Cenouras: 10 benefícios e motivos para comer todo dia


As cenouras são cheias de benefícios para a saúde. Vamos aqui falar sobre alguns dos principais motivos para incluir mais cenoura no teu dia a dia, especialmente quando temos cenouras frescas, recém colhidas no nosso jardim.

Podemos comer cenouras cruas, em vinagrete ou picles ou mesmo cozidas e temperadas com um fio de azeite cru, para obter seus vários efeitos benéficos para a saúde.

É um dos petiscos mais saudáveis que existem e até as crianças vão gostar.

Não se esqueça também que, na centrífuga, com cenouras cruas, pode-se preparar sucos caseiros muito gostosos e saudáveis.

Por que comer cenoura com mais frequência

Melhora a fertilidade masculina

Por essa você não esperava! Atenção homens! Você sabia que as cenouras podem melhorar a fertilidade masculina e melhorar a qualidade do esperma?

Pesquisadores norte-americanos apontam que o consumo de frutas e legumes de cores alaranjadas ou amarelas, como a cenoura, o melão e a batata-doce, pode melhorar a qualidade do esperma em até 10%. Esta pesquisa foi publicada na revista Fertility and Sterility com o título de “Semen quality in relation to antioxidant intake in a healthy male population” em base a um trabalho da equipe de Jorge Chavarro, pesquisador norte-americano.

Aumenta a expectativa de vida

Outra pesquisa também norte-americana liderada por Li Chaoyang, inserida no “Third National Health and Nutrition Examination Survey”, avaliou 15.000 voluntários durante 20 anos e constatou que os níveis de alfa-caroteno no sangue, são inversamente proporcionais ao risco de morte.

Ou seja, a ingestão rotineira de frutas frescas e vegetais ricos em antioxidantes naturais, como o caroteno encontrado na cenoura, ajuda a prevenir a morte prematura.

Cenouras ajudam muito na luta contra a obesidade infantil

Pesquisas feitas em duas universidades norte-americanas, no Texas e na Carolina do Sul, publicadas no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics afirmam que uma dieta balanceada onde se inclui vegetais de folhas verdes, como espinafre e brócolis, legumes de cor amarela e alaranjada, como a cenoura e frutas amarelas, como a laranja, ajudam a combater a obesidade infantil, o que é fundamental para a manutenção da saúde das crianças.

Cenouras são saudáveis ​​cruas ou cozidas

As cenouras são boas para sua saúde, cruas ou cozidas, mas por razões diferentes.

Se você quiser absorver melhor o beta-caroteno – um precursor da vitamina A – encontrado na cenoura, melhor comê-las cozidas e temperadas com um fio de azeite de oliva.

O beta-caroteno, é mais facilmente assimilado pelo corpo depois que o alimento passe por um cozimento rápido.

A vitamina A é solúvel em gordura e, por isso, para sua absorção é importante acompanhar o prato com uma gordura saudável como o azeite extra-virgem.

Porém, por outro lado, no cozimento algumas vitaminas como a vitamina C, que são sensíveis ao calor, se deterioram.

Então, o melhor mesmo e comer cenouras dos dois jeitos, cruas e cozidas.

As cenouras são amigas da pele e da beleza

Alguns pesquisadores escoceses, em um estudo publicado na revista científica PLoS ONE, analisaram os hábitos alimentares de 35 estudantes universitários durante seis semanas. Como resultado constatou-se que as pessoas que consumiam regularmente frutas e legumes de cores amarelo, vermelho e laranja, com especial referência para as cenouras e sua riqueza em beta-caroteno, apresentavam a pele muito mais relaxada e rosada.

Comer cenoura favorece o bronzeado

Comer cenouras, e outros alimentos de cor laranja, ajuda a promover um bonito bronzeado, o que muita gente sabe.

E isso acontece porque as cenouras são ricas em beta-caroteno, que é estimulante da melanina, substância que promove a coloração da pele e protege contra os raios ultravioletas.

Cenouras fazem bem à vista

As cenouras contêm grande quantidade de vitamina A, que é muito importante para a saúde da visão, contribuindo especialmente para aguçar a visão noturna e para proteger os olhos.

Outros alimentos bons para a vista são abóbora, melão e abricó.

Cenouras ajudam no combate ao envelhecimento

A presença da vitamina C e do beta-caroteno faz das cenouras, um dos legumes particularmente ricos em antioxidantes, substâncias úteis para combater os radicais livres e o envelhecimento.

Em geral, comer frutas e vegetais, ajuda a manter a saúde e a prevenir a morte prematura. Entre os alimentos mais ricos em antioxidantes estão morangos, amoras, pitangas, tomates, mirtilos e pimentas.

Comer cenouras faz bem ao intestino

O consumo de cenouras é recomendado no caso de diarreia por sua riqueza de vitaminas, o que ajuda a reintegrar o organismo, e pela pectina, útil para o funcionamento do intestino.

As cenouras podem ser comidas na forma de purê, ou como suco fresco para ser consumido à temperatura ambiente.

Leia também: 7 RECEITAS ALTERNATIVAS AO PURE DE BATATAS

Para prevenir o câncer de cólon

Pesquisadores da University of Queensland estudaram os benefícios da cenouras negras para prevenir o câncer de cólon. Polifenois e fibras, duas das substâncias que existem em abundância nas cenouras negras, seriam a chave para os efeitos antitumorais desses vegetais.

Em particular, as fibras que transportam os polifenois para o cólon, podem desempenhar um efeito preventivo sobre o câncer nesta parte do corpo.

E aí, deu para entender que motivos não faltam para incluir mais cenoura no teu dia a dia. Além do mais, este é um alimento super versátil, que dá para colocar em todo lugar.

Uma dica para fechar, é sempre colocar um pedaço inteiro de cenoura no molho de tomate para tirar a acidez do fruto 🙂

Resumo Benefícios da Cenoura

Resumo Benefícios da Cenoura

Bom apetite!

Talvez te interesse ler também:

CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VARIOS TIPOS DE VEGETAIS

COMO PLANTAR CENOURA EM VASO. DICAS PRÁTICAS DE CULTIVO!

BOLO DE CENOURA: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...