Outubro Rosa 2018 – Prevenção e Autoexame do Câncer de Mama

Outubro Rosa 2018 – Prevenção e Autoexame do Câncer de Mama

O mês de Outubro é conhecido mundialmente como “Outubro Rosa” e tem por objetivo reforçar trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a 28% dos casos novos a cada ano.

A campanha do Outubro Rosa foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde no início dos anos 90 com o intuito de compartilhar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Recentemente, o câncer de colo de útero também foi incluído nessa campanha devido ao aumento significativo do número de casos no decorrer dos anos.

O símbolo desta campanha é um laço rosa, cor que simboliza a mulher. É por este motivo que durante o mês de Outubro nos deparamos com fachadas de empresas e locais públicos iluminados ou pintados dessa cor.

DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA

O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento contra qualquer tipo de câncer. No câncer de mama, especificamente, a realização anual da mamografia para mulheres a partir dos 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente.

PREVENÇÃO E AUTOEXAME

O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas. Porém, o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biópsia, os quais podem definir o tipo de câncer e a sua localização.

Por isso, além do autoexame, é necessário manter uma rotina de consultas periódicas com o ginecologista para ajudar na prevenção contra o câncer não só de mama, mas também o de colo de útero.

A prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, como por exemplo: alimentação, controle do peso e atividades físicas que ajudam a reduzir em até 28% o risco do desenvolvimento de câncer de mama. Além disso, recomenda-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

AMAMENTAÇÃO

A amamentação beneficia não só a saúde do bebê, mas também a da mãe, principalmente na prevenção contra o câncer de mama. Segundo estudo realizado em 2002 com mulheres de 30 nacionalidades diferentes, o risco de contrair câncer de mama diminuiu 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA

outubro rosa 2018

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns se desenvolvem mais rapidamente e outros não.

Dentre os sintomas deste tipo de câncer, destacam-se:

  • Caroço (nódulo), geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do seio ou saída de líquido em um dos mamilos;
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região abaixo dos braços (axilas).

Os homens também podem desenvolver câncer de mama, porém a porcentagem de casos é baixa, estimada em cerca de 1% comparado às mulheres.

TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Confirmado o diagnóstico de câncer de mama, inicia-se o tratamento de retirada parcial ou total da mama, acompanhada de tratamentos quimioterápicos como a própria quimioterapia e radioterapia no local de onde foram retirados os nódulos.

Este procedimento faz com que possíveis células danificadas que restaram no organismo sejam destruídas com a ação dos remédios aplicados, com o intuito de não ocorrer um processo chamado metástase, que é quando as células cancerígenas se multiplicam e se espalham pelos demais órgãos do corpo.

Embora seja o único tratamento capaz de destruir o câncer atualmente, a quimioterapia provoca muitos efeitos colaterais, dos quais o mais evidente é a perda de pêlos e cabelos, algo que mexe muito com a vaidade e autoestima das mulheres.

E é justamente por este motivo que campanhas como o Outubro Rosa foram criadas, pois além de conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce através do autoexame, também promovem uma maior interação e oferecem alternativas para a questão psicológica tanto das pacientes quanto dos familiares e amigos.

Ver os cabelos caindo aos montes, mexe com o psicológico de qualquer pessoa, até mesmo de quem não tem a doença. Imagine só a dor e sofrimento de quem sabe que isso está ocorrendo devido ao tratamento contra o câncer? Ainda bem que campanhas como essas são criadas, pois muitas mulheres que passaram ou estão passando por este problema podem compartilhar suas experiências e fortalecer umas às outras.

Até mesmo as pessoas que convivem com as mulheres que sofrem com o câncer aprendem mais sobre essa doença tão cruel e se preparam para dar todo apoio e suporte que elas tanto necessitam.

DICAS DURANTE O TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

É verdade que nem todo mundo tem estrutura psicológica e emocional para lidar com a doença, por isso mesmo é importante conhecer histórias de pessoas que venceram o câncer com garra e elevada autoestima.

Se a pessoa sofre com a aparência devido à queda de cabelos, por exemplo, aqui vão algumas dicas:

  • Use e abuse de lenços e chapéus que também protegem a pele do Sol
  • Faça uma maquiagem leve para disfarçar as sobrancelhas falhadas ou a falta delas
  • Enquanto se sentir disposta, faça uma caminhada e exercícios leves, pois atividades físicas liberam endorfina e melhoram o humor
  • Pigmentações e tatuagens nos mamilos reconstruídos são uma opção para quem quer disfarçar a ausência ou deformação nos seios
  • Permita-se redescobrir a vida após o câncer… Os cabelos vão crescer e o tratamento vai acabar

OUTRAS DICAS IMPORTANTES!

O SUS oferece assistência gratuita para prevenção e tratamento contra o câncer de mama. Além disso, iniciativas como as Amigas do Peito, utilizam o afeto como estratégia de superação em um grupo de pacientes com câncer de um Hospital Federal.

Uma última informação importante é sobre o benefício do saque do FGTS e do PIS/Pasep, auxílio-doença, acompanhante e isenção do Imposto de Renda como medidas de apoio às mulheres com câncer de mama. No site do Ministério do Trabalho tem todas as informações para esses casos. Informe-se!

Por isso, é sempre bom estar informado e correr atrás dos recursos e benefícios que surgem a cada ano para tornar a vida das pessoas, principalmente mulheres com câncer de mama, menos sofrida e mais fortalecida. Vamos nos unir nessa batalha e compartilhar cada vez mais informações importantes como esta.

Faça parte desta campanha!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *