Alongamento: por que e como fazer?


Quem é adepto de uma rotina com exercícios físicos muitas vezes fica preocupado com o exercício e seus benefícios e se esquece de alongar antes e depois de fazê-lo. Entretanto, fazer alongamento é tão importante quanto realizar qualquer outra atividade física, e bastam apenas 10 minutos por dia para sentir seus benefícios. Veja por que e como fazer alongamento até mesmo em casa.

À medida que envelhecemos, perdemos elasticidade e flexibilidade. Uma simples tarefa como amarrar o tênis vai ficando cada vez mais difícil. Ser flexível, ter bom tônus muscular e peso adequado à sua estrutura corporal devem andar juntos. O alongamento vai ajudar você a manter o seu corpo flexível enquanto proporciona prazer. Com apenas 10 minutos diários, você vai começar a sentir que não está mais tão “enferrujado”.

A nossa musculatura, com o avançar do tempo, diminui de tamanho. O alongamento tem a função de não só relaxar os músculos, como mantê-los em seu tamanho natural. Por isso, o alongamento interfere diretamente no desempenho de uma atividade física.

Antes e depois do exercício

Alongar-se antes da prática de exercícios físicos prepara o corpo e previne lesões musculares durante a atividade, já que, ao deixá-lo mais flexível, amplia os movimentos corporais.

Após o exercícios, o alongamento é importante porque relaxa os músculos ajudando a evitar dores que por ventura possam ser causadas pela atividade.

Fazer alongamentos é indicado para qualquer pessoa, de qualquer idade, peso ou condicionamento físico. A intensidade e a duração do alongamento podem mudar de acordo com essas variáveis, sendo sempre necessário começar com exercícios mais leves e aumentar a intensidade progressivamente.

Outra vantagem do alongamento é que ele pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora e não custa absolutamente nada. O ideal é que, inicialmente, você tenha um roteiro de exercícios a seguir. Depois, você mesmo pode mudar a intensidade deles. Encontre uma posição confortável e inicie os exercícios de alongamento lentamente, ficando no exercício de 10 a 30 segundos até passar para o próximo. Mantenha o controle da respiração, que também deve ser lenta.

Confira os muitos benefícios do alongamento:

Reduz riscos de lesões musculares.

Relaxa a musculatura.

Aumenta a flexibilidade, amplia os movimentos e melhora o desempenho esportivo.

Prepara os músculos para atividades físicas mais pesadas, como corrida e natação.

Reduz o encurtamento muscular.

Melhora a circulação sanguínea.

Melhora a coordenação motora.

Evita problemas posturais.

Atua no relaxamento mental.

Diminui o estresse.

Auxilia na cicatrização óssea, em casos de fratura.

Melhora a consciência corporal.

Aquece o corpo, pois eleva a temperatura corporal.

Alivia cólicas menstruais.

O alongamento pode ser realizado independentemente se você pratica alguma atividade física rotineira. Você pode fazê-lo sempre que sentir a necessidade de relaxar os músculos. Se você trabalha muito tempo em frente ao computador, por exemplo, perceberá os benefícios do alongamento se você o fizer em intervalos durante o seu trabalho.

Para tornar o seu alongamento mais eficaz, procure começar os exercícios dos membros superiores aos membros inferiores e do centro para as extremidades.

Comece a alongar-se hoje mesmo! Você vai sentir o seu corpo mais disposto e a sua mente mais relaxada, melhorando o seu dia-a-dia. No vídeo abaixo uma aula de alongamento para o corpo todo em apenas 10 minutos:

Especialmente indicado para você:

O QUE É QUE A ZUMBA TEM? FUNCIONA REALMENTE? EMAGRECE? DÁ MASSA?

6 EXERCÍCIOS EFICAZES PARA ALIVIAR A DOR NO PESCOÇO

COMO CORRIGIR A POSTURA: DICAS E EXERCÍCIOS PRÁTICOS

Fontes: bemstar, guiasaudedamulher




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...