Como plantar cenoura em vaso. Dicas práticas de cultivo!


Você sabia que a cenoura, originalmente, não é cor-de-laranja? Pois é – cenoura pode ser roxa, vermelha e até branca ou amarela. Tem cenoura que germina no inverno, tem cenoura de verão, cenoura que gosta de frio, outras nem tanto. Mas, para cultivar cenoura você vai precisar é de profundidade e terra solta, sol e água.

Vale a pena tentar cultivar suas próprias cenouras – esses tubérculos são ricos em vitaminas e pró carotenos, sais minerais e fibras importantes para se manter a saúde do nosso organismo, dos olhos (vitamina A) ao intestino. E mais, com cenouras você pode fazer bolos, pães, massas, molhos, sopas, cremes, sucos e até chips crocantes – dê uma olhada nas nossas diversas receitas, você vai gostar.

Veja as receitas de chips aqui: CHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA

Plantando cenouras em vaso

Uma vez já contei como se pode reproduzir a rama, folhagem, da cenoura a partir de uma cenoura comprada no supermercado – é, mas dessa maneira, na água ou na terra, você só terá a rama e até as flores da cenoura pois, o tubérculo não ser formará. As ramas da cenoura, no entanto, também são importantíssimas – atraem abelhas e são comestíveis.

Leia mais: CENOURA: COMO CULTIVAR EM CASA

Mas para ter cenoura, veremos aqui como plantar em vaso

1. Semeie as sementes que escolher (da variedade que preferir) diretamente no local definitivo – cenoura não gosta de transplante.

2. Escolha um vaso alto (no mínimo com 25 cm) ou garrafa pet, como preferir

3. Se o vaso tiver a boca larga (20 cm de raio) você poderá plantar até 5 mudas

4. Semeie as cenouras com uma distância de 5 a 7 cm entre cada semente, em buraquinho raso, em terra umedecida

5. Recubra as sementes com o substrato

6. Tenha cuidados ao regar, para não tirar as sementes do lugar, não deixar a terra encharcada – a drenagem do vaso tem que permitir que a água escorra bem.

7. Dependendo do cultivar escolhido, suas cenouras estarão prontas para serem colhidas entre 75 e 100 dias após a sementeira.

plantar cenoura

Alguns cuidados e macetes no cultivo de cenoura em vaso

1. Mantenha o vaso ao sol direto – cenoura sem sol não cria tubérculos saudáveis ou, mesmo, pode até nem gerá-los

2. Escolha um substrato leve, arenoso, porém rico em matéria orgânica – cenoura boa não nasce apertada ou em terra pesada

3. Mantenha a terra sempre úmida – cenoura que passa sede não fica gostosa, fica fibrosa, rachada

4. Recubra a cenoura enquanto ela vai crescendo – a cenoura, tubérculo, crescerá fora da terra caso não seja recoberto e, ficará amargoso

5. Verifique a saúde das suas cenouras pela cor das folhas – se amarelarem antes do tempo, veja se não há ácaros na planta (lave-as com água de fumo e sabão, é uma solução prática)

COMO RECONHECER A CARÊNCIA NUTRITIVA DAS PLANTAS PELO ASPECTO DE SUAS FOLHAS

6. O melhor adubo para a cenoura é o esterco bem curtido mas, em casa vai ficar difícil então, você poderá usar húmus de minhoca misturado com fertilizante líquido fresco – você precisará adubar a cenoura, uma vez por semana, pois seu vaso não tem como buscar alimento, não é?

ADUBO ORGÂNICO: 9 FORMAS NATURAIS DE ADUBAR A TERRA DO JARDIM E VASO

Especialmente indicado para você:

CENOURAS: 10 BENEFÍCIOS E RAZÕES PARA COMÊ-LAS COM MAIS FREQUÊNCIA

CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VÁRIOS TIPOS DE VEGETAIS

COMO FAZER SABÃO CASEIRO USANDO CENOURA E CALÊNDULA EM APENAS 5 PASSOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...