Relaxamento: como acalmar a mente e relaxar. Veja 20 alternativas

Relaxamento: como acalmar a mente e relaxar. Veja 20 alternativas

Vivemos em uma sociedade atormentada pelo estresse, insegurança e nervosismo, o que se intensificou nos últimos tempos com a pandemia.

Considerando essa situação, este conteúdo traz alternativas sábias, eficazes e naturais para voltar ao eixo, manter o foco, equilibrar as emoções, acalmar a mente e relaxar o corpo. Tudo isso com a finalidade de promover saúde e paz para lidar melhor com os desafios da atualidade.

Conheça 20 alternativas para acalmar a mente, relaxar o corpo e viver melhor.

Praticar a respiração consciente

Nas horas difíceis, conte até 3 e respire!

Respirar de forma consciente nos faz ancorar no momento presente, onde tudo acontece. Isto quer dizer que paramos de nos preocupar com o futuro ou remoer o passado, e colocamos nossa energia no agora, possibilitando viver de forma mais atenta, serena e equilibrada.

Respirar melhor ajuda a transcender estados de:

Existem várias técnicas e exercícios de respiração, vamos ensinar aqui a mais simples e básica delas, que pode ser feita a qualquer momento e lugar.

Para sair de estados de tensão basta seguir as seguintes etapas:

  1. inspire suavemente
  2. encha os pulmões de ar
  3. segure a respiração
  4. expire lentamente, até soltar todo ar e esvaziar os pulmões completamente.
  5. dê uma pausa
  6. repita essas etapas por 3 vezes ou mais, até se acalmar

Faça meditação

A meditação é uma prática ancestral e milenar que os povos antigos utilizavam para fortalecer o espírito e se conectar com o Divino. Essa conexão é capaz de potencializar qualidades como lucidez, serenidade, sabedoria, amor, compreensão e paz.

Um jeito simples de meditar e sair da tensão é seguir os passos abaixo:

  1. parar um pouco o que está fazendo
  2. sentar em um lugar calmo
  3. fechar os olhos
  4. observar os pensamentos que passam na mente, sem se identificar com eles
  5. focar, aos poucos, na respiração, inspirando e expirando
  6. deixar os pensamentos para lá.
  7. sentir a respiração, a pulsação e o corpo
  8. continuar deixando os pensamentos irem e virem, sem se prender a eles

Com essas etapas, gradativamente, a mente irá desacelerando, a respiração ficará mais profunda e o corpo mais relaxado para que a paz possa se manifestar internamente.

Essa prática simples e básica pode servir como alicerce para estados meditativos mais profundos. Entretanto, por si só, já é o suficiente para acalmar e relaxar.

Saiba mais sobre Meditação em:

Utilize o japamala

O japamala é um aparato místico antiquíssimo, uma espécie de terço composto por 108 sementes de Rudraksha (uma planta indiana), inseridas em um cordão de algodão e uma conta extra e central, denominada Meru, que representa o Divino, o Mestre, Guia ou Guru.

Muito usado na oração chamada Ho’Oponopono que diz “sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato” considerado por seus praticantes como um mantra mágico de cura.

Esse aparato místico ajuda a:

  • acalmar a mente
  • ancorar a atenção
  • desenvolver o foco
  • e criar as condições para entrar em estado meditativo

Conheça mais sobre o Japamala e veja como utilizá-lo em:

Desenvolva a GRATIDÃO

Grande parte dos problemas emocionais e materiais das pessoas está atrelado ao fato de não se sentirem gratas pelo que elas têm de bom, sempre olhando para suas faltas, para os que os outros possuem e comparando-se com estes, desvalorizando as suas próprias existências.

Sem gratidão as pessoas enxergam a vida de forma amargurada, alimentam a insatisfação e vivem reclamando pelo que não têm, em vez valorizarem o que são e possuem.

Quando desenvolvemos a gratidão, nossa energia aumenta e, por consequência, nossa vibração se eleva, fortalecendo nossa potência assim nosso poder para as boas realizações.

Através da gratidão desenvolvemos nossa força interior, a autoconfiança e a fé, cristalizando assim uma existência mais próspera e abundante.

Veja como a gratidão pode melhorar nossa realidade em:

Rir é o melhor remédio

Uma boa risada espanta qualquer nervoso. O riso estimula a produção dos hormônio da felicidade,  sobretudo da serotonina e endorfina.

Rir deixa a gente mais leve, traz uma sensação gostosa e relaxante, além de estimular a circulação sanguínea e melhorar o funcionamento do cérebro.

Dar risada é tão bom que até virou terapia:

Pratique yoga

Está mais que comprovado que o yoga tem o poder de diminuir tensões, ansiedade e até dores no corpo.

O yoga é uma prática que com suas posturas de flexibilidade e alongamento, em conjunto com exercícios respiratórios, beneficia tanto o corpo, quanto a mente e as emoções.

Quer iniciar no yoga e usufruir de seus benefícios? Veja os conteúdo:

Tai Chi Chuan

O tai chi chuan é uma modalidade de arte marcial caracterizada pelos movimentos corporais suaves, com posturas flexíveis, marcadas por ritmo calmo.

Essa prática é uma espécie de meditação em movimento, que tem como princípios filosóficos os ensinamentos do Taoísmo.

Conheça como é essa prática em:

Faça alongamentos

O alongamento corporal serve para relaxar o corpo, aliviando tensões emocionais e corporais.

As emoções quando densas e carregadas acumulam-se em partes e órgãos do corpo, provocando doenças.

Entenda como o alongamento relaxa e faz bem para a saúde em:

Faça atividade física

Atividades físicas são indispensáveis para saúde mental, emocional e corporal.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda, pelo menos, 20 minutos diários de atividade física para se ter uma boa saúde.

Existem atividades físicas para todos os gostos, como:

Veja outras atividades físicas no conteúdo:

Do-in, a automassagem

Do-in é uma técnica chinesa de automassagem, que ajuda a relaxar o corpo e a a eliminar tensões.

Essa  terapia oriental consiste basicamente em utilizar os dedos das mãos para pressionar e acionar pontos energéticos do corpo, com objetivo de trazer alívio, relaxamento, prevenir e até tratar enfermidades como dores, estresse, ansiedade e insônia.

Os pontos utilizados para realizar a massagem do do-in são os mesmos da acupuntura, e ficam situados nos chamados meridianos energéticos do corpo humano.

Cozinhe e alimente-se bem

A alimentação é ponto-chave para promover um estado emocional saudável e consequentemente melhorar o humor, a disposição e a energia.

Cozinhar pode ser relaxante e terapêutico. É ademais um autocuidado preparar o próprio alimento que te dará energia.

Além de cozinhar, é importante que o ato de se alimentar seja feito de maneira consciente, comendo devagar, saboreando cores, confidencias e aromas.

Para ter uma boa alimentação, é preciso ter hábitos alimentares saudáveis como:

  • Ter uma alimentação baseada no consumo de vegetais
  • Parar ou diminuir os alimentos industrializados e processados
  • Diversificar os alimentos de modo a consumir todos os nutrientes necessários para a saúde do corpo: vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos.

Perceba como uma boa alimentação pode melhorar nossa energia e emoções em:

Conviva com animais

Quem tem e ama seu pet, sabe como um animal tem o poder de despertar o melhor do ser humano.

Os animais, diferentemente de nós, vivem conforme a natureza de sua essência, não estão preocupados com a opinião alheia e com os problemas mundanos, eles simplesmente vivem o que o momento apresenta. Por isso, eles são simples, verdadeiros e inteiros.

Estes seres vivem no AGORA e brincar com eles nos ajuda a recordar do momento presente, reduzindo a depressão, ansiedade e o estresse.

Entenda mais sobre os efeitos positivos da convivência com animais em:

Tenha contato com a natureza

A natureza é uma grande mestra. Só quem a contempla pode ter acesso aos seus ensinamentos e se beneficiar do bem-estar e da tranquilidade que ela proporciona.

Alguns desses benefícios são:

  • Diminui o estresse
  • Reduz a propensão à doenças
  • Melhora o bem-estar psicológico
  • Combate a ansiedade
  • Aumenta a concentração

Veja outros benefícios de estar em contato com a natureza em:

Ouça música

Existem músicas que têm a propriedade de acalmar e melhorar nosso estado de ânimo, já outras provocam excitação e até tensão, dependendo do ritmo, da sonoridade mas principalmente do gosto de cada um.

Sendo assim, se a pessoa precisa se acalmar ou se alegrar, o ideal é que ela ouça suas músicas preferidas.

Dance

Dançar melhora o humor e relaxa a mente, porque ajuda a liberar os hormônios do bem-estar.

O ato de dançar traz vários benefícios:

  • ajuda a expressar as emoções
  • contribui para soltar a criatividade, através dos movimentos corporais
  • acalma a tensão psíquica
  • desenvolve a flexibilidade
  • melhora a coordenação motora
  • reduz o estresse
  • diminui os sintomas de ansiedade
  • combate a depressão

Leia outros benefícios da dança no conteúdo abaixo:

Beba água para “desintoxicar as emoções”

Nosso corpo é constituído em grande parte por água, um elemento de vital importância para nossa saúde.

Quando estamos estressados, nosso corpo produz toxinas que prejudicam os órgãos. Por isso, os terapeutas naturalistas recomendam beber bastante água quando passamos por algum estresse ou irritação, para que dessa forma possamos desintoxicar o corpo.

Isto acontece porque, bebendo água, os hormônios do estresse são filtrados mais rapidamente pelos rins, purificando a corrente sanguínea do excesso de toxinas. Quanto mais água bebermos, mais purificação temos, porém, não se deve tomar mais de 4 copos dentro de um espaço de 1 hora, pois o excesso de água sobrecarrega os rins e o organismo.

Pessoas com pressão alta precisam beber água de forma mais pausada e em menor quantidade, pois se beberem água em grande quantidade, correm o risco de ter um quadro de hipertensão.

Conheça o pode terapêutico da água em:

Tome chás calmantes

Uma forma bem natural de acalmar os nervos e relaxar é tomar chás de ervas calmantes.

Alguns ervas calmantes são:

Confira outros chás calmantes no conteúdo abaixo:

Converse com os amigos

Falar, se expressar, botar pra fora as emoções é terapêutico. Quem tem um amigo para poder bater papo, seja para falar de bobagens que de coisa séria, tem sorte.

Ver filmes, ler livros

Que tal sair da realidade das preocupações, mergulhando em um filme ou em um livro? Às vezes, é preciso pensar fora da caixa e dar asas à fantasia. Para isso, melhor seria ler romances ou ver filmes de ficção (não documentários).

Para aqueles que buscam sugestões de filmes para o despertar da vida, Amanda Schulz – terapeuta formada em psicologia e especialista em assuntos ligados à espiritualidade – indica os seguintes filmes e séries da Netflix para “abrir sua mente e despertar sua luz”:

São eles:

  • Minimakism
  • Star Trek Voyager
  • O Segredo
  • Happy
  • Cosmos: Uma Odisséia no Espaço- Tempo
  • Awake: A vida de Yogananda

Cante

Quem canta os males espanta, a gente sabe disso! Mas não será fácil cantar nas horas difíceis.

Porém, você pode forçar a barra colocando uma música alto astral, daquelas que todos sabemos a letra.

Tem muitas boas, por exemplo:

Mas qualquer uma tá valendo, desde que seja alto astral, que você goste e saiba a letra. A música vai te levar para outro lugar e o canto vai elevar tua vibração.

Esperamos que tenham gostado dessas dicas e que elas tenham te ajudado a acalmar a mente e a relaxar.

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