Como prevenir e combater o envelhecimento precoce?


Com o tempo, nossos corpos envelhecem naturalmente. Porém, o que vem ocorrendo com frequência nas pessoas é o envelhecimento precoce, quando os efeitos típicos do envelhecimento acontecem mais cedo e o corpo parece mais velho do que a idade real. Pensando nesta questão, este conteúdo traz preciosas informações que permitirão impedir ou reverter o envelhecimento precoce. Fique por dentro!

Quais são os sinais de envelhecimento precoce?

Estes são alguns sinais comuns do envelhecimento precoce:

  • Rugas e linhas finas
  • Perda acelerada de elasticidade, gerando flacidez da pele
  • Manchas escuras, hiperpigmentação e descoloração
  • Textura irregular da pele, que pode se tornar áspera ou escamosa
  • Perda de volume facial (especialmente nas bochechas) levando a uma aparência envelhecida.
  • Olheiras e profundas bolsas acentuadas ao redor dos olhos
  • Queda de cabelo ou enfraquecimento dos fios podem ocorrer precocemente em algumas pessoas
  • Unhas fracas, finas e quebradiças
  • Mudanças nas articulações: rigidez, dor e inflamação em uma idade mais jovem do que o normal
  • Perda muscular,sarcopenia
  • Enfraquecimento dos ossos, osteoporose
  • Falta de energia, cansaço constante, fadiga crônica

O que causa o envelhecimento precoce?

O envelhecimento precoce pode ser causado por uma combinação de fatores genéticos, orgânicos e ambientais. Alguns dos principais fatores que podem provocar o envelhecimento precoce incluem:

Exposição exagerada ao sol

A exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) do sol pode danificar a pele e acelerar o processo de envelhecimento, causando rugas, manchas senis e outros sinais.

Estilo de vida nada saudável

Hábitos como fumar, consumo excessivo de álcool, alimentação desequilibrada e falta de exercícios podem acelerar o envelhecimento. Esses comportamentos podem causar estresse oxidativo, inflamação, danos celulares e doenças degenerativas, que podem sinalizar o envelhecimento precoce.

Estresse

Em geral, o estresse emocional pode ter um impacto negativo na saúde e acelerar o envelhecimento, porque pode provocar a liberação de cortisol, que pode danificar as células e os tecidos ao longo do tempo.

Má alimentação

Uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, pode afetar a saúde e a aparência da pele. Uma alimentação insatisfatória pode levar à formação de radicais livres e à diminuição da produção de colágeno, e assim desencadear o envelhecimento precoce.

Genética

A predisposição genética desempenha um papel importante no processo de envelhecimento. Alguns indivíduos podem ter genes que os tornam mais resistentes aos danos celulares e ao envelhecimento precoce.

Como prevenir o envelhecimento precoce?

Existem medidas que você pode adotar para minimizar os efeitos do envelhecimento precoce ou até a velhice natural. Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir o envelhecimento precoce:

Proteção solar

A exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) do sol é uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele. Por isso, é recomendável usar protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) adequado ou não exagerar na exposição à luz solar.

Hidratação

Beba água o suficiente para manter a pele hidratada. A hidratação adequada ajuda a manter a elasticidade da pele e minimizar o aparecimento de rugas e linhas finas.

Evite o tabagismo

O tabagismo é prejudicial para a saúde de várias maneiras, incluindo o envelhecimento precoce da pele. Fumar contribui para a formação de rugas, reduz a circulação sanguínea na pele, afetando a aparência e saúde. Para a saúde bucal, cigarro é o inimigo número 1.

Durma bem

O sono adequado é essencial para a imunidade e regeneração celular. Por isso, o ideal é dormir de 7 a 9 horas por noite para permitir que o corpo se recupere e rejuvenesça.

Gerencie o estresse

O estresse crônico pode acelerar o processo de envelhecimento. Para evitar que isso aconteça, pratique o gerenciamento de estresse com:

Exercício físico regular

A atividade física regular melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos e mantém a pele saudável. Encontre um tipo de exercício que você goste e faça-o regularmente.

Evite o consumo excessivo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode desidratar a pele e causar envelhecimento precoce. Limite a quantidade de álcool que você consome ou simplesmente pare de beber.

Dieta saudável

Manter uma alimentação equilibrada rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, contribui para fornecer os nutrientes essenciais para a saúde da pele e do corpo como um todo.

Alimentos que combatem o envelhecimento precoce

Existem vários alimentos que são conhecidos por seus potenciais benefícios na luta contra o envelhecimento precoce. Segue uma lista deles:

Frutas e vegetais frescos

As frutas e vegetais são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, que podem ajudar a combater os danos causados ​​por radicais livres no organismo.

Alguns desses alimentos incluem:

Alimentos ricos em ômega-3

O ômega-3 possui propriedade anti-inflamatória e pode ajudar a proteger a pele dos impactos causados ​​pela radiação solar, reduzindo o risco de doenças relacionadas à idade.

As fontes vegetais de ômega 3 podem ser:

Nozes e sementes

Nozes, amêndoas, castanhas e sementes como chia, linhaça e abóbora são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais, que podem contribuir para uma pele saudável e combater o estresse oxidativo.

Chá verde

O chá verde é uma bebida rica em antioxidantes, como os polifenóis, que podem ajudar a proteger as células contra danos causados ​​por radicais livres. Também possui propriedade anti-inflamatória e promove a hidratação da pele.

Grãos integrais

Grãos integrais, como aveia, quinoa, arroz integral e pão integral, são fontes de fibras, vitaminas do complexo B e antioxidantes, e podem ajudar a manter a pele saudável, além de fornecer energia necessária ao corpo.

Tomates

Os tomates contêm licopeno, um poderoso antioxidante que pode ajudar a proteger a pele contra danos causados ​​pela radiação solar, além de melhorar a saúde cardiovascular.

Chocolate amargo

O chocolate amargo contém flavonoides antioxidantes que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e promover a proteção da pele.

Certifique-se de escolher chocolate com alto teor de cacau (70% ou mais) e consuma com moderação devido ao seu teor calórico.

Prevenção e reversão do envelhecimento da pele

Esta revisão de estudos publicada no The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, evidenciou o papel de uma dieta baseada em alimentos vegetais e integrais na prevenção e reversão do envelhecimento da pele. As evidências obtidas revelam que uma dieta Whole Food Plant-Based Diet (de Alimentos Integrais à Base de Plantas) ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

Nutricionista fala sobre alimentos antienvelhecimento

A nutricionista Giovana Guido compartilha neste vídeo mais alimentos com propriedades antienvelhecimento:

@giovanaguido por Nutricionista Giovana Guido #antiaging #antienvelhecimento #antioxidantes ♬ original sound – Giovana Guido

Envelheça com dignidade e sabedoria

O envelhecimento é um processo natural que deve ser aceito e vivido com dignidade, sabedoria, de forma saudável e equilibrada.

As orientações passadas neste conteúdo podem ajudar a retardar o envelhecimento precoce e a manter a saúde geral. No entanto, é fundamental aceitar o processo de envelhecimento como algo natural e compreender que existe beleza em todas as fases da vida.

Fontes:

  1. Cleveland Clinic
  2. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology – Diet and Dermatology: The Role of a Whole-food, Plant-based Diet in Preventing and Reversing Skin Aging—A Review
  3. Nutricionista Giovana Guido – Tik Tok

Para informações sobre como promover o rejuvenescimento leia:

Antioxidantes naturais: Quais são, as fontes e os seus benefícios para o organismo

Chá de Crisântemo; Poderoso para o rejuvenescimento e prolongamento da vida

Como rejuvenescer a pele de forma natural

Como fortalecer a imunidade com esses 15 óleos essenciais

20 Benefícios do Abacaxi: Revigorante, evita doenças, emagrece




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...