Quais são as cobras mais venenosas do mundo?


As cobras (nome comum dado às serpentes) são animais cercados de mistério e curiosidades que, muitas vezes, infelizmente, assustam as pessoas em geral, protagonizando até mesmo filmes de terror. Mas essa imagem de que as cobras são do mau, é um erro. Os animais em geral não têm a inteligência e a maldade que têm os homens, e apenas atacam quando se sentem ameaçados.

As serpentes são animais de sangue frio (pecilotérmicos), ou seja não mantêm a temperatura corporal e por isso são importantes como indicadores biológicos e ambientais, uma porque são sensíveis às mudanças climáticas, sofrem com o aumento da temperatura, e outra porque, por serem animais que não se mudam de um lugar para outro, qualquer alteração em seu habitat é detectado por eles.

Não apenas as serpentes mas todos os animais são parte de uma cadeia alimentar. As cobras ora atuam como presas ora como predadoras e para um meio ambiente equilibrado elas também tem sua importância no ecossistema, para que não haja superpolução nem tampouco extinção de algumas espécies.

Por isso, vale lembrar: não mate nenhum animal por medo ou preconceito. Respeite-os.

Como esses animais ao mesmo tempo, felizmente, também acendem verdadeira paixão e interesse, apresentamos a lista das serpentes mais venenosas do mundo. Lembremos mais uma vez: só atacam se ameaçadas.

Cobras venenosas do Brasil

Por sua vastíssima biodiversidade, o Brasil tem uma série de cobras muito diferentes e bem venenosas. A mais conhecida é a Coral-verdadeira, que tem um veneno muito mais tóxico do que a segunda serpente mais perigosa do país, a Jararaca-ilhoa.

Cobras venenosas do Brasil

foto: wikipedia.org

Entretanto, se você acha que a Coral-verdadeira é uma das principais serpentes venenosas do mundo, engana-se; não aparece sequer entre as 10 mais. Quer saber quais são as 5 principais? Veja a seguir.

As 5 cobras mais venenosas do mundo

Inland Taipan (Oxyuranus microlepidotus)

Considerada a cobra mais venenosa do mundo, uma de suas picadas pode matar 250 mil ratos, ou 100 homens, sendo 50 vezes mais mortífera que uma Naja. Atinge 2 metros e meio de comprimento, sendo seu habitat preferido as planícies com pouca vegetação, mesmo porque esta espécie usa as rachaduras no solo para fugir do calor e dos predadores. É raramente encontrada na natureza e não ataca com frequência. Se alimenta de roedores e pequenas aves.

Inland Taipan

foto: wikipedia.org

Cobra-Marrom (Pseudonaja textilis)

A cobra-marrom é considerada a segunda mais venenosa do mundo. Originária da Austrália, cerca de 1/500 grama de seu veneno é suficiente para matar um ser humano adulto. Seu veneno apresenta neurotoxinas e coagulantes do sangue. A cobra marrom não ataca com frequência, apenas reage ao movimento – como faz a maioria dos animais. Esta cobra se alimenta de ratos, pequenos pássaros, sapos, ovos e não raramente de outras cobras também.

Cobra-Marrom

foto: wikipedia.org

Krait Comum (Bungarus caeruleus)

A krait comum (também conhecida como krait indiana ou krait azul) é uma espécie de cobra venenosa do gênero Bungarus, encontrada nas selvas do subcontinente indiano. É um membro das “quatro grandes” espécies ligadas à acidentes ofídicos em seres humanos na Índia.

Krait Comum

foto: wikipedia.org

Cobra-real (Ophiophagus hannah)

É uma comedora de serpentes, inclusive de sua própria espécie, e é a maior cobra venenosa do mundo, podendo medir mais de 6 mts de comprimento. Apesar de seu veneno ser menos letal do que o da sua parente Naja, sua mordida é mais profunda e capaz de inocular uma maior quantidade de veneno que a Naja. A curiosidade desta cobra é que ela deposita seus ovos em um ninho feito por ela com ervas e ramos e, ao eclodir destes, a cobra abandona o ninho, supostamente para não incorrer na tentação de comer a própria cria.

Cobra-real

foto: wikipedia.org

Mamba-Negra (Dendroaspis polylepis)

A Mamba Negra é natural de certas regiões da África. É muito agressiva e seu ataque tem praticamente 100% de precisão – chegando a atingir até 20 km/h – por isso é tão temida. É resistente e pode chegar a atacar até 12 vezes seguidamente e tem potencial para matar até 25 pessoas em idade adulta. Seu veneno tem, na composição, uma neurotoxina de ação acelerada, o que pode ser fatal para 1 em cada 2 seres humanos. Apenas 0,25 mg por kg de peso corporal é suficiente para causar a morte de uma pessoa, em um período que varia entre 15 minutos e 3 horas.

Mamba-Negra

foto: wikipedia.org

Talvez te interesse ler também:

CHORONA-CINZA: A AVE QUE IMITA UMA LAGARTA VENENOSA

10 PLANTAS TÓXICAS QUE O BRASILEIRO TEM EM CASA

CACHORROS-PANDAS: A NOVA LOUCURA CHINESA

TARÂNTULA-GOLIAS: UM ENCONTRO DE PERTO COM A MAIOR ARANHA DO MUNDO

Fonte foto capa: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...