O que é que a zumba tem? FUNCIONA para Emagrecer? Dá massa?


Atividade física é tudo de bom! O nosso corpo fica animado e com disposição, além, claro, de todos os benefícios para a saúde. Para quem não gosta muito de ir para a academia para malhar e correr na esteira, a dança é uma ótima opção. E a zumba é uma dessas danças que, além de queimar muitas calorias, é bastante divertida.

O que é zumba?

A zumba virou febre no mundo inteiro porque é uma atividade física divertida, capaz de capturar o gosto até mesmo dos mais “preguiçosos”, além de ser eficiente para obter os resultados que, geralmente, quem faz ginástica procura: saúde, bem-estar, emagrecimento e ganho de massa muscular.

A zumba, criada na década de 1990 pelo coreógrafo colombiano Beto Perez, é um programa fitness inspirado em ritmos latinos. A dança mescla movimentos da salsa, do merengue, do mango e do reggaeton e, também, de outros tipos de dança, como o hip hop e a dança do ventre. É uma atividade cardiovascular intensa e, por isso, ganhou lugar nas escolas de dança e academias, porque promove condicionamento físico.

A zumba realmente emagrece?

zumba 2

Os resultados da zumba aparecem rápido no corpo. Em três meses já é possível ver os seus efeitos, porque a queima calórica em uma aula pode chegar a até 1000 calorias, como conta o professor Raphael Rosa.

Mas é claro que os resultados ficam condicionados ao tipo de aula e ao preparo físico de cada aluno. Como qualquer atividade física, quando os resultados começam a ser visíveis, a motivação aumenta. Logo, é preciso ter persistência e dedicação para fazer exercícios físicos.

Benefícios da zumba

1. Fortalece pernas e glúteos

Além de emagrecer, a zumba tonifica os músculos dos membros inferiores, como a parte posterior das pernas, os glúteos, a panturrilha e os quadríceps. Os músculos do centro do corpo, como abdômen, lombar, e dos membros superiores também são muito trabalhados na aula de zumba.

2. Bem-estar, endorfina, autoestima, socialização

Como toda atividade física aeróbica, a zumba produz endorfina, liberando no corpo o hormônio do bem-estar. E, como toda dança, a zumba dá autoestima e promove, também, a socialização.

No começo, é normal algumas pessoas sentirem vergonha, mas, depois, é só alegria em acompanhar a coreografia com todos, sem competição, no ritmo e no equilíbrio do grupo.

As aulas são trabalhadas com muita energia positiva e diversão, logo não há problema se o aluno errar os passos ou demorar um pouco para aprendê-los, pois o importante é a interação coletiva. À medida que o aluno aprende os passos, ele se sente mais confiante, vai se soltando e deixa de se preocupar com os outros. Afinal, a aula é muito divertida!

3. Coordenação motora, equilíbrio e memória

Todo tipo de dança desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio e a memória, e com a zumba não é diferente. Por mais simples que a coreografia seja, a zumba contribui para que todas essas habilidades sejam desenvolvidas.

4. Melhora a agilidade e a flexibilidade

A zumba, além de ser um exercício cardiovascular, faz com que os reflexos fiquem mais rápidos, os movimentos sejam mais ágeis e a pessoa perceba melhor o seu próprio corpo. Isso se deve à coreografia, que combina diversos tipos de movimento, como ir de um lado a outro, com uma perna só, girando e outros passos que trabalham muito o equilíbrio. Além disso, muitos passos também requerem flexibilidade, um outro fator importante para a saúde.

5. Saúde do Coração

Todo exercício cardiovascular faz bem ao coração e com a zumba não é diferente. O ritmo latino pode ser de tirar o fôlego e isso é ótimo, pois bombeia o coração, melhora a circulação sanguínea o que proporciona benefícios para todo o corpo, além de fortalecer o coração.

A zumba é popular simplesmente porque é fácil, barata e divertida

zumba 5

1. Sem aparelhos

Você já deve ter reparado que atividades físicas que requerem o uso de aparelhos, como o pilates, por exemplo, são mais caras. Isso se deve à manutenção dos aparelhos. Além disso, muitas pessoas acham chato ter de manuseá-los, colocar e tirar os pesos, alterar a altura e fazer outros tipos de ajustes, como também acontece nas academias, onde ainda por cima os alunos têm que revezar o uso dos aparelhos.

2. Fácil de seguir, a coreografia é para todos

Não precisa tem uma coordenação motora exemplar nem de uma memória de elefante para acompanhar as aulas. Qualquer um, em qualquer idade, pode acompanhar os movimentos da zumba.

3. Diversão

Além de todos os benefícios para a saúde, a proposta da zumba é ser uma alternativa aos exercícios físicos chatos e repetitivos. O objetivo das aulas é a diversão, e não a monotonia.

Como funciona a aula de zumba

zumba 4

Além de não precisar de qualquer equipamento para ser feita, a aula de zumba é bem simples. Começa com um aquecimento e, depois, os exercícios aeróbicos são intercalados, para melhorar o condicionamento cardiovascular e fortalecer os músculos localmente. Mesmo sem o uso de pesos ou de aparelhos, a zumba é uma atividade intensa e capaz de queimar muitas calorias. Alguns professores terminam a aula com um alongamento para relaxar os músculos trabalhados.

Que roupa usar na aula de zumba

Um tênis para amortecer impactos, principalmente dos pulos se a coreografia tiver, e roupas confortáveis que permitam o movimento do corpo. O importante é se sentir bem com aquilo que vestir.

Os contras da zumba

zumba 3

Sensualidade

Apesar dos seus benefícios, a zumba pode não agradar a todos. Nem todo mundo se sente à vontade, em público, em fazer movimentos sensuais ou “soltar a franga”. Mas para quem não se importa com isso, certamente vai se divertir muito durante a aula de zumba.

A zumba foi baseada em danças latinas, que são bastante sensuais. Por outro lado, os ritmos latinos podem ajudar a elevar a autoestima e despertar o lado sensual do aluno.

Música

As músicas latinas são divertidas e alegres, mas não é todo mundo que gosta de funk, reggaeton… Pode ser “pesado” e até barulhento para algumas pessoas. Em todo o mundo, essas músicas são usadas nas aulas de zumba, mas muita gente nem entende as letras. É como dançar “Rude Boy”, da Rihanna, sem entender a letra (que é pra lá de picante).

A não ser que você ache essas músicas insuportáveis, as letras da música não precisam ser um problema, afinal, na zumba, o que vale é a diversão e ela promove, sim, todos os resultados esperados, quando seguida com determinação.

Vamos bailar!

Se você estava esperando uma motivação para começar uma atividade física divertida e que garante queima calórica, ganho de massa muscular, bem-estar e autoestima, a zumba é uma ótima opção. Informe-se onde na sua cidade são oferecidas as aulas e faça uma experimental para você entrar no ritmo.

Especialmente indicado para você:

BALLET: 10 BENEFÍCIOS PARA CAIR NA DANÇA

DANÇA DO VENTRE: TUDO SOBRE ESTA LINDA DANÇA FEMININA E SENSUAL




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...