O que é Telepatia: estudos, exemplos e como desenvolvê-la


Por incrível que pareça, telepatia não é algo que acontece só em filmes de ficção científica ou de super-heróis. Muito pelo contrário, é algo que acontece, por vezes, sem que as pessoas se deem conta disso.

Entenda o que é telepatia, veja exemplos, saiba como a ciência tem buscado compreender esse fenômeno e fique por dentro de como fortalecer ou desenvolver essa capacidade.

O que é Telepatia?

A telepatia é a comunicação e percepção de pensamentos, emoções, intenções e ações, através da mente, sem a utilização da linguagem falada e dos sentidos ordinários.

A palavra telepatia vem do  grego:

  • tele = distância
  • patheia= sentimento

Para a Parapsicologia, a telepatia é vista como um fenômeno ou capacidade extrassensorial, ligada à outras faculdades internas como:

A Telepatia em nosso dia a dia

Mesmo sem perceber, a telepatia pode acontecer em detalhes no nosso dia a dia.

Por exemplo:

  • Você já disse algo ao mesmo tempo que outra pessoa ia dizer.
  • Enviou uma mensagem no mesmo momento que a outra pessoa acabou de pensar em você.
  • Ouviu mentalmente o pedido de ajuda de um familiar, pessoa amiga ou animal de estimação que estava em apuros, mesmo estando longe de você.
  • Tem momentos que consegue perceber o que o outro está pensando.
  • Pensa na pessoa e ela aparece.
  • Alguém de seu convívio conseguiu entender o que você estava pensando e sentindo sem você abrir a boca e dizer nenhuma palavra.

Esses são exemplos de lampejos de telepatia, mas esse fenômeno pode ocorrer de maneira mais consciente, quando desenvolvemos a capacidade extrassensorial.

O que é capacidade extrassensorial?

A capacidade extrassensorial é uma faculdade interna que existe em todo ser humano, porém, na maioria da humanidade, encontra-se adormecida ou atrofiada, por diversos fatores:

  • excesso de estímulos externos
  • ceticismo
  • estresse
  • falta de concentração
  • mais inconsciência do que consciência
  • dificuldade de se autoconhecer
  • percepção limitada
  • desequilíbrio bioquímico e energético
  • excesso de materialismo
  • falta de conexão espiritual

Esta capacidade é responsável pela percepção de tudo aquilo que não é captado somente pelos 5 sentidos: tato, olfato, audição, visão e paladar.

A capacidade, ou faculdade, extrassensorial permite:

  • ver sem olhar
  • falar sem palavras
  • tocar sem o tato
  • ouvir sem os ouvidos
  • odorar sem o olfato

Através dessa capacidade, é possível se comunicar telepaticamente sem precisar falar, apenas através da transmissão do pensamento.

Como a Ciência vê a Telepatia?

Há décadas, vários cientistas vêm se dedicando a compreender como se processa e funciona a telepatia.

Veja alguns estudos que tiveram destaques sobre a telepatia:

Estudo de 1882

Um desses estudos foi elaborado por Fredric W. H. Myers, co-fundador da Society for Psychical Research-SPR (Sociedade para Pesquisa Psíquica) que chamou a atenção da comunidade científica para essa faculdade humana.

Myers junto com Edmund Gurney escreveu uma importante e extensa obra intitulada Phantasms Of The Livings, com extensa colaboração de Frank Podmore.

Nessa obra são analisados 702 casos que, segundo Myers, abrangem:

“Todas as transmissões de pensamento e sentimento de uma pessoa para outra, por meios outros que as reconhecidas vias sensoriais”.

Myers passou a usar o termo telepatia para designar tais transmissões de pensamentos.

Esse trabalho contribuiu para outras pesquisas serem empreendidas por várias instituições acadêmicas e científicas.

Pesquisa de 1927

Uma pesquisa desenvolvida por Joseph Banks Rhine, norte-americano especialista em  Parapsicologia, e Karl  Zener, especialista na percepção humana, juntos, para examinarem a transmissão telepática em voluntários envolvidos na pesquisa utilizaram as chamadas Cartas de Zener.

As primeiras pesquisas parapsicológicas usaram as cartas de Zener em experimentos projetados para testar a existência de comunicação telepática.

Cartas de Zener – Fonte da Ilustração Wikipédia

O experimento consistia no condutor do teste puxar uma carta do baralho, olhar o seu símbolo, ouvir e anotar a resposta do voluntário da experiência sobre qual era a figura da carta puxada.

O experimento se dava até que todas as cartas do baralho tivessem sido utilizadas.

Tal estratégia apontou, em várias situações, para a ação da telepatia nos acertos das respostas.

Estudo de 2014

Um outro estudo, realizado por uma equipe de neurocientistas e engenheiros de robótica, evidenciou a comunicação direta de cérebro a cérebro em humanos.

Os resultados desse experimento foram publicados na revista científica PLOS ONE e mostram a transmissão de informações mentais entre dois seres humanos, localizados a 5.000 milhas de distância.

Esta pesquisa foi liderada por uma equipe de pesquisadores do Starlab, Barcelona, Espanha, e se valeu da transmissão das palavras através de uma comunicação mental, mediada por um computador de um local na Índia para um local na França, utilizando um eletroencefalograma ligado à Internet (EEG) juntamente com tecnologias de estimulação magnética transcraniana (TMS).

Sobre esta pesquisa e os resultados alcançados, um dos autores, Dr. Alvaro Pascual-Leone, disse:

“Queríamos descobrir se era possível ler a atividade mental de uma pessoa e injetá-la em uma segunda pessoa à longa distância, usando as linhas de comunicação existentes.

Conseguimos desenvolver um experimento que nos permitisse prescindir de falar ou digitar em um teclado, estabelecendo comunicação direta cérebro a cérebro entre dois indivíduos muito distantes, um na Índia e outro na França.

A resposta foi: sim”.

Basicamente, as pesquisas mais recentes sobre telepatia são feitas através de neurotecnologia de precisão avançada, o que tem possibilitado transmitir de forma direta e não invasiva, um pensamento de uma pessoa para outra, sem que precisem falar ou escrever entre si.

A telepatia na espiritualidade

Os registros sobre telepatia vêm desde tempos remotos, através dos mestres, profetas, yoguis, gurus e videntes que se destacaram ao longo da história humana e que tinham faculdades extrafísicas de acessarem informações dos planos invisíveis.

Alguns exemplos:

O poder da Telepatia

Este vídeo do canal Fatos Desconhecidos dá mais informações sobre o poder extrafísico da telepatia:

Psicóloga explica a Telepatia

Neste outro vídeo do canal Multiverso da Mente, a parapsicóloga e terapeuta holística, Neiva Maria, fala mais sobre a telepatia e sua importância em nossas vidas.

Como desenvolver a capacidade de Telepatia?

Existem pessoas que já nascem com essa capacidade desenvolvida, e outras que conseguem desenvolver ao longo de sua existência.

A telepatia é uma capacidade que pode ser desenvolvida, porém, assim como outras habilidades, é preciso praticar e criar condições para que de fato ela seja ativada e desenvolvida.

O que é necessário?

Para desenvolver a capacidade telepática é preciso:

Equilíbrio bioquímico

Através de alimentação saudável e balanceada é possível promover o equilíbrio bioquímico do organismo, a saúde do cérebro e fortalecer a capacidade mental.

Alimentos com nutrientes que ajudam a melhorar as funções cerebrais são grãos, cereais, verduras e frutas ricas em magnésio, vitaminas do complexo B, colina, fósforo, zinco, ômega 3, luteína e vitamina D.

Concentração

Para ter uma mente focada é preciso desenvolver a concentração, ater-se em um pensamento por vez e em fazer cada ação sem pensar no que virá depois.

Atenção plena

Para praticar a atenção plena, ou como é chamada na atualidade, Mindfulness, é necessário viver cada momento prestando atenção à cada reação diante de cada situação.

Viva o Agora

Viver o Agora é viver por inteiro, sem fragmentar-se. Por exemplo: mente em um lugar, coração em outro e corpo em outro ainda.

Vivendo por inteiro, é possível resgatar o poder do agora e da mente.

Pratique a Auto-observação

Auto-observação é ter atenção ao modo como se pensa, ao que se sente e como se reage de momento a momento, visando se autoconhecer.

Faça Relaxamento

O relaxamento para acalmar e equilibrar a mente impede a turbulência mental e contribui para pensar de forma mais organizada, clara e focada.

Pratique Yoga

Fazer yoga ajuda a melhorar o foco, a concentração mental, respirar melhor, oxigenar o cérebro e desenvolver o silêncio interno, aspectos importantes para aprimorar faculdades internas, como a telepatia.

Viva de forma contemplativa

A contemplação consciente é ver a vida sem julgamentos, pesos e medidas. Apenas observando cada ser, elemento da natureza e situação como naturalmente são: árvores, sol, céu, estrelas, lua, pessoas, animais e assim por diante.

Pratique a Meditação

Meditação é uma prática milenar que promove o contato com realidades extrafísicas e fortalece a percepção interna.

Desenvolva a Empatia

A empatia fortalece o sentir, a percepção e serve como forma de captar o que os outros seres sentem.

Fortaleça a Intuição

A intuição está ligada à alma e é uma forma de acessar o que está além do raciocínio.

Cuide de seus Chakras e da Kundalini

Os 7 chakras são centros magnéticos e a Kundalini é a energia que serve de combustível para estes centros.

Formas de equilibrar os chakras e de fortalecer a Kundalini são através da respiração consciente, visualizações, mantras, mais contato com a natureza, cuidado com a energia vital fazendo limpeza energética e elevando a vibração.

Exercite a transmissão de pensamento

Embora a telepatia seja um fenômeno espontâneo, é possível praticar a comunicação telepática, enviando mensagens mentais para as pessoas mais íntimas e vice-versa.

Preste atenção aos insights

Agora que sabe de tudo isso, é só prestar mais atenção aos insights que vêm em sua mente e utilizá-los de forma construtiva e benéfica para si e para os outros.

Você já passou por uma experiência telepática? Como foi?

Conte para nós para enriquecermos mais esse assunto e compartilharmos experiências.

Para mais conteúdos que irão beneficiar a mente, leia:

Lapsos de memória e esquecimentos: é falta de vitamina ou problema de saúde mental?

Morar perto da água melhora a saúde mental

Saúde mental e saúde orgânica: entenda a relação entre ambas

Ir para o trabalho caminhando ou pedalando melhora a saúde mental

5 exercícios tibetanos para a saúde física e mental

Como melhorar a concentração e a memória com técnicas ayurvédicas

Demência senil: para preveni-la, beba suco de laranja!

Estudo revela que poluição do ar causa grande redução da inteligência

Crescer em meio ao verde muda o cérebro para melhor. Palavra da ciência

Castanha-do-Pará pode melhorar função cognitiva




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 6 comentários

  1. Sabrina
    Publicado em 19/07/2022 às 7:48 pm [+]

    Tenho tido essa telepatia é assustador falo da pessoa a pessoa me liga na hora ou manda msg aconteceu duas vezes


  2. Daia Florios
    Publicado em 20/07/2022 às 12:40 pm [+]

    Isso é muito bom, significa que você é empática e está sintonizada <3


  3. Gessejimmys carminhola
    Publicado em 09/11/2022 às 6:57 am [+]

    Me sinto a frente tô tentando asercita essa força pra ser mas utilizada


  4. Daia Florios
    Publicado em 09/11/2022 às 4:27 pm [+]

    🙂 <3


  5. Esdras Alves
    Publicado em 19/05/2023 às 6:11 pm [+]

    Sou telepata à nove anos, sei até o nome das pessoas que se comunicam comigo e estão a uma distância de 2.862km de mim.Estou tentando estabelecer um vinculo, e a comunicação é feita só durante o dia.


  6. Daia Florios
    Publicado em 24/05/2023 às 12:11 pm [+]

    Uau!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...