Os poderes mágicos e medicinais do alho: todos os benefícios


Diz a lenda que alho espanta vampiros e diz a ciência que alho espanta doenças. Aí está uma planta cheia de histórias, benefícios e poderes mágicos.

Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, costumava prescrever alho para tratar uma variedade de condições médicas.

Como dizia Hipócrates:

“Que o alimento seja o seu remédio, e o remédio seja o seu alimento”.

Vamos conhecer os benefícios comprovados e outros poderes mágicos do alho.

Não hesite em consumir este rico alimento, um grande aliado para uma boa saúde!

Propriedades medicinais do alho

O alho (Allium sativum) é uma planta da família das amarilidáceas, herbáceas perenes, bulbosas ou rizomatosas. O gênero Allium inclui  cebolas, cebolinhas e alho-poró.

Cada segmento de um bulbo de alho é conhecido como “dente do alho“. Há cerca de aproximadamente 10 a 20 dentes em um único bulbo.

Ao longo da história antiga, seu principal uso foi medicinal, dadas as suas propriedades curativas.

A maioria de seus benefícios para a saúde são causados ​​por compostos de enxofre formados quando um dente de alho é picado, esmagado ou mastigado.

O poder da alicina

O mais famoso composto de enxofre do alho é conhecido por alicina.

A alicina é um composto instável que está presente por pouco tempo no alho fresco depois de cortado ou esmagado.

Há outros compostos existentes no alho que podem desempenhar papeis importantes para a saúde como

  • dissulfeto de dialila
  • e  cisteína de s-alila

Os compostos de enxofre do alho entram no corpo a partir do trato digestivo e percorrem todo o organismo, onde exercem seus potentes efeitos biológicos.

10 benefícios do alho para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do alho para a saúde e alguns estudos que os comprovam:

É altamente nutritivo

O alho é incrivelmente nutritivo!

Um dente de alho cru (com aproximadamente 3 gramas) contém:

  • Manganês: 2% do Valor Diário (DV);
  • Vitamina B6: 2% do VD;
  • Vitamina C: 1% do VD;
  • Selênio: 1% do VD;
  • Fibra: 0,06 gramas;
  • Quantidades consideráveis de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1.

Em apenas um dente de alho, é possível encontrar um total de 4,5 calorias, 0,2 gramas de proteína e 1 grama de carboidratos. Além de conter vários outros nutrientes.

Literalmente, o alho contém um pouco de quase tudo que você precisa!

Melhora o sistema imunológico

Suplementos de alho são conhecidos por aumentar a função do sistema imunológico.

Este estudo científico descobriu que um suplemento diário de alho reduziu o número de resfriados em 63 % em comparação com um placebo.

Esse outro estudo descobriu que altas doses de extrato de alho envelhecido (2,56 gramas por dia) reduziu o número dos dias doentes com resfriado ou gripe em 61%.

Além de a ciência confirmar a eficácia do tratamento de resfriados usando alho (conselho da vovó: chá de alho com cebola, água de alho, mastigar alho cru e comer um dente de alho cozido), para muitas curandeiras e outros tipos de medicinas não convencionais, o poder do alho e sua simbologia é algo muito mais profundo, considerado uma potente planta de proteção espiritual.

Pode reduzir a pressão arterial

Doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e derrames são as maiores causas de doenças no mundo. Pressão alta ou hipertensão é um dos fatores comuns dessas doenças.

Pesquisas em humanos descobriram que os suplementos de alho têm um impacto significativo na redução da pressão arterial em pessoas com pressão alta.

De acordo com este estudo, 600 a 1.500 mg de extrato de alho envelhecido foram tão eficazes quanto o medicamento Atenolol na redução da pressão arterial durante um período de 24 semanas.

As doses de suplementos devem ser bastante altas para ter os efeitos desejados. A quantidade necessária é equivalente a cerca de quatro dentes de alho por dia.

Mas você não deve se automedicar nunca. Além de abaixar a pressão, o alho pode causar outras reações adversas indesejadas.

Leia mais:

Abaixa o colesterol ruim

O alho melhora os níveis de colesterol, o que pode diminuir o risco de doenças cardíacas. Segundo estudos, o alho também é capaz de diminuir o colesterol total e o LDL, o colesterol ruim.

Para as pessoas com colesterol alto, os suplementos de alho parecem reduzir o colesterol total e/ou LDL em cerca de 10 a 15%.

Nesta pesquisa, ao observar especificamente o colesterol LDL (ruim) e o HDL (bom), o alho parece diminuir o LDL, mas não tem efeito confiável sobre o HDL.

Contra o Alzheimer e a demência

Você sabia que o dano oxidativo causado pelos radicais livres contribui para o processo de envelhecimento?

O alho tem um efeito milagroso: contém antioxidantes que ajudam os mecanismos de proteção do corpo contra danos oxidativos.

Altas doses de suplementos de alho demonstraram aumentar as enzimas antioxidantes em humanos, além de reduzir significativamente o estresse oxidativo em pessoas com pressão alta.

Os efeitos combinados na redução do colesterol e da pressão arterial, bem como as propriedades antioxidantes, podem reduzir o risco de doenças cerebrais comuns como doença de Alzheimer e demência.

Vida longa com alho

Dados os efeitos benéficos do alho em fatores de risco importantes, como pressão arterial, colesterol alto, faz sentido dizer que o alho ajude a viver mais e melhor, dada também a sua força  em reduzir o estresse oxidativo que envelhece e causa doenças. 

O fato de poder combater doenças infecciosas também é um fator importante, pois são causas comuns de morte, especialmente em idosos ou pessoas com sistema imunológico disfuncional.

Melhora o desempenho físico

O alho foi uma das primeiras substâncias “melhoradoras de desempenho” usadas na Grécia antiga.

Resultados de pesquisas mostram que pessoas com doenças cardíacas que tomaram óleo de alho por 6 semanas tiveram uma redução de 12% na frequência cardíaca máxima e melhor capacidade de exercício.

Outros estudos sugerem que a fadiga induzida pelo exercício pode ser reduzida com alho.

Alho detox

Em altas doses, os compostos de enxofre no alho demonstraram proteger contra danos nos órgãos causados ​​​​pela toxicidade de metais pesados.

Um estudo realizado durante quatro semanas em funcionários de uma fábrica de baterias de automóveis (exposição excessiva ao chumbo) descobriu que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%.

Também reduziu muitos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dores de cabeça e pressão arterial.

De acordo com os resultados, três doses de alho por dia superaram o tratamento com o fármaco de D-penicilamina na redução dos sintomas.

Pode melhorar a saúde óssea

Estudos com roedores mostraram que pode minimizar a perda óssea aumentando o estrogênio em fêmeas.

Uma outra pesquisa com mulheres na menopausa descobriu que uma dose diária de extrato de alho seco (igual a 2 gramas de alho cru) diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênio.

Isso mostra que a suplementação com alho pode ter efeitos benéficos na saúde óssea em mulheres.

Alimentos como alho e cebola também podem ter efeitos benéficos na osteoartrite.

Consulte um médico

Não obstante os benefícios maravilhosos do alho, consulte um médico para usar esse alimento como remédio natural, principalmente em forma de suplemento. Não gaste dinheiro à toa nem coloque sua saúde em risco, principalmente se já estiver tomando outros medicamentos.

O alho e suas propriedades mágicas…

O alho é mais comumente picado e incluído em pratos de comida ou tomado como suplemento.

Ma em uma perspectiva espiritual, o alho cura o chakra da raiz e é usado como símbolo de proteção.

A história conta: os romenos usavam alho para repelir vampiros, colocando-o pela casa e esfregando-o em suas portas, janelas e portões.

Ao longo dos anos, o alho foi usado como defesa contra tudo, desde doenças e venenos até proteção contra magia e ocorrências sobrenaturais.

Esse significado histórico é uma das razões pelas quais, na cultura moderna, o alho é considerado uma defesa contra criaturas sobrenaturais, como vampiros.

Um dos costumes e rituais é que, mesmo na morte, os romenos ungiam o corpo com alho e colocavam um pouco na boca do falecido para evitar que espíritos malignos entrassem no corpo.

Já em algumas tradições budistas, diz-se que o alho (junto com outras especiarias) estimula impulsos sexuais e agressivos em detrimento da prática da meditação.

No antigo Egito, alho e cravos bem preservados foram encontrados na tumba do rei Tutancâmon.

Escravos judeus no Egito também usavam alho para prevenir doenças e o levavam consigo depois de fugir.

Durante os primeiros jogos olímpicos, o alho era usado pelos atletas antes de competirem para melhorar o desempenho, bem como para proteger a pele contra venenos ou toxinas.

Hipócrates, o Pai da Medicina, como dissemos antes, usava o poderoso alho de maneira terapêutica.

Símbolo de proteção

Além da Romênia, outros países usaram esta erva para afastar além de vampiros, maus espíritos.

Na China e na Malásia, os pais costumam manchar a cabeça de seus filhos com alho para protegê-los. Especificamente na China, o alho também é visto como uma sorte e muitas vezes é dado a futuros pais na esperança de que eles tenham muitos filhos.

Os antigos gregos usavam o alho como proteção contra os maus espíritos.

O autor romano Plínio o recomendava como defesa contra cobras venenosas e escorpiões. Plínio também observou que o alho poderia funcionar como um poderoso afrodisíaco, uma associação presente também no Talmude judaico.

As pessoas nas Índias Ocidentais usam como um amuleto contra vários espíritos malignos.

Atualmente, é usado como uma forma de dissipar a negatividade, repelir os ladrões e prevenir a inveja e o ciúme.

Pendurar um alho em casa é uma ótima maneira de abençoar um novo lar.

Depois de saber sobre os benefícios deste rico alimento, suas utilizações mágicas e curiosidades, nos conte: quais são suas maneiras favoritas de usar o alho?

Talvez te interesse ler também:

Os melhores chás anti-inflamatórios

Cebola e alho: vem da natureza a ajuda para evitar câncer de estômago 

Como plantar alho na varanda em 6 dicas 

Coentro: uma erva com poder de remover metais pesados do corpo

Curas e remédios naturais para gripes e resfriados

Ciboulette (Cebolinha Francesa): benefícios, usos e receitas

Cebola: benefícios, propriedades nutricionais e usos medicinais

10 ervas e alimentos que você tem em casa sem saber que são medicinais




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...