Expressar o que se sente através de um vídeo tem ajudado várias pessoas a lidarem melhor com suas sombras, mas é claro que isso varia de pessoa para pessoa e não é via de regra, pois há quem prefira escrever, ao invés de falar ou de se exibir. O importante é compartilhas as percepções e não guardá-las somente para si.

SE APRIMORAR E SE ATUALIZAR

Se dedicar a algum estudo, formação ou curso pode ajudar a colocar foco em algo que desperte e desenvolva potencialidades adormecidas. Escolher o que tem a ver com a aptidão individual de cada um, traz mais possibilidades de alcançar esse objetivo.

DEDICAR-SE A UM TRABALHO

Dedicar-se a um trabalho, de preferência que gosta, seja remunerado ou não, pode ajudar a parar de ficar só pensando na tristeza e remoendo a dor, onde colocamos nossos pensamentos, ali nós ficamos.

ACEITAR AS FRAGILIDADES E ENCARÁ-LAS

Culpar-se por ser sensível e frágil não irá melhorar a situação. Mais importante e eficaz é aceitar e buscar formas de lidar com a sensibilidade e a fragilidade. Muitos escritores, poetas, artistas, pintores e compositores musicais criaram suas obras-primas expressando seus sentimentos de tristeza que resultaram em uma arte humana e sensível.

ATIVIDADE FÍSICAS

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Existem várias atividades físicas que além de fazerem bem para o corpo, são benéficas para a mente e as emoções: yoga, Tai Chi Chuan, natação, caminhada, dança, cada pessoa tem sua preferência, o importante é se sentir bem em praticar a atividade.

CONVERSAR COM UM AMIGO: EXISTE ALGUÉM

Tem momentos que conversar com que nos aceita e nos entenda pode funcionar como uma terapia, o fato de saber que alguém lhe ouve e se solidariza com você, é reconfortante.

CULTIVAR A AUTO-ESTIMA

Várias pessoas se sentem tristes ou depressivas devido à autoestima baixa e à falta de amor-próprio, se sentem inferiores aos demais e para ter amor vivem se anulando ou querendo agradar demais as outras pessoas e acabam se sentindo rejeitadas e desvalorizadas, por esqueceram primeiro de estar bem com elas mesmas.

Apoiar, respeitar e amar a si mesmo são maneiras mais eficazes de estar bem conosco mesmo.

CUIDAR DE SI E DA APARÊNCIA

Cuidar de si é fundamental para cultivar a força interior e recuperar o ânimo.

Cuidados como:

  • se alimentar bem e de forma saudável
  • beber pelo menos 2 litros de água por dia
  • dormir em média 8 horas por noite
  • ter um lazer que traga satisfação, alegria e bem-estar, como por exemplo, cantar, cuidar do corpo, pele, cabelos e unhas nos melhora, pois todos os dias, ao ficarmos frente a frente conosco vemos a imagem que queremos: a de uma pessoa triste e infeliz ou que se cuida e está de bem com a vida?
  • acessar e liberar sua luz em momentos de escuridão, entrar em contato com nossa parte espiritual, através do Silêncio Interno, nos traz inspiração, fé e força.

ESTAR EM CONTATO COM A NATUREZA

O contato com a Natureza é muito benéfico para nossa saúde mental e emocional: acalma, revigora e traz sensação de bem-estar.

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PRATICAR A MEDITAÇÃO

A prática da Meditação nos ajuda a recuperar o equilíbrio, nos acalma e nos leva a nos conectar com nossa parte divina e nos ajuda a exercitar o estado meditativo no dia a dia.

FAZER PSICO-TERAPIA

Se está difícil lidar com a tristeza e a depressão fazer psico-terapia pode ajudar a lidar com a dificuldade do momento. Existem vários tipos de psico-terapia é só pesquisar a que mais seja adequada à você.

CONFORME O CASO, POSSA SER NECESSÁRIO TRATAMENTO MÉDICO

Existem casos que são necessários medicamentos para sair da crise, levando em conta também que nem sempre a causa de uma forte tristeza ou depressão profunda é somente emocional, podendo ter relação com disfunções orgânicas e neurológicas, havendo necessidade de exames e remédios, e só o médico poderá orientar sobre o tratamento..

Os alimentos do alto-astral

Existem alimentos que promovem bem-estar, melhoram a vitalidade, o ânimo e o humor.

Como vimos existem ações e atividades que contribuem para superar momentos de tristeza e estados de depressão, mas aliada a estas atitudes é necessário uma alimentação saudável, os alimentos podem servir como verdadeiros remédios naturais para melhorar o estado de ânimo, ajudando a nos sentirmos melhores.

Seguem os alimentos que atuam como antidepressivos naturais:

  • Brócolis
  • Banana
  • Batata-doce
  • Quinoa
  • Espinafre
  • Acelga
  • Rúcula
  • Alface
  • Couve
  • Nozes
  • Abacate
  • Sementes de Chia
  • Aveia
  • Linhaça
  • Alecrim

Para se aprofundar, leia mais: 10 ANTIDEPRESSIVOS NATURAIS ENCONTRADOS NA DESPENSA OU NA COZINHA

Remédios naturais para depressão e tristeza

O alecrim (Rosmarinus officinalis) desde tempos antigos é utilizado para fins medicinais. É uma erva que tem propriedades que melhoram as funções neurológicas e cerebrais, por isso ajuda a pessoa a ter mais ânimo e disposição, ajudando na recuperação de estados depressivos.

Leia mais: ALECRIM → AS PROPRIEDADES CURATIVAS QUE ALIMENTAM O CÉREBRO

Pode-se utilizar o alecrim das seguintes formas:

  • Chá convencional na proporção de 1 colher de chá das agulhas de alecrim para uma xícara de água quente. Deixar em infusão em água quente por 10 minutos.
  • Água aromatizada – colocando um ramo desta erva numa jarra de água e beber durante o dia.
  • Como tempero na comida, esta erva confere um sabor especial e diferenciado aos alimentos e receitas culinárias.

Lembrete:

É importante lembrar que essas alternativas não substituem o atendimento médico quando se faz necessário e existem casos de depressão que há necessidade da orientação profissional.

Tire o lado bom do ruim

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Não resolve se lamentar pelas tristezas, dores e sofrimentos que passamos, podemos superá-los através da resiliência!

A balança tem dois pesos, podemos colocar de um lado só o que nos deixa triste, e a balança penderá para esse lado.

Reconhecer que até mesmo as tristezas um dia foram motivo de alegria e lembrar com gratidão desses momentos, pode nos ajudar a equilibrar a balança emocional.

As tristezas e dores de hoje podem ser o impulso para as mudanças necessárias que nos levarão às alegrias de amanhã. Afinal tudo muda o tempo todo!

Carlos Drummond de Andrade já dizia: “A dor é inevitável.

O sofrimento é opcional”

O que determina o que queremos sentir é a nossa escolha!

O que você escolhe?

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