Linhaça: melhor do que os medicamentos para reduzir sintomas da menopausa


As sementes de linhaça são tão eficazes quanto a terapia hormonal substitutiva (THS) na redução dos sintomas típicos da menopausa. No entanto, elas têm a vantagem de não apresentarem efeitos colaterais e melhorar a qualidade de vida em geral. Estes são os resultados de um estudo clínico realizado na Turquia.

A menopausa é uma alteração fisiológica que acompanha as mulheres em um determinado período da vida, quando as suas capacidades reprodutivas são interrompidas e, portanto, faz com que desapareça completamente a menstruação. Infelizmente, na maioria dos casos, esse período é particularmente delicado e as mulheres enfrentam sintomas irritantes, como:

  • Mudanças de humor;
  • Calores;
  • Suores noturnos;
  • Insônia;
  • Dores articulares.

A base da maioria desses sintomas é o fato de que menos estrogênios são produzidos na menopausa. Toda mulher reage de uma maneira muito pessoal, mas muitas são ajudadas pelos médicos a encontrar uma terapia que possa aliviar o desconforto. Em vários casos, a terapia de reposição hormonal é prescrita, mas não está isenta de contraindicações e do risco de efeitos colaterais graves, como o aparecimento de doenças cardíacas e vários tipos de inflamação.

Um estudo clínico, conduzido por pesquisadores dos departamentos de enfermagem e farmácia da Universidade de Izmir Katip Çelebi, na Turquia, comparou os efeitos da terapia de reposição hormonal (TRH) com os efeitos da linhaça.

Para fazer isso, os especialistas estudaram os sintomas da menopausa em 140 mulheres voluntárias que não tiveram mais menstruação há pelo menos um ano. As mulheres foram divididas em quatro grupos de 35 participantes cada. O primeiro e o segundo grupos não tomaram TRH, mas 5 gramas de sementes de linhaça por dia (uma colher de sopa equivale a cerca de 11 gramas) todos os dias durante 3 meses. A única diferença entre o primeiro e o segundo grupo foi que este último, além das sementes de linhaça, seguiu uma via informacional na menopausa.

O terceiro grupo recebeu terapia de reposição hormonal prescrita por um médico que consistia em 2 miligramas de hemi-hidrato de estradiol e 1 miligrama de acetato de noretindrona por dia. Então houve um quarto grupo de controle que não recebeu nenhum tratamento.

Os resultados do teste

A avaliação foi feita considerando a Escala de Classificação relacionada à menopausa (MRS), que leva em conta vários parâmetros, incluindo intensidade e frequência dos sintomas. No entanto, a Escala de Qualidade de Vida também foi considerada, um teste importante que existe desde 1987. Os testes foram realizados no início do experimento e após 3 meses. Os escores foram finalmente analisados ​​e avaliados por um computador que realizou uma análise estatística dos resultados.

Viu-se assim que as sementes de linhaça estiveram em pé de igualdade com a terapia de reposição hormonal, em relação à eficácia desta contra os sintomas da menopausa. Após três meses, de fato, os pesquisadores descobriram que os dois primeiros grupos relataram menos sintomas, enquanto o quarto grupo, que não recebeu nenhum tratamento, apresentou um aumento de sintomas.

Os grupos um e dois tiveram diminuídos os sintomas típicos da menopausa, em média, cerca de 9% e 10%. Isso realmente significa que as sementes de linhaça tomadas todos os dias foram capazes de melhorar os sintomas da menopausa até 17% em comparação com o grupo de controle.

Também as mulheres que tomaram remédios para reposição hormonal tiveram menos sintomas da menopausa, a redução foi sempre de cerca de 10%. O resultado, portanto, entre THS e linhaça seria o mesmo se não fosse que o remédio impede que as mulheres tenham uma série de possíveis efeitos colaterais ligados.

As vantagens das sementes de linhaça

Embora tenha havido substancialmente um equilíbrio entre o THS e o uso da linhaça contra os sintomas da menopausa, esta última obteve vantagens extras.

Os escores relacionados à qualidade de vida revelam as vantagens da linhaça em relação à terapia de reposição hormonal. O escore do primeiro grupo foi 49, do segundo 41,69, enquanto o grupo THS registrou 34,65 e o grupo controle 33,82. Entre outras coisas, enquanto os resultados dos grupos que tomaram linhaça em comparação ao antes subiram, o oposto foi verdadeiro para o grupo que seguiu o clássico tratamento medicamentoso.

Mesmo após o estudo, há a discussão dos efeitos colaterais, como já foi mencionado, pois aqueles que seguem o THS têm maior probabilidade de apresentar inflamação, irritação, doenças cardiovasculares, náusea, cefaléia e outros sintomas colaterais. As sementes de linhaça, por outro lado, diminuem a inflamação e têm efeitos benéficos no intestino, estômago, cérebro e redução do colesterol ruim.

Por isso, podemos sempre inserir sementes de linhaça na nossa dieta e não só durante a menopausa!Cúrcuma, boa também para tratar sintomas da menopausa. Saiba mais!

Talvez te interesse ler também:

CÚRCUMA, BOA TAMBÉM PARA TRATAR SINTOMAS DA MENOPAUSA. SAIBA MAIS!

ACUPUNTURA É MELHOR QUE REPOSIÇÃO HORMONAL NO COMBATE AOS SINTOMAS DA MENOPAUSA, DIZ A CIÊNCIA

MENOPAUSA AOS 30 ANOS? É POSSÍVEL! TUDO SOBRE A MENOPAUSA PRECOCE




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...