Kundalini: despertando a Alegria de Viver e o Prazer da Vida 


A energia Kundalini é uma energia criadora que, quando ativa, flui para todo o Universo e integra o Céu e a Terra, o Yang e o Yin. Essa energia é conhecida desde a antiguidade como “Fogo Serpentino”. Saiba mais sobre a poderosa energia da Kundalini.

Tudo na Criação é energia! Cada ser e elemento têm seu vórtice energético.

Desde a antiguidade, nas escolas e templos iniciáticos do Egito e da Índia, haviam práticas com o desenvolvimento energético e espiritual de uma poderosa energia denominada Kundalini.

O que é Kundalini

A palavra Kundalini deriva do sânscrito e significa “enrolada como uma cobra” ou “aquela que tem a forma de uma serpente”.

Essa denominação faz alusão à Energia Cósmica que se concentra em cada Ser, e que no humano, através de sua Consciência, pode ser expandida.

Efeitos da ativação da Kundalini

Quando uma pessoa desperta a Kundalini ativa um fluxo energético, semelhante à Serpente Flamífera, que parte do chacra básico situado na base da coluna vertebral (cóccix) e sobe pela medula espinhal, fortalecendo a rotação dos Chacras (pontos energéticos) e com isso, sentidos e faculdades surgem ou se acentuam, como intuição, vidência, telepatia e outros.

Ao ativar a Kundalini, promovemos a acensão dessa energia que tem como símbolo o Caduceu de Mercúrio.

A ativação da Kundalini faz subir a energia ígnea, a partir do Chakra Muladhara, passando por cada um dos outros seis chakras que são: Swadisthana, Manipura, Anahata, Vishuddhi, Ajna e Sahasrara.

Com a passagem da Kundalini por cada Chakra, o poder respectivo de cada um deles é ativado.

Conheça a faculdade, ou o poder, de cada Chakra:

1° Chakra – BÁSICO, RAIZ ou Múládhára – Conexão com à Terra
2° Chakra – SACRO ou Swádhisthána – Sexualidade e Alegria
3° Chakra – PLEXO SOLAR ou Manipura – Emoção e Poder
4° Chakra – CARDÍACO ou Anáhata – Sentimentos
5° Chakra – LARÍNGEO ou Vishuddha – Comunicação e Criatividade
6 ° Chakra – FRONTAL, TERCEIRO OLHO ou Ájña – Intelecto e Intuição
7° Chakra – CORONÁRIO ou Saháshara – Conexão com o Divino

© Sunshine Cristais - Guia dos 7 Chakras

© Sunshine Cristais – Guia dos 7 Chakras

Quando a Kundalini chega ao sétimo chakra, acontece a experiência da Iluminação e Autorrealização, graças à ativação da glândula pineal.

Nesse processo do despertar da Kundalini, com a elevação espiritual e a expansão da Consciência, o praticante se torna Mestre e Iluminado.

A vivência do despertar da Kundalini

Existem formas e práticas de ativar a Kundalini mas, para alcançar um resultado de verdadeira plenitude, é necessário disciplina, devoção, conexão com o Divino, amor, pureza e respeito com a energia sexual. Caso contrário, essa poderosa energia poderá ser mal empregada pelo fato de a pessoa não estar preparada para utilizá-la de forma sábia e consciente.

A Serpente Ígnea é ativada e alimentada através da respiração consciente, práticas com mantras e meditação. Os casais têm a oportunidade de elevar essa energia de forma mais plena, através da prática sexual.

Aliado a tudo isso, vem os cuidados dados à cada dimensão que integra o ser humano: física, vital, astral, mental e espiritual, ou seja, a pessoa precisa refinar seus sentidos e elevar seus hábitos que envolvem: alimentação, sexualidade, diversão, relacionamentos, conexão com a criação e espiritualidade.

Como despertar ou ativar a Kundalini

Algumas formas de vivenciar a elevação da Kundalini são:

Respiração Consciente

A respiração consciente pode ser praticada através do Yoga, da Meditação ou do pronunciamento de Sons Sagrados (Mantras).

Alimentação saudável e mais natural

A alimentação à base de vegetais refina a energia e promove a saúde do corpo.

Viver com presença plena e auto-observação

Para esse processo de expansão é fundamental a auto-observação de momento a momento, vivendo com mais Consciência e Presença.

Filtrar as impressões e informações que entram na mente através dos 5 sentidos

Impressões e informações densas, pesadas e violentas afetam negativamente a energia e até bloqueiam os chakras.

Abastecer corpo, mente e emoções com o que promove equilíbrio

Para harmonizar os chakras e melhorar a qualidade da energia, é necessário cultivar atividades, ações, pensamentos e emoções mais elevados e sutis. Para isso, é recomendável ouvir músicas relaxantes, praticar atividade física moderada, ter contato com a Natureza, respeitar os animais, estar em paz consigo, aquietar a mente, viver em um estado mais contemplativo e tratar a energia sexual como sagrada e espiritual, sem derramá-la para poder ascendê-la.

Benefícios de ascender a Kundalini

Com a ascensão da Kundalini, você terá uma vida com mais força e propósito!

Quando existe essa percepção e toda essa vivência, o Sagrado se manifesta e a comunhão com Deus se revela em maior integração com a Vida, expressando mais Alegria e sentido. Mais Plenitude!

Talvez te interesse ler também:

KUNDALINI YOGA: O QUE É, BENEFÍCIOS E AS PRINCIPAIS POSIÇÕES (VÍDEO)

MEDITAÇÃO DO CORAÇÃO: A PRÁTICA SUFI ENSINADA E DIFUNDIDA POR OSHO

O AMOR É FUNDAMENTAL PARA CURAR QUALQUER DOENÇA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Pedro costa
    Publicado em 12/01/2022 às 3:25 am [+]

    Fiquei com dúvida ma parte sobre a energia sexual, onde fala “Não derrama-la para poder ascende-la”


  2. Daia Florios
    Publicado em 12/01/2022 às 2:52 pm [+]

    Não derramar a energia é elevar a Kundalini através da inspiração, evitando assim que o combustível para essa elevação seja ejaculado (jogado pra fora) durante a relação. Essa energia não é desperdiçada, e sim transmutada com a ativação dos chakras.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...