Metaverso: o que o futuro nos reserva?

Metaverso: o que o futuro nos reserva?

A ficção científica, na maioria das vezes, apresenta situações que, embora inexistentes no momento presente da vida real, podem acontecer no futuro.

Um exemplo bastante prático pode ser identificado em obras de Julio Verne, que previam equipamentos e situações, anos depois disponibilizados pelos avanços da ciência e tecnologia. Inclusive, muitos estão em pesquisas e podem ser concretizados em algum momento futuro.

Dentro desse cenário, surge a possibilidade de desenvolvimento e adoção de um ambiente virtual denominado metaverso.

O que é o Metaverso

Para quem acompanha a literatura e adaptações cinematográficas de ficção, já deve ter se deparado com cenas, onde a realidade virtual e a interação de personagens, ocorre em um ambiente virtual, muitas vezes atuando em estímulos cerebrais que mantêm a sensação de uma realidade viva.

Pois bem, o metaverso é exatamente a definição de algo próximo a esse conceito. Usando a inteligência artificial e recursos de realidade aumentada e virtual será possível disponibilizar ambientes virtuais para incluir todas as interações humanas, sem passarem pela vida presencial.

O que esperar no futuro

Com uma grande adesão de empresas de tecnologia, essa nova ferramenta de interação virtual deve ser implantada, segundo especialistas em no máximo 10 anos.

Esse novo conceito de experiências de relacionamentos serão aplicadas a diversos setores da vida do homem, desde os relacionamentos de amizades até atividades profissionais.

Os críticos dessa inovação entendem que isso pode substituir interações presenciais e os defensores apontam que tudo dependerá das formas como será aplicada essa tecnologia.

De qualquer forma, teremos que aguardar para sentir a mudança que, certamente, impactará a todos nós.

Talvez te interesse ler também:

Quem são os green billionaires e onde eles atuam

Apometria o que é, como funciona, para que serve e riscos

Kristin, Sarah e Cynthia: misoginia e etarismo. Por que eles podem e elas não?

Sinal de ajuda: gesto que viralizou no TikTok está salvando vidas

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *