©Dan Farrell/Unsplash

Limpeza energética: o que é, benefícios, como fazer e mais!

Limpeza energética: o que é, benefícios, como fazer e mais!

Sabe aqueles momentos em que você sente muito cansaço, desânimo e até mesmo falta de energia para realizar as suas tarefas sem nenhum motivo aparente? É possível que você esteja precisando fazer uma limpeza energética. Ela pode ser feita em sua aura e também nos ambientes, como em casa e no trabalho.

Na rotina diária, é natural absorver energias dos ambientes e pessoas ao redor, e toda essa vibração fica sendo acumulada no corpo etéreo desequilibrando os chakras, o que causa diversos sintomas como o cansaço, fraqueza, falta de ânimo, tonturas e até mesmo dores físicas. Por isso é preciso fazer uma limpa nessa energia estagnada para restaurar sua energia vital.

Neste artigo vamos conhecer sobre a limpeza energética, quais seus benefícios, como realizar essa técnica e quais práticas auxiliam a manter sua energia revitalizada. Acompanhe!

Entendendo mais sobre a limpeza energética

Limpar energeticamente seu corpo etéreo e até mesmo a sua casa são práticas que auxiliam na elevação da vibração, mantendo a sua saúde energética e a dos ambientes, favorecendo o bem estar e a harmonia. Veremos o que é, quais os benefícios, quais os tipos e como fazer uma limpeza energética para manter o equilíbrio em sua vida e no seu lar, a seguir!

O que é uma limpeza energética?

A limpeza energética é uma forma de restaurar sua energia vital, dispersando sentimentos, vibrações e resquícios de energias negativas ou provenientes de outras pessoas ou ambientes carregados. Assim como a limpeza do corpo físico, a energética precisa ser feita com certa frequência, retirando impurezas e sujeiras acumuladas no corpo etéreo.

São várias as técnicas usadas para fazer essa limpeza, a partir da defumação por incenso, banhos de ervas, com pedras, cristais e métodos como o Reiki, meditação, entre outros. Você pode seguir a sua intuição para escolher a que melhor se encaixa em suas crenças e que possui acesso.

Benefícios da limpeza energética

Renovar as energias é algo muito positivo que trará diversos benefícios para seu corpo físico e espiritual, uma vez que auxilia no alinhamento dos centros de energia, os chamados chakras, que restauram a saúde do corpo em totalidade.

A limpeza energética retira qualquer energia nociva que pode estar desequilibrando sua vibração, impedindo o alcance de seus objetivos e travando sua evolução pessoal e espiritual.

Quando se está com a vibração baixa por conta de energias pesadas acumuladas na sua aura e até mesmo sentimentos e emoções densas provenientes de outras pessoas, é comum se tornar pessimista, sentir tristeza, fadiga e falta de ânimo para suas atividades diárias. Por isso, limpar sua energia é muito importante para seguir otimista e confiante em sua trajetória.

Limpeza energética espiritual

A limpeza energética espiritual é ideal para remover energias densas acumuladas na aura, equilibrando os chakras e promovendo o restabelecimento da energia vital. Ela retira impurezas e disfunções nos corpos sutis antes que atinjam o corpo físico, e alivia desconfortos quando esses desequilíbrios já estão somatizados fisicamente.

Além disso, a limpeza energética espiritual também auxilia a proteger e blindar seu campo áurico de ataques, prevenindo a absorção de novas energias nocivas.

Limpeza energética de ambiente

Assim como é necessário limpar energeticamente o corpo etéreo, é de extrema importância cuidar também da saúde energética dos ambientes, principalmente aqueles em que se passa a maior parte do tempo, como a casa e o trabalho. Afinal, os ambientes e objetos também acumulam energias nocivas e precisam ser constantemente purificados.

Se você sente o ambiente carregado, com brigas constantes, coisas quebrando com frequência, o estresse tomando conta de todos e a sensação de cansaço, insônia e até mesmo tristeza contínua, estes são sinais de que a energia do seu lar está densa e precisa ser renovada. Um espaço com energia saudável favorece o bem estar de todos os presentes.

Como fazer uma limpeza energética?

Existem várias técnicas que promovem a limpeza da aura e do ambiente, promovendo a renovação e revitalização pessoal e da energia dos lugares e objetos. Acender um incenso, por exemplo, pode renovar tanto sua energia pessoal quanto a do ambiente. Você pode usar plantas para harmonizar os cômodos de sua casa, o que beneficia tanto o local quanto as pessoas que vivem e transitam por ele.

As pedras e cristais também são uma boa escolha na hora de elevar as energias do ambiente e pessoais, assim como para proteger e evitar que futuras energias nocivas sejam absorvidas. Ainda, é possível fazer banhos de ervas, tanto para você quanto para sua casa. O importante é estar alinhado com sua intuição para escolher o melhor método.

Tipos de limpeza energética

É possível limpar sua energia de diversas maneiras, seja acendendo uma vela aromática, usando cristais, fazendo um banho mágico ou simplesmente mantendo plantas em sua casa. A seguir vamos compreender como cada tipo de limpeza energética funciona e pode ser utilizada. Veja!

Limpeza energética com ervas e plantas

As plantas possuem muita energia vital, e várias delas têm o poder de neutralizar e até mesmo absorver a energia negativa das pessoas e dos lugares, com o objetivo de equilibrar as vibrações. Por isso, são ótimas aliadas quando o assunto é manter a energia saudável dos ambientes e pessoas. Não é à toa que quando se está em contato com a natureza, a energia é revitalizada.

As ervas, seguindo a mesma premissa, são essenciais no combate a energias densas e estagnadas, podendo ser usadas em chás, escalda pés e banhos mágicos. Aposte em ervas como alecrim, lavanda, sálvia, arruda e guiné para elevar as vibrações e limpar as energias negativas. Você pode ainda limpar sua casa com o mesmo banho mágico, após a limpeza física, com um pano limpo, iniciando do cômodo mais distante até a porta de entrada.

Limpeza energética com aromas

Para fazer uma limpeza energética, é possível utilizar os aromas a seu favor, a partir de incensos, velas perfumadas e óleos essenciais. Existem incensos específicos para cada objetivo, para abertura de caminhos, para o amor, para prosperidade e também para limpeza energética, como os de eucalipto, sálvia e lavanda.

Acenda um incenso, mentalize as energias nocivas saindo ao passo que o ambiente se enche da fumaça perfumada. Se desejar, queime o incenso em cada um dos cômodos, iniciando pelo mais distante até a porta de entrada. No caso da vela, você pode visualizar o fogo consumindo todas as energias nocivas e purificando seu lar.

No caso dos óleos essenciais, é possível utilizar de várias formas: em difusores, borrifadores e até mesmo diluído em um óleo carregador e aplicado diretamente na pele. Os mais indicados são o de laranja, alecrim, lavanda, capim-limão e eucalipto, pois revitalizam a energia e dissipam as más vibrações.

Limpeza energética com pedras e cristais

Os cristais e pedras são ótimas escolhas para manter a energia pessoal e do ambiente sempre equilibrada. Cada cristal possui uma vibração única, auxiliando em diversos assuntos e situações. Para limpeza energética, os cristais com propriedades protetoras e de absorção de energia negativa são os mais indicados, como ônix, turmalina negra, granada, obsidiana negra, cianita e hematita.

Só é preciso se atentar à limpeza do próprio cristal, que pode acumular as energias densas que precisam ser neutralizadas. Para isso, você pode deixar a pedra sob uma placa de selenita, limpar na fumaça de um incenso ou deixar uns minutos submerso em água com sal grosso – se atentando para a resistência do seu cristal à água. Para reenergizar sua pedra, você pode deixar sob a luz do sol ou da lua por algumas horas, a depender do cristal e suas propriedades.

Limpeza energética com Reiki

O Reiki é uma técnica que reequilibra os centros energéticos do corpo etéreo, os chamados chakras. É uma terapia holística que promove, a partir da imposição de mãos, a troca de energia vital entre o terapeuta e o consulente, promovendo a cura em diversos níveis – físico, espiritual, mental e sutil.

Além disso, o Reiki incentiva um modo de vida mais leve e sem estresse, a partir da meditação e mentalização de seus preceitos: não sinto raiva; não me preocupo; sou grato; faço meu trabalho honestamente; sou bondoso e amoroso com todos os seres vivos. Dessa forma, quem pratica o Reiki alcança um novo estágio espiritual, se livrando de toda energia negativa e pessimismo.

Práticas corporais que auxiliam na limpeza energética

A limpeza energética é uma prática que deve ser feita com constância, para manter o equilíbrio e a harmonia de sua energia vital. Por isso, existem práticas que podem ser feitas diariamente para manter as suas vibrações do seu lar sempre saudáveis. Veremos a seguir algumas dessas práticas e sua eficácia para a purificação energética. Confira!

Cuidados pessoais

A falta de organização gera ambientes cheios de energia carregada, podendo causar estresse, ansiedade, insônia e muitas outras questões. O Feng Shui é uma arte milenar que estuda o equilíbrio das energias nos ambientes e objetos, e segundo essa técnica, um ambiente organizado, limpo e confortável melhora a circulação da energia e evita o acúmulo de energias nocivas.

Além disso, abrir as janelas e portas permitindo a circulação do ar é uma forma de liberar as energias estagnadas, levando o que não acrescenta para longe. Então, para manter um ambiente energeticamente saudável, é importante cuidar da limpeza e organização do espaço.

A energia pessoal segue a mesma premissa, afinal quem não se alimenta bem, não se exercita e não cuida de seu corpo físico não encontra o equilíbrio energético. É um erro pensar que o corpo físico e o etéreo são separados, pois eles andam em consonância e se complementam. Por isso, cuidar de sua alimentação e saúde física é um bom começo para manter as vibrações positivas.

Yoga e meditação

As atividades mindfulness como a yoga e a meditação são práticas muito benéficas para quem busca o equilíbrio em todas as dimensões do ser, já que beneficia o corpo físico, a mente e também os corpos sutis. São técnicas que equilibram os chakras e permitem que as más energias se afastem, deixando espaço para o bem estar e a tranquilidade.

Quem pratica yoga e/ou meditação encontra a harmonia espiritual e energética, levando a vida de forma mais leve e consciente. Essas técnicas fazem com que a pessoa mantenha seu foco no presente, o que é a chave para deixar as preocupações, estresse e ansiedade de lado. Além disso, mantém a vibração do praticante elevada, dissipando sentimentos, pensamentos e energias negativas.

Esportes ao ar livre

Praticar esportes ao ar livre é uma forma de descarregar as energias nocivas e revitalizar a sua energia vital, já que o contato com a natureza aliado ao cuidado com seu corpo físico são maneiras muito eficazes de estar focado no presente, cuidando de si e de sua saúde física e mental.

Por isso, manter uma rotina de exercícios ao ar livre é uma forma de manter sua energia equilibrada, descarregando o que não é benéfico e focando no presente, deixando de lado as preocupações, ansiedades e estresse.

Por que a limpeza energética é importante para a sua vida?

Assim como a limpeza do corpo físico, manter os corpos sutis e os ambientes purificados das más influências energéticas é muito importante, já que quando em desequilíbrio podem causar diversas disfunções em sua saúde mental, espiritual, física e interferir negativamente nos relacionamentos.

No dia a dia, é natural absorver as energias das pessoas e dos ambientes, que ficam acumuladas na aura e nos chakras. Porém, quando não existe o hábito de limpar essa vibração estagnada, ela pode gerar desconfortos, dores físicas, tristeza, brigas e cansaço sem motivo aparente. Por isso, a limpeza energética é uma forma de revitalizar sua energia vital e dispersar e proteger das más vibrações.

Talvez te interesse ler também:

Natal: DIY presentes Feng Shui para harmonizar ambientes e vidas

Bichos aparecendo, invadindo casa: o que isto pode significar?

Metaverso: o que o futuro nos reserva?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *