Zinco como prevenção à Covid-19. Quais alimentos contêm

Zinco como prevenção à Covid-19. Quais alimentos contêm

O zinco é um mineral essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e diversos estudos, linkados ao longo deste conteúdo, têm apontado e comprovado que esse nutriente é fundamental para fortalecer a imunidade e evitar diversas infecções, entre as quais, a pandêmica Covid-19.

Além disso, a ingestão de zinco contribui para recuperação do corpo da ação das infecções, atenuando os sintomas, principalmente os relacionamos a comprometimentos respiratórios.

Saiba com as informações a seguir, porque o zinco tem sido recomendado por especialistas para prevenir ou ajudar na recuperação da saúde frente ao novo coronavírus.

Zinco: que mineral é esse?

Segundo a revisão clínica intitulada: Zinco: um Micronutriente Essencial, publicada na American Family Physician

“O zinco é um micronutriente essencial para o metabolismo humano que catalisa mais de 100 enzimas, facilita o dobramento de proteínas, e ajuda a regular a expressão genética.

Em suma, o zinco é um mineral que atua na produção de substâncias que fortalecem a imunidade e contribuem para o equilíbrio e a regeneração das células.

Veja mais informações sobre a importância do zinco para nossa saúde em:

Zinco no tratamento ou prevenção à Covid-19

Em  carta aberta direcionada à comunidade científica, o médico norte-americano Dr. Vladmir Zelenko, informou que vem utilizando o zinco, juntamente com outros medicamentos, como tratamento para doentes acometidos pela Covid-19, assim como tem ocorrido em países como China, Coréia do Sul e França.

Seguindo esse protocolo de tratamento, o Dr. Zalenko alega ter tido bons resultados e diversos médicos de diversos países, mostraram interesse em utilizar e incluir o zinco no protocolo no tratamento da Covid-19.

Uma das razões para a administração do zinco ter se mostrado eficaz no tratamento da Covid-19, é que esse nutriente tem sido considerado eficaz para a inibição da replicação do vírus, na modulação da resposta imunológica e na redução da expressão de citocinas pró-inflamatórias.

Vale salientar que, apesar dos resultados satisfatórios, há necessidade de mais estudos para comprovar a eficácia da administração desse suplemento, nos tratamentos contra a Covid-19.

Funções do zinco no organismo humano

O zinco é necessário para o bom funcionamento do metabolismo, tendo participação nas funções  dos sistemas:

  • reprodutivo
  • cardiovasculares
  • cerebral
  • muscular
  • nervoso
  • e imunitário

Além destas funções, o zinco atua no combate a quadro inflamatórios, favorecendo a resistência humana às doenças infecciosas.

Outras funções que o zinco desempenha no organismo humano são:

  • tem ação antioxidante, combatendo os efeitos dos radicais livres  e contaminações
  • atua no crescimento do corpo
  • é um nutriente essencial para formação das estruturas proteicas,
  • age na organização e formação de macromoléculas como DNA e RNA
  • contribui no processo de adaptação da visão noturna
  • aumenta e estimula o sistema imunológico
  • coopera  no desenvolvimento de linfócitos (células de defesa do organismo)

Saiba mais funções e propriedades do zinco em:

Sintomas e doenças em decorrência da deficiência de zinco

A carência de zinco pode desencadear vários distúrbios e problemas de saúde, tais como:

  • enfraquecimento da imunidade, tornando o corpo vulnerável a infecções por vírus e bactérias
  • emagrecimento
  • diminuição dos níveis de testosterona
  • redução da produção dos hormônios sexuais
  • inflamação na língua
  • perda muscular
  • deformação nas unhas
  • problemas de pele, como dermatite de vários tipos
  • irritação
  • letargia
  • depressão;
  • diarreia
  • lesões orais
  • alopecia
  • anorexia
  • comprometimento no crescimento
  • mau funcionamento do fígado
  • propensão ao contágio de infecções ou desenvolvimento de inflamações.

Causas da deficiência de zinco

A deficiência de zinco pode ser provocada por várias causas como:

  • má-alimentação ou desnutrição
  • alcoolismo
  • doença inflamatória intestinal
  • síndromes de má-absorção de nutrientes pelo organismo
  • tabagismo
  • problemas metabólicos
  • uso de certas drogas medicamentosas

Suplementação de zinco

A suplementação de zinco – quando necessária e recomendada por um médico ou nutricionista – pode ser eficaz para a prevenção de infecções, principalmente respiratórias; no combate à diarreia e baixa-imunidade, além de outros problemas de saúde gerados pela deficiência desse nutriente.

O zinco, em combinação com nutrientes antioxidantes, também pode contribuir para retardar a progressão da degeneração macular. Além disso, esse mineral pode ser  eficaz no tratamento da doença de Wilson (má absorção e acúmulo do cobre no fígado).

Reações adversas pelo mau uso do zinco

O zinco é bem tolerado, quando administrado em doses adequadas, recomendadas por um médico e sob sua supervisão.

Quando em excesso ou utilizado de forma indevida pode apresentar efeitos adversos, como:

  • supressão da imunidade
  • diminuição dos níveis de colesterol bom, lipoproteínas de alta densidade (HDL)
  • anemia
  • deficiência de cobre
  • complicações geniturinárias

Devido às possibilidade de reações adversas, é bom frisar que é preciso consultar um médico antes de fazer suplementação de Zinco para, além de não gastar dinheiro à toa, não colocar em risco a própria saúde.

Alimentos que contêm zinco

Alguns alimentos naturais e saudáveis são fontes de zinco, como:

  • sementes de abóbora
  • sementes de gergelim
  • sementes de linhaça
  • germe de trigo
  • aveia
  • missô (pasta de soja)
  • tempeh (soja fermentada)
  • cereais integrais
  • brócolis
  • cacau
  • chocolate amargo
  • amendoim
  • castanha de caju
  • castanha do Pará
  • nozes
  • amêndoas
  • feijões
  • lentilha
  • ervilha
  • grão-de-bico
  • pistache
  • tofu
  • noz-pecã

Vale a pena incluir esses alimentos no dia a dia pois, além de fornecerem zinco, são fontes de outros nutrientes de vital importância. Uma alimentação saudável, rica e variada é fundamental para a saúde.

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