10 Plantas tóxicas que muitos brasileiros têm em casa


Em casas no Brasil afora, temos – muitas vezes sem que saibamos – algumas plantas tóxicas tanto para humanos quanto para animais. Muitas dessas plantas também são usadas pela medicina popular, pois nas doses corretas elas são excelentes remédios já comprovados e que, na antiguidade, e não só, serviram para salvar muitas vidas. Você sabe quais plantas são essas?

Algumas plantas têm seu uso nas religiões afro-brasileiras, em banhos de cura ou de defesa, o que também vem da tradição cultural de um povo mestiço como o nosso. É por tradição cultural que continuamos a usá-las no paisagismo residencial, apesar dos riscos já sobejamente conhecidos.

Porém, a verdade é que são plantas belas, vistosas, de folhagens resistentes a interiores, como a costela-de-adão e o tinhorão, que se encontram nos sombreados das entradas ou num canto interior com pouca iluminação, ou são aquelas que, por espinhosas e agressivas, são muito eficazes na delimitação de terrenos, como a coroa-se-cristo, ou aquelas, que com suas belas flores, como a alamanda, o chapéu-de-Napoleão, a espirradeira e o copo-de-leite, enfeitam os jardins urbanos, ou ainda, que suas folhas, e flores, são bonitas e se adaptam bem aos projetos paisagísticos de exteriores e interiores.

Também temos o uso do cinamomo, que dá sombra agradável, não sendo árvore de muita altura, usado na frente das casas, como também a espirradeira, por ser planta resistente e de fácil manutenção, para além de muito formosa ou então, da simples hera que sobe pelos muros de paredes.

Como identificar plantas tóxicas comuns (fotos)

O importante é saber conhecer as plantas que usamos em casa e identificar aquelas que possuem características tóxicas, pois assim poderemos escolher melhor os lugares onde as colocamos, reduzindo riscos para os residentes, mas mantendo, na tradição cultural, as plantas que nos dão segurança.

Assim, apresentamos abaixo uma lista de 10 plantas escolhidas por serem, comumente encontradas em nossas casas.

Alamanda (Allamanda cathartica)

Trepadeira arbustiva de belas flores amarelas muito encontrada por muros e calçadas. Usada na medicina popular por seu violento efeito purgante, a ingestão de suas folhas e flores, causa desarranjo intestinal que pode, inclusive levar a óbito. Como diz, e bem, a sabedoria popular, “essa flor mata cavalos“.

Alamanda

foto: wikipedia.org

Chapéu-de-Napoleão (Thevetia peruviana)

Este é um arbusto baixo, de até 2-3 metros de altura, com flores amarelo ouro, muito fragrantes, e sementes grandes, com aparência recurvada do chapéu de Napoleão, que podem ser confundidas com nozes comestíveis sendo, no entanto, muito tóxicos devido ao seu conteúdo em glicosídeos cardíacos.

Thevertia peruviana

foto: wikipedia.org

Cinamomo (Melia azedarach)

Também conhecida como “cedro branco”, tem frutos redondos, bolotas, parecidos com os do cedro. Esta é arvore nativa ornamental do Oriente, e muito útil por seu sombreado é agradável. Muito usada para sombrear calçadas. Tem folhas e frutos altamente tóxicos para humanos e animais, excluindo os pássaros, que se alimentam de seus frutos.

Melia azedarach

foto: wikipedia.org

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta)

Planta folhosa da família das Araceas, como o Tinhorão e a Costela-de-Adão. Tem folhas verde-claro raiadas de branco, em bonitos padrões e, é planta de meia sombra. A tradição cultural brasileira diz que esta é uma planta de proteção energética, razão pela qual se encontra em muitas casas, tanto na área externa quanto dentro.

Dieffenbachia

foto: wikipedia.org

Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)

Arbustiva, resiste bem às variações de temperatura mas, em vaso deve se manter em terra sempre úmida. Esta planta dá flores na primavera, de cores variadas, branco, rosa, amarelo, vermelho e roxo, muito bonitas. Quando cortadas, são muito boas para arranjos internos, duradouras, em vasos de água. Esta planta é tóxica por seu conteúdo de oxalato de cálcio.

Zantedeschia aethiopica

foto: wikipedia.org

Coroa-de-Cristo (Euphorbia millii)

Arbustiva espinhosa, com pequeninas flores vermelhas em grossos galhos que mais parecem arame farpado, tem que ser contida por podas freqüentes para que não ocupe todo o espaço à volta por sua agressividade. É planta leitosa que causa irritação de pele e mucosas e, as feridas causadas por seus espinhos são profundas e de difícil cicatrização.

Eufhorbia milii

foto: wikipedia.org

Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)

Possui grandes folhas furadas, que contém oxalato de cálcio, daí sua toxicidade. É cultivada como ornamental e muito usada em locais de sombreamento. Suas flores são claras, cor de creme, e muito odoríferas, e seu fruto é comestível. Porém, cuidado, é uma planta da família das Aráceas, por tanto, perigosa ao ser comida.

Monstera deliciosa

foto: wikipedia.org

Espirradeira (Nerium oleander)

Esta é uma arbustiva de porte médio, que floresce profusamente, em cores que vão do branco ao rosa-lilás, muito usada nas calçadas e quintais, por sua beleza. No entanto, aos alérgicos esta planta é profundamente tóxica, bastante passar perto para que se desencadeiem crises de rinite ou casos de asma. Também sua ingestão é perigosa já que produz distúrbios cardíacos que requerem atendimento imediato.

Nerium oleander

foto: wikipedia.org

Hera (Ficus pumila)

A hera de folha miúda, ou qualquer outra planta do gênero Ficus, muito usadas em casa até como bonzais, são tóxicas por seu leite que contem oxalato de cálcio.

Ficus pumila

foto: wikipedia.org

Tinhorão (Caladiun bicolor)

Também conhecida como caládio ou tajá, é uma folhagem bicolorida, que se expande por rizomas e gosta da meia sombra. Muito agradável à vista, no entanto, é altamente tóxica, pois contém oxalato de cálcio em suas folhas e caules.

Caladium bicolor

foto: wikipedia.org

Fonte: Plantas tóxicas – PPMAC

Leia também:

PLANTAS TÓXICAS PERIGOSAS PARA NOSSOS PET’S

SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS

DRACENA: VEJA PORQUE VALE A PENA TER EM CASA A ÁRVORE DA FELICIDADE

CARQUEJA: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO FAZER O CHÁ

Fonte foto: wikipedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...