Menopausa: conheça os sintomas e previna os problemas


A menopausa é um processo que ocorre no corpo da mulher em que os ovários perdem a capacidade de produzir óvulos e hormônios, tantos femininos como masculinos.

Os sintomas variam para cada mulher, mas algumas os sentem muito intensamente, precisando de ajuda médica, já que alguns problemas estão relacionados à perda de massa óssea, segundo explica à EBC o médico Eliano Pellino, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo.

A menopausa caracteriza, na vida da mulher, o esgotamento dos óvulos e, por consequência, a transição entre a sua capacidade fértil e o climatério. A menopausa ocorre apenas em um dia, já que significa a última menstruação da mulher, enquanto o climatério é o período que se caracteriza 5 anos antes e 5 anos depois da menopausa.

O fenômeno menopáusico, no Brasil, costuma ser considerado entre os 48 e os 53 da vida da mulher. Durante o climatério, é possível realizar a reposição hormonal, para melhorar a qualidade de vida da mulher durante essa fase. Os recursos mais comuns de reposição hormonal são por via oral e pela derme.

Sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa são físicos e emocionais, já que a mulher passa por alterações fisiológicas que, geralmente, afetam a sua vida. O primeiro deles são ciclos menstruais irregulares marcados por flutuações hormonais, que podem ser acompanhadas por ondas de calor, distúrbios do sono, alterações do humor e secura vaginal. É comum que algumas mulheres ganhem gordura corporal e percam massa óssea. Veja outros sintomas comuns nessa fase listados pelo MD Saúde:

ONDAS DE CALOR COM SUORES NOTURNOS

O suor noturno ocorre por causa das ondas de calor, chamada de fogacho, e podem atrapalhar bastante o sono. É bom evitar o consumo de bebidas alcoólicas e procurar ventilar o quarto de dormir.

DEPRESSÃO

Mulheres na pré-menopausa têm 2,5 vezes mais chances de apresentar um quadro de depressão do que em outras fases da vida. Ela ocorre, às vezes, em mulheres que estão tentando engravidar proximamente à fase da menopausa.

ANSIEDADE

A ansiedade é provocada devido à queda dos níveis de estrogênio no corpo, reduzindo a produção de neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, como a serotonina e a dopamina.

SECURA VAGINAL

O estrogênio é encontrado nos tecidos que revestem a vagina. Como ocorre a queda desse hormônio, são comuns os sintomas de secura vaginal, coceira e dor durante o ato sexual.

REDUÇÃO DA LIBIDO

As alterações hormonais podem provocar a redução da libido na mulher, que se potencializa por causa da secura vaginal, tornando o sexo doloroso para a mulher. Diferentemente do que ocorre com os homens, a queda hormonal na mulher é abrupta, em geralmente ocorrendo a variação de uma mês para o outro. O homem costuma perder o interesse sexual perto dos 60 anos, enquanto na mulher esse desinteresse chega mais cedo.

Em qualquer fase da vida, devemos cuidar do nosso corpo. Mas existem algumas fases que exigem mais cuidados e atenção, e a manutenção é uma delas. Com informação, a mulher pode se prevenir melhor dos sintomas da menopausa e viver com mais qualidade.

Talvez te interesse ler também:

MENOPAUSA REMÊDIOS NATURAIS

MENOPAUSA PRECOCE: A CULPA PODE SER DOS COSMÉTICOS?

NUTRIÇÃO FEMININA: O QUE COMER EM CADA FASE DA VIDA?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...