Estes são os alimentos anticâncer que você deve comer todo dia 

Estes são os alimentos anticâncer que você deve comer todo dia 

A alimentação exerce um papel muito importante na saúde, de modo geral. Existem alguns alimentos que contém tantas propriedades benéficas, que seria um erro muito grande não os incluir na dieta. Alguns deles, por exemplo, podem ser excelentes aliados na prevenção de vários tipos de câncer.

Vejamos uma lista dos melhores alimentos anticâncer. Porém, vale uma ressalva: nenhum alimento faz milagres, o papel deles é de auxiliar na promoção de uma boa saúde. De todo modo, incluir bons nutrientes no cardápio é algo que faz bem.

Então, confira abaixo quais são os melhores alimentos para prevenir e combater o câncer, para você comer diariamente:

Alho

Pode notar que o alho está sempre em todas as listas, pois ele é mesmo um superalimento: anti-inflamatório natural, auxiliar no controle dos níveis de pressão sanguínea e colesterol e de um bom sistema imunológico, ele é também um poderoso preventivo no combate ao câncer.

A alicina, componente presente e princípio ativo do alho, pode ajudar a matar células cancerígenas, como demostram alguns estudos já publicados, como este sobre câncer de cólon,

Consumir vegetais, como alho, cebola e alho-poró pode diminuir as chances de ocorrência de câncer de estômago, como demonstra este estudo.

E este estudo sobre a relação entre maior ingestão de alho e redução de riscos de desenvolvimento do câncer de próstata.

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Peixes

Esse tipo de carne, especialmente salmão, cavala e anchovas e outros peixes gordurosos, contém nutrientes, como vitamina D e Ômega 3, que estão associados a um risco menor de alguns tipos de câncer, como o colorretal e do trato digestivo.

Além disso, alguns estudos sugerem que o Ômega 3 pode bloquear o desenvolvimento da doença. O problema desse alimento é que não existe pesca sustentável e Ômega 3 não tem só nos peixes, então vamos para os outros itens da lista.

Vegetais crucíferos

Brócolis, couve-flor, couve e outros vegetais crucíferos contém inúmeros nutrientes. Tais alimentos possuem um componente chamado sulforafano, que tem sido visto em vários estudos como capaz de reduzir células do câncer de mama em até 75% e mesmo matar tais células nos casos de câncer de próstata.

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Leguminosas

Feijão, lentilha, ervilha e outras leguminosas são ricas em fibras. O consumo de tais alimentos pode ajudar na redução dos riscos de desenvolvimento do câncer colorretal e de mama, como mostra este estudo feito na China.

Cenoura

A cor laranja da cenoura ocorre por causa de um componente chamado betacaroteno. Ele ajuda o sistema imunológico e pode prevenir alguns tipos de câncer. Além disso, a cenoura é rica em diversos nutrientes, como vitamina A, K e antioxidantes.

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Tomate

No caso do tomate, a cor vermelha ocorre por causa de uma substância chamada licopeno. Vários estudos confirmaram que o licopeno pode auxiliar na redução dos riscos de desenvolvimento do câncer de próstata.

Maçãs

Os polifenóis presentes na maçã podem ajudar na prevenção de infecções e processos inflamatórios e na redução dos riscos de vários tipos de tumor. Um desses polifenóis, a floretina, inibe uma proteína que pode acelerar o crescimento de células cancerígenas, o que faz da maçã um alimento importante para prevenção de vários tipos de câncer.

Frutas vermelhas

Frutos selvagens, doces e pequenos, com uvas, mirtilos e amoras, têm propriedades antioxidantes. A antocianina, presente nas amoras pretas, pode ajudar na diminuição dos biomarcadores causadores do câncer de cólon. Já os mirtilos podem prevenir o crescimento de tumores na mama.

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Frutas cítricas

Laranja, limão, tangerina, kiwi são frutas com diversos nutrientes. Um estudo demonstrou que o consumo frequente desses alimentos pode diminuir as chances de desenvolvimento de cânceres do trato respiratório superior e digestivo.

Nozes

Oleaginosas são excelentes preventivos contra o câncer, como atesta o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer. A Castanha-do-Pará, por exemplo, é rica em selênio e pode ajudar a proteger contra o câncer de pulmão.

Já as nozes contêm uma substância chamada pedunculagina, que quando metabolizada pelo organismo, pode ajudar na prevenção do câncer de mama.

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Azeite

O consumo regular de azeite pode diminuir os riscos de desenvolvimento de câncer de mama, do sistema digestivo e colorretal. Não à toa, o azeite é também considerado um alimento essencial para a saúde.

Canela

Além de dar aquele gostinho especial às receitas, a canela também pode ajudar a bloquear a propagação de células cancerígenas, especialmente o extrato de canela.

Cúrcuma

Outro alimento bem-visto pelos benefícios que traz à saúde, a cúrcuma contém uma substância chamada curcumina, que tem poder anti-inflamatório, antioxidante e de prevenção de vários tipos de câncer. Ela pode ajudar a retardar as células cancerígenas do pulmão, próstata e mama, além de diminuir as lesões de cólon que poderiam se tornar cancerosas.

A cúrcuma tem muitos benefícios comprovados pela ciência. Coloque em nossa barra de pesquisa a palavra cúrcuma e veja quantos artigos e pesquisas temos sobre essa linda especiaria dourada.

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Linhaça

As fibras presentes na linhaça atuam como preventivas do câncer colorretal, de prostata. pulmões, ovários e de mama, como demonstrado em estudos. O consumo desse tipo de semente pode ajudar na diminuição e morte de células cancerosas.

Alimentação contra o câncer

Uma alimentação balanceada e variada é a base da boa saúde. Existem muitos estudos sobre a relação da alimentação com a prevenção do câncer e outras doenças.

Infelizmente, muita gente no mundo passa fome e ou não tem acesso à comida de qualidade. Mas comer bem nem sempre é sinônimo de gastar muito porque a comida saudável mesmo, é aquela feita em casa.

No Brasil existem muitos alimentos nativos, super saudáveis e econômicos. A ora-pro-nóbis é só o exemplo mais famoso.

As regras básicas que todos podemos seguir, para se alimentar sem gastar muito, são:

  • compre alimentos da estação
  • compre alimentos típicos locais
  • compre direto do produtor sempre que possível
  • coma o quanto mais colorido melhor
  • coma o quanto mais variado e equilibrado melhor
  • cozinhe seu próprio alimento
  • prefira frutas e legumes como merenda, em vez de alimentos industrializados

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