Os 7 chakras principais: exercícios e técnicas para reequilibrá-los


É muito importante que cada um aprenda a manter, e a recuperar, o seu equilíbrio energético e, um dos aspectos que eu consideramos imprescindíveis é o de reequilibrar os chakras.

Você já sabe, com certeza, que os chakras são vórtices por onde a energia do universo entra no nosso organismo – chakras ou rodas, é como chamamos a esses locais.

Nós temos uma infinidade de chakras distribuídos ao longo do nosso corpo físico e alguns, também nos nossos outros corpos (mental, etéreo e astral).

Mas, vamos revisar aqui algumas técnicas que nos permitirão reequilibrar os 7 chakras principais do nosso corpo – na imagem abaixo você identificará seus nomes em sânscrito, o local físico em que se situam, sua cor ou frequência energética predominante e sua correspondência orgânica – chakra da raiz, sexual, plexo solar, coração, garganta, frontal e coroa:

chakras

Fonte foto

Cada um dos 7 chakras principais está associado a uma glândula específica (sistema endócrino) no corpo humano e, quando estão em equilíbrio, contribuem positivamente para a nossa saúde física e emocional.

Os chakras também estão relacionados com nossas atitudes perante a vida e os campos de desenvolvimento. Portanto, o equilíbrio desses vórtices de energia te possibilitarão desenvolver melhor essas áreas específicas. Para saber quais, dê uma olhada na tabela abaixo:

chakras 2

Fonte foto

1° chakra – Chakra Básico

Sua abertura está voltada para a terra, absorvendo a energia telúrica. Está ligado às glândulas suprarrenais e têm tudo a ver com liberação da adrenalina na corrente sanguínea. Quando está hiperativado ocorrerá desgaste da suprarrenal, liberação exagerada de adrenalina e suas consequência – tem a ver com a conexão à vida e a capacidade que temos de sobreviver. Também tem a ver com a estrutura do corpo, pernas e pés. Quando temos o 1º chakra equilibrado teremos condições de caminhar com equilíbrio no planeta com saúde física garantida.

2° chakra – Chakra Sexual

Está ligado aos testículos, no homem, e aos ovários, na mulher. Corresponde à energia de procriação, reprodução e controle dos líquidos no nosso corpo. Afeta a genitália, sistema urinário, excretor e renal. Está relacionado com a auto-estima e representa nosso corpo emocional. Este chakra também é chamado de sacro, pela região onde está situado (que não tem a ver com “sagrado” – todos os chakras são sagrados, todo nosso ser o é). Trabalha em paralelo com outro chakra muito importante e fisicamente próximo, o chakra esplênico (do baço). O seu bloqueio pode causar desânimo, impotência (inclusive, sexual), baixa auto-estima e problemas de relacionamentos.

3° chakra – Plexo Solar

3º chakra – também chamado de plexo solar, o 3º chakra principal está situado acima do umbigo, está ligado ao pâncreas e, e nesta região que ficam retidas as emoções mais densas – raiva, medos, rancor, ansiedade – portanto, é um chakra que precisa ser equilibrado e limpo com rotina para desintoxicar nosso organismo, já que essas energias pesadas abundam no meio humano, ainda. O desequilíbrio no plexo solar poderá ocasionar doenças hepáticas, gástricas e diabetes.

4° chakra – Chakra Cardíaco

Situa-se no meio do peito (esterno), e abrange coração e pulmões. Está relacionado com a glândula timo e a alegria de viver, a capacidade de amar e expressar sentimentos positivos e, fisicamente, ao sistema imunológico. A limpeza e reequilíbrio do 4º chakra ajudará a manter os 3 chakras inferiores também limpos e reequilibrados.

5° chakra – Chakra Laríngeo

5º chakra – na garganta, este chakra está relacionado com a tireoide (e paratireoides), com a capacidade de verbalização e comunicação, expressão das ideias e concretização dos projetos idealizados. Quando bloqueado você sentirá dor na região, afonia, tensão na nuca, sensações que podem irradiar para os braços e mãos pois, estes são extensões físicas do chakra da garganta.

6° chakra – Chacra Frontal

6º chakra – entre as sobrancelhas, sobre a testa, está o nosso terceiro olho, o 6º chakra, que se relaciona com a visão interior, a intuição e a conexão com a consciência. Não por acaso este chakra está ligado a glândulas como a pituitária e a hipófise. É através dele que se mantém nossa porção lógica, os ideais, a capacidade de raciocínio, aprendizagem, observação e intuição. Tem a ver com tudo o que acontece com olhos, ouvidos e nariz. Seu desequilíbrio nos desconecta da realidade que vivemos no planeta e reduz a nossa capacidade de “trocar informações” com nossos semelhantes.

7° chakra – Chakra da Cabeça

7º chakra – coronário, por estar no alto da cabeça (coroa), fora do corpo físico, este chakra está ligado à glândula pineal, a glândula da alma, e se abre ao universo, à consciência universal de todos os seres (não só os humanos).

Esta figura resume os conhecimentos sobre chakras e poderá te ajudar no momento de exercitar o reequilíbrio energético:

chakras total

Fonte foto

Algumas maneiras de energizar e reequlibrar os seus chakras

O principal é você se concentrar na região do chakra que precisa tratar e, conscientemente, direcionar para o seu interior toda a energia de que carece. Também é possível, por pura conscientização, fazer com que as toxinas saiam pelos chakras e os deixem limpos. No entanto, para se lograr esses bons efeitos é preciso que você tenha disciplina, força de vontade e conexão com as energias da Terra e do Universo, os dois pólos que nos alimentam desde o 1º até o 7º chakra.

Técnicas simples:

círculo verde Busque um lugar tranquilo. Sente-se e respire suavemente algumas vezes até que sua respiração fique profunda, pausada e relaxada. E medite, sim, simplesmente medite por alguns minutos mantendo-se conectada à realidade da existência, por exemplo, através desta imagem que colocamos abaixo:

exerci1

Fonte foto

círculo verde Em silêncio, na posição que preferir (pode ser deitada, sentada ou em pé), coloque sua mão aberta na direção de cada um dos chakras, sem tocar no seu corpo, e faça movimentos circulares como se massageasse o lugar, à distância.

círculo verde Você pode fazer o exercício anterior acrescentando a vocalização dos mantras que correspondem a cada um dos 7 chakras principais, como ensina Deepak Chopra ou pode, simplesmente, vocalizar os mantras, sentada confortavelmente, e deixar a mente voar pelo éter. É bem interessante.

círculo verde Ou pode realizar uma sequência de meditações, orientadas para cada um dos 7 chakras principais, como estas propostas aqui:

círculo verde E, para quem já for mais experiente nas asanas, exercite-se assim: “Sentar-se na posição de lótus – pernas cruzadas – tronco ereto – e fixar o olhar na ponta do nariz estimula o chakra frontal ou do terceiro olho”.

círculo verde Usar pedras com as cores correspondentes aos chakras também é uma boa medida e bastante efetiva – você pode usar as pedras, como pingentes, na altura de cada chakra ou, deitar-se por alguns minutos, em relaxamento, colocando as pedras de cores sobre as regiões necessitadas.

círculo verde Alguns sons, como os mantras de que falamos acima, e mesmo algumas composições, também vão te ajudar nessa tarefa de reequilibrar seus chakras principais. Como sugestão de propomos esta gravação que, a nosso ver, é muito eficiente.

Especialmente indicado para você:

COMO USAR A CROMOTERAPIA A SEU FAVOR

KUNDALINI YOGA: O QUE É, BENEFÍCIOS E AS PRINCIPAIS POSIÇÕES (VÍDEO)

O PSOAS – COMO TREINAR O MÚSCULO DA ALMA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...