Uma dieta rica em flavonóides abaixa a pressão arterial, diz estudo


Uma dieta rica em alimentos e bebidas que contenham flavonóides, antioxidantes presentes em chás, maçãs, cacau, amoras, mirtilos e outras frutas vermelhas, pode levar à redução da pressão arterial.

É o que revela um estudo feito pela University of Reading publicado na Scientific Reports.

A pesquisa analisou 25.000 pessoas que vivem em Norfolk, Reino Unido, e comparou a dieta que elas seguem com a pressão arterial que têm.

A diferença na pressão arterial entre aqueles com menor ingestão de 10% de flavanoides e aqueles com maior ingestão de 10%, foi entre 2 e 4 mmHg, o que é comparável com o estilo alimentar daqueles que seguem dietas para controle da pressão.

O efeito foi ainda mais evidente nos participantes que tinham hipertensão.

“O que este estudo nos oferece é uma descoberta objetiva sobre a associação entre os flavonóides, presentes no chá e em algumas frutas, e a pressão arterial”, diz Gunter Kuhnle, nutricionista da Universidade de Reading que conduziu o estudo.

Confirma os resultados de estudos anteriores relacionados com a intervenção dietética ‘para reduzir a pressão‘ e mostra que os mesmos resultados podem ser obtidos com uma dieta habitual rica em flavonóides”.

É como dizia Hipócrates “que o teu alimento seja o teu remédio”!

Talvez te interesse ler também:

Dieta Coreana: o que é, como e por que funciona

Cogumelos: 10 benefícios comprovados, receitas e contraindicações

Árvore-do-Pão: planta do futuro, de fácil cultivo, dá fruta super nutritiva!

Taro, Inhame, Cará, Taioba-mansa, Taioba-brava e Tinhorão – você sabe reconhecer quem é quem?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...