Apometria o que é, como funciona, para que serve e riscos


Já ouviu falar em Apometria? É uma técnica espiritual bem interessante, que tem por finalidade a cura energética.

Neste conteúdo iremos nos aprofundar sobre essa técnica para saber como utilizá-la da melhor forma possível, a nosso favor e bem-estar físico, mental e espiritual.

O que é e como surgiu a Apometria?

Em 1965, um acadêmico porto-riquenho, Dr. Luiz Rodrigues, que era farmacêutico e bioquímico, precisou de uma cirurgia ocular e veio se operar em um hospital de Porto Alegre.

Após a cirurgia, o Dr. Luiz Rodrigues compartilhou com o Sr. Conrado Rigel Ferrari, presidente do Hospital Espiritual de Porto Alegre-HEPA, suas experiências com a hipnometria.

O Sr. Conrado Rigel Ferrari considerou importante levar esse conhecimento para o HEPA e resolveu convidar o Dr. Luiz Rodriguez para mostrar essa prática.

Na ocasião, o espírita e médico gaúcho, Dr. José Lacerda de Azevedo participou das demonstrações de hipnometria feitas pelo do Dr. Luiz Rodrigues e ficou muito interessado pela prática e sua aplicação.

A Hipnometria consistia na aplicação de pulsos magnéticos em pacientes para que saíssem do corpo físico, a fim de serem tratados pela equipe de médicos e enfermeiras espirituais.

Querendo se aprofundar nesta prática, o Dr. José Lacerda de Azevedo convidou sua esposa, médium altamente sensível e experiente em prática mediúnica, para testar a Hipnometria. Isso porque um médium consegue ver situações do mundo espiritual, dessa forma, após algumas sessões, o Dr. José Lacerda de Azevedo percebeu a eficácia da Hipnometria.

Posteriormente, outros médiuns participaram de sessões de Hipnometria dais quais acreditaram ter tido bons resultados, levando o Dr. José Lacerda de Azevedo a confirmar a eficiência dessa prática.

Após todas essas experimentações, na década de 1960, esta prática foi sendo sistematizada pelo Dr. José Lacerda de Azevedo, com aplicações no Hospital Espírita de Porto Alegre.

Após validar essa prática, o Dr. José Lacerda de Azevedo adotou o termo Apometria, do grego “apo” = separado e “metron” = medido,  significando além da medida. Termo que tem mais a ver com o principal método empregado que é a de separação de corpos ou o desdobramento de corpos.

Uma forma de executar o desdobramento do corpo

A Apometria emprega a capacidade mediúnica para intermediar a comunicação com a espiritualidade, mas não tendo vínculo com nenhuma religião.

Através das técnicas da Apometria, o paciente é orientado e conduzido a se desdobrar em astral para ter acesso ao diagnóstico e tratamento com médicos espirituais e as informações associadas à raiz dos problemas, bloqueios e traumas da vida atual.

Segundo definição do próprio Dr, José Lacerda de Azevedo (2007):

“A Apometria é uma forma de executar o desdobramento do corpo, composto por sete corpos sutis, e dessa forma curar ou tratar enfermidades físicas ou espirituais, com auxílio de entidades desencarnadas (plano espiritual).”

Essa prática terapêutica consiste em um conjunto de ações que visam tratar a parte espiritual, para que a pessoa possa usufruir de saúde e mais plenitude.

O objetivo almejado pela aplicação dessa prática é ajudar as pessoas a encontrarem o caminho do equilíbrio, harmonia e saúde plena.

Como funciona a Apometria?

A aplicação da Apometria consiste em direcionar a alma para dimensões superiores, a fim de:

Para tal, o operador da Apometria utiliza técnicas de indução psíquica, mentalização, visualização, passes magnéticos, energização, verbalização positiva e até incorporação, de forma a mediar, conduzir e alinhar a conexão da pessoa com as forças espirituais e com sua alma.

O ponto chave da Apometria é facilitar a indução da pessoa a um desdobramento astral ou projeção da consciência, para que ela possa acessar planos extra físicos e ter contato com a raiz de seus problemas existenciais, através da orientação e acompanhamento de seres espirituais e com a intermediação do terapeuta de Apometria.

Para que serve a Apometria (aplicações)

Na visão da Apometria, diversas doenças ou problemas psicológicos podem ser consequência de um desequilíbrio do corpo energético, que inclusive pode ter como causa a influência de um ou mais obsessores, que podem ser desencarnados ou encarnados.

Com base nesta visão, a Apometria permite identificar uma série de desencadeadores dos problemas físicos, mentais, emocionais ou espirituais que a pessoa esteja vivenciando, tais como:

  • influências negativas internas ou externas
  • obsessores
  • larvas astrais
  • energias maléficas

Através da detecção das causas, a Apometria pode auxiliar a pessoa a alcançar a remição dos males que a afligem e estão atuando como obstáculos ao seu progresso, bem-estar e prosperidade.

Esses males podem ser resultantes do passado ou até de outras existências, e podem ter como causas:

  • relacionamentos mal sucedidos
  • pactos negativos, envolvendo até magia negra
  • más ações do paciente
  • influências de energias maléficas que consciente ou inconscientemente a pessoa atraiu para si
  • maldições de inimigos ou desafetos

Benefícios da Apometria

A aplicação da Apometria pode trazer os seguintes benefícios, segundo seus sustentadores:

  • Expansão psíquica
  • Maior percepção extrafísica
  • Cura de doenças de origem espiritual
  • Fortalecimento energético
  • Maior conexão espiritual
  • Equilíbrio físico, mental  e espiritual
  • Quebra de vínculos ou pactos negativos e maléficos

O que acontece em uma sessão de Apometria?

Uma sessão de Apometria consiste no operador da Apometria conduzir o paciente à projeção astral para ser examinado e tratado nos planos invisíveis.

Para possibilitar que isto aconteça, costuma-se ocorrer as seguintes etapas:

  1. O paciente é atendido por 1 ou mais terapeutas de Apometria, fala seu nome e data de nascimento e os coloca a par de seu problema.
  2. Depois, é orientado a sentar-se em uma cadeira, fechar os olhos e relaxar o máximo possível.
  3. Em seguida, já relaxado, o terapeuta capta, através de sua capacidade mediúnica, as subpersonalidades ou entidades, que podem ser provenientes de seres encarnados, desencarnados ou do paciente mesmo, que afetam sua mente e energia.
  4. Após essa avaliação, os profissionais direcionam as energias por meio de pulsos magnéticos, usando o poder da força mental, para conduzir o paciente ao desdobramento astral.
  5. Através do desdobramento astral, o paciente é encaminhado para uma limpeza ou cura espiritual, nos mundos extra físicos, com o objetivo de afastar tais entidades.
  6. Todo o procedimento pode durar em média 30 minutos e costuma envolver concentração, meditação, proteção energética, orações e projeção da consciência.

O que tratar com a Apometria?

A Apometria pode ser aplicada nos seguintes casos:

  • Obsessões psíquicas
  • Problemas emocionais, como depressão, ansiedade, complexos e distúrbios psicológicos
  • Doenças psicossomáticas
  • Conflitos internos ou externas
  • Doenças que não se descobrem as causas

É perigoso fazer Apometria?

Como a Apometria mexe com energias sutis e forças invisíveis, se não for aplicada de forma correta e por um operador que domine esse conhecimento e o aplique de forma empática, amorosa e consciente, pode vir a piorar os traumas e bloqueios do paciente. Porque através da aplicação da Apometria, a pessoa pode ter contato com situações e experiências terríveis, que ela não está preparada para encarar e compreender.

Nesse contexto, o operador da Apometria precisa ter muita sensibilidade, percepção e tato, quando se tratar de um caso assim, para saber se é conveniente que a pessoa tenha contato com certas experiências do passado, e com partes sombrias de si mesmo, para conduzir o tratamento da melhor forma possível de modo que o paciente consiga assimilá-las sem prejuízos.

Como se aplica a Apometria?

A aplicação da Apometria consiste em emitir pulsos magnéticos, que são emanações energéticas por parte dos doutrinadores (Apometras), para induzir o paciente no desdobramento de sua consciência.

Os pulsos magnéticos são ritmados, compassados e ocorrem através de estalos de dedo com contagem de 1 a 7.

O estalo cria uma irradiação sonora que veicula a força do pensamento dos trabalhadores espirituais e funciona como comandos, valendo-se do som e do ritmo, acompanhados de comando verbal firme e decidido emitidos pelo operador.

Quando se dá o desdobramento, já em planos sutis, o paciente é avaliado por equipes curadoras do mundo espiritual para detectar problemas e desequilíbrios em seus corpos sutis, que inclusive podem ser a causa de alguma doença física nele.

Outras formas de tratar o paciente consiste em fazer uso de diversas aplicações, conforme a necessidade e o problema dele. Como, por exemplo:

  • esterilização espiritual do local de trabalho
  • limpeza energética residencial, a distância
  • desativação de dispositivos astrais maléficos
  • energização através da canalização da energia para o paciente

Tudo isso é viabilizado pelo operador da Apometria, através de sua mediunidade e domínio das técnicas e métodos dessa prática curativa.

Estudos científicos sobre Apometria

Por incrível que pareça, existes estudos científicos que tentam explicar o fenômeno, mesmo este não sendo cientificamente comprovado (veja mais abaixo).

Por exemplo nesse estudo, lê-se que: “ao englobar a ciência moderna, por um lado, e aspectos das tradições afro-brasileiras, por outro, este grupo de cura apela às classes média e média baixa brancas frequentemente perturbadas, fornecendo-lhes um significado terapêutico que, em muitos casos, leva à cura, conversão e a sensação de segurança e proteção que muitas vezes acompanha a identificação e a pertença a um grupo religioso”.

Entre as análises que têm sido feitas para entender o funcionamento das práticas metafísicas com a Apometria, encontramos também essa dissertação apresentada por Karine Mendonça Rodrigues em seu Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Antropologia Social.

Sua análise teve por objetivo identificar o processo de eficácia simbólica relacionada à prática da Apometria, tendo por base um centro espírita e um consultório na cidade de Porto Alegre (RS). Valendo-se da utilização de métodos de observação dos participantes, registro em diário de campo durante a etnografia (registro descritivo da cultura e costumes das pessoas envolvidas) e acompanhamento dos atendimentos com Apometria a consulentes acometidos por câncer, o estudo levantou alguns dados interessantes.

Da interpretação dos dados recolhidos, foi possível identificar os elementos que compõem a Apometria e que permitiram sua eficácia simbólica (o termo simbólica, é utilizado porque tal eficácia não é mensurável cientificamente). Elementos esses associados à linguagem, trabalho com energias e uso da mente.

Tal análise teve a proposta de ser um convite para refletir se de fato existe uma fronteira entre religião e ciência.

Outros estudos e livros propõem a descoberta da eficácia da Apometria como este estudo colombiano e este livro que ensina a técnica.

Especialista explica como é a Apometria

A terapeuta Thelma Regina dá esclarecimentos detalhados, neste vídeo do seu canal, sobre como é conduzido o tratamento através da Apometria:

 Auto-Apometria: a Apometria dirigida por meio de vídeo

Uma alternativa para quem tem dificuldade de fazer uma tratamento com um terapeuta ou equipe de Apometria é fazer a Auto-Apometria.

Por não ter o acompanhamento e a assessoria de um especialista, os resultados podem ser mais restritos, porém é possível obter benefícios, como:

  • mais foco e calma
  • organização mental
  • equilíbrio emocional
  • relaxamento
  • fortalecimento da intenção para a cura
  • reequilíbrio energético
  • revitalização dos corpos sutis

Para poder fazer a Auto-Apometria, seguem 2 vídeos.

O 1º vídeo é do canal Apometria Flor de Lôtus, e contém um áudio narrado pela terapeuta de Apometria Karen Uchôa:

https://www.youtube.com/watch?v=KwWYNb1Fc6c

O 2º vídeo é do canal Sanada Núcleo Terapêutico, que traz a terapeuta em Apometria Cecília Barragan Rezende conduzindo essa prática para que se possa realizar em casa:

Ciência X Fé

A Apometria não é considerada uma ciência, porém diversas pessoas testemunham melhorias em termos de bem-estar e saúde.

Partindo do princípio que nem tudo a ciência consegue dimensionar, medir, definir e explicar, enfim, que não há explicação científica para tudo, curas alternativas podem dar bons resultados, como no caso da Apometria e de outros métodos de cura não convencionais.

Seja como for, a fé e o que está além do mensurável podem desencadear esses bons resultados, mesmo sem existir uma justificativa lógica e científica para isso.

Nesse contexto, espiritualidade e ciência precisam caminhar juntas pois, a ciência que desconsidera os fenômenos espirituais será falha, e a espiritualidade que rechaça a ciência será incompleta.

Com isso, é oportuno ressaltar, que devido a essa questão de não poder mensurar o que não tem comprovação científica, há que se ter cuidado com a fé cega, pois muitos se aproveitam dela para a prática do charlatanismo a fim de enriquecerem.

Para evitar que isso aconteça, é preciso que a lucidez e a fé caminhem juntas, a fim de fazer a melhor opção de tratamento.

Veja mais conteúdos sobre tratamentos de saúde naturais e alternativos em:

Bioenergética – Benefícios e Exercícios Práticos

Método Self-Healing: a cura que vem do movimento e consciência corporal

Acupuntura: o que é, como funciona, benefícios e contraindicações

Reflexologia: massagem maravilhosa da planta dos pés

Conheça a aromaterapia e seus benefícios

Cromoterapia: o que é, benefícios, como usar no dia a dia




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 4 comentários

  1. yeda godoi
    Publicado em 13/02/2023 às 7:27 pm [+]

    gostariade mais conhecimento em apometria


  2. Daia Florios
    Publicado em 14/02/2023 às 2:08 pm [+]

    Oi querida, o que mais você gostaria de saber?


  3. Edineide Da Silva
    Publicado em 07/05/2023 às 3:05 pm [+]

    bom domingo preciso de consultas


  4. Daia Florios
    Publicado em 08/05/2023 às 11:41 am [+]

    Oi querida, não fazemos consultas. Mas sabemos que existe atendimento grátis on Line. Procura no Google, atendimento grátis ou a pagamento. Um abraço <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...