Erva-de-Macaé (ou Rubim): Usos Terapêuticos e Benefícios para a Saúde


Em meio à vasta tapeçaria da natureza, destaca-se uma planta multifacetada: Leonurus sibiricus, popularmente conhecida no Brasil como erva-de-macaé ou rubim. Este arbusto possui um universo incrível de propriedades e aplicações terapêuticas. Neste conteúdo, faremos uma jornada botânica que nos levará a conhecer os poderes da erva-de-Macaé. Convidamos você a mergulhar nessas descobertas!

Origem e História

A erva-de-macaé é nativa de áreas como a Sibéria e outras regiões da Ásia, onde cresce de forma selvagem em prados, encostas e bordas de florestas. Sua adaptabilidade a climas frios e solos diversos contribui para sua presença nessas áreas geográficas. Ela se difundiu em outras várias partes do mundo, incluindo a América.

Características

É uma planta perene (que vive por muitos anos). É um arbusto fascinante que pode atingir até 2 metros de altura, com talos verticais variando entre 20 e 80 cm. Suas flores crescem em espirais ao redor da metade superior ou mais alta do caule, e têm tons de rosa e roxo. Quando a planta começa a florescer, as folhas mais baixas naturalmente caem.

Encontrada predominantemente em prados pedregosos ou arenosos, a erva-de-macaé também prospera em florestas de pinheiros.

©Tauʻolunga - Wikipedia

©Tauʻolunga – Wikipedia

Outros nomes

A erva-de-macaé também é conhecida no Brasil como rubim, tendo ainda várias outras denonimações em diferentes regiões do mundo. Esses nomes podem variar de acordo com a tradição cultural e a localização geográfica. Por exemplo:

  • Rabo de Leão Siberiano: Termo que vem do seu nome científico Leonurus sibiricus. É comumente usado em contextos botânicos, sendo uma maneira fácil de se referir à planta.
  • Mariola Siberiana: Em algumas áreas, essa planta é conhecida como “mariola siberiana”. Este nome pode ter raízes na tradição herbal, e é usado para descrever suas propriedades medicinais.
  • Chou Wu Tong (藤首乌): Este é um nome em mandarim usado na medicina tradicional chinesa para se referir à Leonurus sibiricus. Nesta língua, é frequentemente associado aos seus usos medicinais e propriedades terapêuticas.
  • Yi Mu Cao (益母草): Este é outro nome em mandarim, frequentemente associado às aplicações ginecológicas e reprodutivas da planta.
  • Manto da Virgem: Em alguns lugares, a planta também é conhecida como “manto da Virgem”, um nome associado ao uso tradicional desta planta em prol da saúde feminina.

Usos e Benefícios para a Saúde

Na medicina tradicional chinesa, a erva-de-macaé tem sido usada por muito tempo para tratar problemas de saúde cardiovascular, para o equilíbrio hormonal e alívio de doenças relacionadas ao sistema reprodutivo feminino. A planta ainda possui:

  • Propriedades anti-inflamatórias: Pode ajudar na redução da inflamação no corpo.
  • Efeitos sobre o sistema cardiovascular: Por ter efeitos benéficos no sistema cardiovascular, como a redução da pressão arterial e a melhoria da circulação sanguínea.
  • Ação antioxidante: Devido aos compostos antioxidantes que podem ajudar a combater o estresse oxidativo no corpo e proteger as células contra danos causados pelos radicais livres.
  • Efeitos sobre o sistema nervoso: Relatos indicam que esta planta pode ter efeitos sedativos e ansiolíticos leves, o que pode contribuir para a redução do estresse e da ansiedade.
  • Uso na saúde reprodutiva: Tradicionalmente, Leonurus sibiricus tem sido usada para apoiar a saúde reprodutiva em mulheres, pois ajuda a equilibrar os hormônios e aliviar alguns problemas relacionados ao ciclo menstrual.

Usos, Preparações e Dosagens

O uso caseiro e terapêutico da erva-de-macaé envolve principalmente os métodos de infusão e tintura. Recomendamos consultar um profissional de saúde, médico ou fitoterapeuta, antes de fazer uso medicinal da planta.

Infusão

  1. Preparar uma infusão com 20g de folhas ou flores secas em 1/2 litro de água.
  2. Recomenda-se consumir a infusão três vezes ao dia.
  3. A infusão também pode ser aplicada topicamente para tratar hematomas, passando diretamente na área afetada.

Tintura

  1. Elaborar uma tintura combinando duas xícaras de álcool de cereais e uma xícara de água com um punhado da erva picada.
  2. Deixe a mistura em maceração por 7 dias, agitando diariamente.
  3. Após coar, armazene em recipiente de vidro escuro.
  4. A dose sugerida para consumo é de 1 colher de chá diluída em um copo de água.
  5. Essa tintura pode ser aplicada topicamente em articulações inflamadas ou hematomas.

Precauções de Uso

É crucial destacar que a pesquisa sobre Leonurus sibiricus é limitada e são necessárias mais evidências científicas para respaldar totalmente seus possíveis benefícios para a saúde.

Antes de incorporar qualquer suplemento ou erva em sua rotina diária, é aconselhável consultar um profissional de saúde para garantir que seja seguro e apropriado para suas circunstâncias individuais, especialmente  na gravidez, se tiver tomando medicamentos ou tiver condições médicas preexistentes.

Outra Planta Confundida com a Erva-de-Macaé

Existe uma certa confusão entre a Leonurus sibiricus e outra planta, a Leonotis nepetifolia, ambas conhecidas pelo mesmo nome popular, rubim.

A Leonurus sibiricus tem características diferentes da Leonotis nepetifolia, conhecida também pelo nome popular cordão-de-frade.

Veja no vídeo abaixo do canal Quitanda Farma Plantas Medicinais as diferenças entre essas duas espécies:

Erva-de-Macaé: O Poder de Cura da Natureza

Concluindo nossa jornada pelos poderes terapêuticos da erva-de-macaé, descobrimos mais um tesouro botânico ao nosso alcance. Esperamos que essa planta possa trazer benefícios curativos para aqueles que precisam. Converse com seu médico sobre o seu uso.

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. Plants For a Future
  3. Quitanda Farma Plantas Medicinais

Conheça outras Plantas e seus Poderes Curativos em:

Plantas Sagradas: O que são, quais são e os poderes que têm

25 Plantas e alimentos com propriedades antivirais

18 ervas comuns e seus inacreditáveis poderes de cura




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...