Sonhar com cobra: o que significa?


Para alguns, as cobras são fascinantes; para outros, são criaturas temidas e perigosas. De um modo ou de outro, esse animal é um arquétipo bem conhecido, motivo pelo qual sonhar com cobra é um dos sonhos mais comuns que existem. O que significa sonhar com cobra? 

Nos sonhos, as cobras podem assumir vários significados e conotações, dependendo das associações que as pessoas fazem com esse animal.

Partindo deste princípio, este conteúdo vai te ajudar a interpretar o significado do sonho com cobra.

Os diversos simbolismos da cobra

Muitos animais ou elementos da natureza são arquétipos bem conhecidos, ou seja, trazem uma impressão psicológica subconsciente, e carregam significados que nos remetem à tradições, experiências e conhecimentos relacionados à experiência humana.

A cobra, a maçã, a árvore da vida, por exemplo, são imagens que todos temos bem presentes em nossas mentes, e que fazem parte do nosso inconsciente coletivo.

Partindo desse pressuposto, a cobra possui vários e diversos simbolismos em diferentes culturas e religiões.

Por exemplo:

  • No Antigo Testamento, em Gênesis, a cobra é associada à tentação e ao conhecimento do bem e do mal, por ter estimulado Eva a comer a maçã da árvore do Paraíso.
  • O deus hindu Shiva é representado  com cobras ao redor de seu pescoço e cintura simbolizando o domínio sobre a morte e a conquista da imortalidade.
  • Na tradição do Yoga, a cobra representa a Kundalini, a energia de fogo que reside adormecido no cóccix, que quando desperto ascende pela coluna, ativando os chakras (centros de energia), levando à Samadhi (iluminação e expansão de consciência).
  • Um dos signos da astrologia chinesa é representado pela cobra (a serpente), que tem como atributos a perspicácia, inteligência, sedução, sensualidade, capacidade de investigação e análise.
  • Os antigos egípcios cultuavam  uma deusa serpente, chamada Meretseguer ou Meretseger, esse nome significa “a que ama o silêncio” ou “amada pelo silêncio”.
  • Para os astecas a cobra era a representação do deus Quetzalcóatl com toda sua sabedoria, poder e força.
  • No Xamanismo, a cobra é um totem de poder, cura e transmutação.

Leia mais:

10 significados de sonhar com cobra

Devido às suas características, a cobra em um sonho pode significar:

  1. Força e coragem: pois frente a um perigo ou ameaça, a cobra mantém a cabeça erguida.
  2. Discrição e mistério: porque ela se move sem fazer fazer barulho ou alarde.
  3. Regeneração: porque há uma fase que a cobra troca de pele e passa por um processo de renovação.
  4. Ponderação e autodomínio: porque a cobra só ataca se sentir ameaçada.
  5. Tentação: a cobra é uma das imagens mais relacionadas à tentação e que melhor representa o pecado.
  6. Cura: cobras representam cura, é um símbolo forte usado na medicina, psicologia, farmácia, etc.
  7. Alerta: uma cobra pode se mover sem fazer barulho, por isso representa a necessidade de manter-se em constante vigília.
  8. Perigo: para a maioria das pessoas, as cobras são um símbolo de perigo, pois é um dos animais mais temidos, e por isso pode ter conotações negativas nos sonhos, dependendo do contexto.
  9. Traições: cobras representam traições, amigos disfarçados que agem na surdina.
  10. Transformações: se a cobra no sonho aparece viva e em movimento, pode simbolizar transformações e mudanças.

Como interpretar o sonho com cobra

Para te ajudar a interpretar o sonho com cobra, é preciso que você leve em conta alguns aspectos subjetivos como:

  • A situação ou problema que o sonhador vem passando no mundo físico.
  • Repressões internas que existam no sonhador.
  • Segredos que o sonhador guarda.
  • Preocupações, desconfianças, raivas, medos ou temores que o sonhador esteja sentindo.
  • Como andam os relacionamentos do sonhador.
  • Situações em que o sonhador esteja envolvido.
  • Experiências místicas que o sonhador esteja vivenciando.
  • O estado de saúde do sonhador.

Preste atenção nos detalhes

O arquétipo da cobra pode revelar situações de medo ou desejo relacionados:

  • à traição (a cobra no paraíso)
  • doenças (a cobra é símbolo da medicina e da farmácia pois seu veneno pode matar mas pode curar)
  • mudanças (pois a cobra muda de pele)
  • sensualidade (é um símbolo fálico)

Detalhes do sonho:

  • Como é a cobra do teu sonho? Bonita, ameaçadora ou inofensiva?
  • Que tipo de ação a cobra manifesta? Ataca ou persegue? Aparece parada ou apenas observando o sonhador? Parece amistosa, medrosa ou enraivecida?
  • Quais são as características físicas dela? É grande ou pequena? Clara ou escura? Colorida ou de uma só cor? É bonita ou feia? Está em boa saúde ou parece doente?
  • Que sentimentos e reações o sonhador tem em relação à cobra: medo, paz ou fascínio?
  • Em que contexto a cobra aparece no sonho? Em um lugar sombrio ou luminoso?
  • Como o sonhador reage à cobra? Foge? Ataca? Contempla, abraça ou faz carinho nela?
  • Como acorda do sonho? Com sensação de paz ou de terror? Sente bem-estar ou mal-estar?

Com base nas informações acima, é possível fazer associações que podem ajudar a interpretar os sonhos com cobras. Por exemplo:

Sonhar com cobra se movimentando

Sonhar com cobra caminhando ou trocando pele pode significar mudanças. O sonhador pode estar enfrentando mudanças com as quais pode estar se sentindo ansioso, dependendo do contexto do sonho.

Também pode denotar vontade de mudança do sonhador. A interpretação vai depender da sensação vivida no sonho, bem como das experiências que o sonhador estiver vivendo no momento.

Sonhar de ser perseguido, atacado ou mordido por cobra

Sonhar de ser perseguido, atacado ou mordido por cobra pode indicar traições, inimizades ou autossabotagem.

Situações de vida em que o sonhador se sente inseguro ou desconfiado de alguém, de algum relacionamento ou consigo mesmo, podem se projetar nos sonhos com a figura de uma ou mais cobras, perseguindo ou querendo atacar o sonhador.

Ser perseguido por cobras pode representar autossabotagem ou fuga dos próprios instintos, sobretudo sexuais.

Ser mordido ou atacado por uma cobra pode simbolizar medo da intimidade, medos em geral ou sentimentos de vulnerabilidade, dado que as cobras ficam à espreita e atacam inesperadamente.

Sonhar de contemplar uma cobra

Se o sonho com a cobra for um sonho bom, prazeroso e reconfortante, isso pode significar que o sonhador está vivendo um momento de elevação espiritual pois, em muitas culturas, a cobra é um animal sagrado.

Também pode significar que o sonhador está vivendo um momento de paz e vitalidade. Este estado pode se traduzir em sonhos onde o sonhador admira uma bela serpente sem ter medo dela.

Sonhar com picada de cobra

Ser picado por uma cobra pode significar que o sonhador acredita inconscientemente de estar sendo vítima de traições, inimizades ou confabulações.

O inconsciente pode personificar tais situações em uma cobra venenosa picando o sonhador. Isso porque, a cobra também representa traições. Mas o sonho também pode indicar medo de cair em tentação e ser punido (picado) por isso.

Uma picada de cobra também pode significar medo de ser prejudicado por algo na vida. E também pode representar cura se a picada não foi grave ou dolorida, pois o veneno da cobra também cura.

Sonhar de ver a língua da cobra

Pode denotar que o sonhador receia de estar sendo vítima de fofocas e de comentários maldosos. Língua de cobra é uma expressão que usamos como metáfora para calúnias e difamações.

Sonhar de ser enrolado por uma cobra

Algumas espécies de cobra matam por constrição, ou seja, elas sufocam a vítima. Um sonho desse tipo pode significar que o sonhador se sente sobrecarregado e sufocado por um relacionamento tóxico, um trabalho extenuante ou uma situação muito difícil de se livrar.

Em situações como essas, o sonhador pode se ver enrolado por uma cobra, se sentindo sufocado e sem saída.

Sonhar com cobra colorida

Se a cobra no sonho é bonita, colorida e se aparece de maneira amistosa ou sedutora, isso pode significar vontade do sonhador em se relacionar. Também pode denotar vontade de poder, potência e beleza masculinos (a cobra é um arquétipo fálico)..

Agora vejamos a cor de cobra no sonho, pois cada cor tem um significado.

Sonhar com cobra preta

O preto é a cor do oculto, das sombras e da escuridão. Sonhar com cobra preta pode indicar a percepção inconsciente de estar sob a iminência de perigos ocultos na vida. Também pode indicar melancolia, depressão, medos, falta de esperança e culpas.

Cobras pretas também podem indicar poder e potência.

Sonhar com cobra cor-de-rosa

A cor rosa simboliza o amor, a ingenuidade e a energia feminina.

Então, se a cobra no sonho for cor-de-rosa, isso pode sinalizar um aspecto “feminino” do sonhador que está no insconsciente.

Sonhar com cobra azul

O azul representa saúde e também a energia masculina. Cobras azuis em sonhos podem ser símbolo de cura (a própria cobra é um símbolo de cura, com a cor azul esse símbolo é reforçado).

Sonhar com cobra amarela

O amarelo é a cor do ouro, por isso representa dinheiro e riqueza. Mas também representa felicidade,  alegria e energia porque é a cor do sol. Então, ver cobras amarelas no sonho pode simbolizar esperança ou saber inconsciente de que as coisas vão melhorar. A cobra é símbolo de mudança, com amarelo a representação é muito positiva.

Sonhar com cobra branca

Geralmente simboliza paz e sensação de pureza. Também pode representar uma verdade tácita que você tem guardado dentro de si.

Sonhar com cobra verde

O verde é a cor da esperança e também representa cura. Sonhar com cobras verdes pode ser um sinal inconsciente de esperança.

Sonhar com cobra morta

Cobra morta pode significar medo ou receio de ter problemas sexuais (impotência), pode representar a superação de uma traição, medo ou receio de morrer por doença (pois a cobra é cura) e também pode representar a impossibilidade de uma mudança. Tudo depende do contexto.

Sonhar com duas cobras

O número 2 nos remete à dualidade. Sonhar com duas cobras pode significar dois caminhos, duas opções. Considerando a simbologia da cobra, pode revelar dualidades entre saúde e doença, tentação e sabedoria.

A cobra em si traz simbologias duais. O número 2 também nos remete à tesoura. Sonhar com duas cobras pode significar a necessidade ou o desejo de cortar alguma coisa relacionada à simbologia da cobra (doença, traição), etc.

Sonhar com muitas cobras

Pode significar o desejo ou a necessidade de estar mais conectado à sua comunidade ou, no aspecto negativo, estar com receio de estar vivendo em um “ninho de cobras”.

Sonhar com cobras pequenas

Pode indicar que por mais que você esteja cercado por cobras, elas são pequenas e não representam perigo.

Sonhar com cobra gigante

Ao contrário de sonhar com cobras pequenas, uma cobra gigante pode representar medo de grandes traições ou perigos. Também pode ser desejo de grandes mudanças.

Sonhar de segurar uma cobra

Depende da sensação no sonho. Se por acaso, o sonhador segura a cobra com confiança e sem medo, isso pode representar sabedoria, mudança e renascimento.

Pelo lado negativo, pode significar de estar segurando uma traição, uma situação perigosa ou uma decisão importante.

Sonhar com cobra na água

A água representa as emoções. Sonhar de ver cobras no mar, piscina, lago, enfim, na água,  simboliza intuição, instintos e sentimentos. Verifique a cor da água, se límpidas ou lodosos para interpretar o sonho.

Águas escuras representam perigos, impulsos desconhecidos. Águas claras representam cura, mudanças positivas, etc.

Sonhar com cobra venenosa e outros tipos de cobra

O tipo de cobra que aparece no sonho também é um bom elemento a se considerar na interpretação do sonho.

Por exemplo:

  • Sonhar com jibóias e anacondas, que são cobras constritoras, pode significar a sensação de sufocamento.
  • Sonhar com víboras ou cobras venenosas: pode ser sinal de que você está com medo de ser mordido, traído ou enganado por pessoas falsas.
  • Cobras que pulam, dão o bote ou aparecem de repente: podem representar situações  que o sonhador não esperava, ou coisas que não saíram como planejado.

Como vimos, sonhar com cobra pode ter vários significados: bons ou ruins. O que sonhar com cobra significa para você?

Se você gosta de significado dos sonhos, você está no lugar certo. Leia também:

Sonhos com banheiro: o que eles significam?

Os 10 sonhos mais comuns e seus significados

Sonhar com criança o que significa? Como interpretar o sonho?

O que Significa Sonhar com Fezes? Veja Algumas Interpretações

O que significa sonhar com urina ou urinar?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...