Sonhar com criança o que significa? Como interpretar o sonho?


Sonhar com criança é um sonho bem comum: criança que brinca, crianças que correm, crianças de castigo. Muita gente acha esse sonho estranho ou curioso, dependendo se o sonhador tem ou não crianças em seu convívio. Será que existe alguma mensagem nesse sonho?

Os sonhos têm várias finalidades em nossas vidas. Graças a eles, a mente pode descarregar as impressões do dia a dia e elaborar melhor os pensamentos, os aprendizados e emoções.

Além disso, os elementos envolvidos nos sonhos podem traduzir sentimentos guardados e situações mal resolvidas que ficam armazenadas em nosso inconsciente.

Nesse sentido, os sonhos podem nos ajudar a entender melhor várias questões da nossa existência. Por isso, dependendo do elemento envolvido no sonho, e da realidade do sonhador, o sonho terá um determinado significado.

Acredita-se que muitos elementos que fazem parte dos nossos sonhos, são arquétipos psicológicos que traduzem a linguagem do nosso inconsciente coletivo. Por isso, certos sonhos são comuns à humanidade.

Falamos, por exemplo, de sonhos estranhos como dentes que caem, ondas que nos engolem, pessoas ou bichos que nos perseguem… Ou de sonhos mais tranquilos como por exemplo sonhar com cachorro ou com outros animais dóceis.

Embora estes sonhos tenham significados universais, eles variam de indivíduo para indivíduo porque cada um de nós tem uma interpretação pessoal para cada arquétipo. Sendo assim, não é possível dizer que sonhar com isso ou aquilo é bom ou ruim, é sorte ou azar.

A interpretação dos sonhos não funciona dessa maneira, pois é algo bem subjetivo, individual, personalizado e relativo.

Esclarecidos todos esses pontos, este conteúdo traz um arquétipo muito comum em nossos sonhos: a criança.

O que significa sonhar com criança

O arquétipo da criança é claro: é um símbolo de brincadeira, de inocência, pureza, alegria, espontaneidade e crescimento.

Crianças crescem, portanto, no sonho, crianças podem representar projetos, sonhos, possibilidades. Dependendo do contexto do sonho, as crianças podem simbolizar potenciais não realizados ou necessidades de crescimento do sonhador, afinal, crianças também representam infantilidade.

Sonhos com criança também podem representar a criança interior que existe em cada um de nós, o que pode ter significados positivos ou negativos, dependendo do tipo de criança que o sonhador foi, e da criança que floresceu ou deixou de florescer dentro de si.

Sonhar com crianças também pode estar relacionado a um desejo de voltar ao passado para recapturar momentos de despreocupação, ou para satisfazer esperanças não realizadas.

Sonhar com criança também pode sinalizar a necessidade ou vontade de resgatar ou possuir as  qualidades de uma criança, como:

  • curiosidade
  • criatividade
  • naturalidade
  • simplicidade
  • espontaneidade
  • otimismo
  • abertura para o novo

Pelo lado negativo, o sonho pode significar a infantilidade de uma criança, e representar:

  • a dificuldade de se relacionar
  • um estado interior comprometido pela criança ferida do sonhador
  • insegurança para lidar com os problemas da vida adulta e assumir responsabilidades
  • a busca de formas de fugir dos problemas
  • a repressão das emoções, por conta de carências e traumas do passado
  • falta de alegria ou de autoconfiança
  • medo do novo e de enfrentar riscos e desafios
  • imaturidade e medo de se envolver em relacionamentos afetivos
  • repressão interna

Resumidamente, sonhar com criança pode significar:

  1. alegria, espontaneidade, etc
  2. infantilidade, imaturidade
  3. o crescimento de projetos
  4. a criança interior
  5. saudade da infância

Como interpretar o sonho com criança

Todos esses aspectos aliados às vivências pessoais, valores, problemas e estado de espírito do sonhador, precisarão ser levados em conta para uma boa análise a fim de se chegar ao real significado do sonho.

Atente também à sua sensação ao acordar de determinado sonho, se ele traz algo bom ou ruim, pois a sensação somada aos elementos dos sonhos, reforçará o seu significado.

Veja alguns sonhos específicos com crianças.

Sonhar de carregar um bebê ou sonhar com criança no colo

Já ouviram essa expressão: “quem não dança, segura a criança”? O ditado diz que quem não se diverte, fica com o trabalho.

Isso nos faz pensar que sonhar de carregar uma criança, ou de ter um bebê ou uma criança no colo, pode significar que o sonhador se vê sobrecarregado de tarefas enquanto os outros se divertem. Mas também pode  indicar que o sonhador se sente carente de apoio e gostaria de ser a criança no colo.

O sonho também pode expressar que o sonhador está precisando se dar mais colo ou que precisa pedir ajuda para superar uma situação.

Enfim, o sonho também pode sugerir que o sonhador precisa aprender a ajudar os outros sem negligenciar a si mesmo.

Sonhar com crianças brincando

Ver crianças brincando no sonho pode revelar um estado de entusiasmo, satisfação e alegria que o sonhador está vivendo ou que gostaria de viver, dependendo do caso.

Saudade da infância, vontade de viver uma situação de alegria sincera, ou mesmo um regozijo por de fato estar vivendo isso.

Sonhar com criança de castigo

Sonhar com criança de castigo pode revelar que o sonhador está agindo de forma impulsiva e desequilibrada, como uma criança que, como tal, poderá receber um castigo.

Pode significar culpa: o saber inconsciente de estar agindo de forma errada e imatura.

Por outro lado, sonhar com criança de castigo pode revelar o desejo do sonhador em punir alguém que agiu com imaturidade consigo. Vontade de castigar.

Mas o castigo pode ser para si mesmo. Analise o caso com o que está vivendo no momento.

Sonhar com criança desnutrida, reprimida ou doente

Ver uma criança sofrida no sonho pode denotar situações mal resolvidas do sonhador em relação ao seu momento atual ou do passado. Por isso, sua criança interior não anda bem e, em consequência disso, o sonhador pode estar vivenciando um estado de melancolia e tristeza. Dessa forma, falta-lhe iniciativa, entusiasmo, espontaneidade, autenticidade, motivação e esperança.

Caso no sonho haja uma criança reprimida, isto pode significar que o sonhador vive reprimindo a sua criança interior, e por isso perdeu a espontaneidade e a alegria de viver, vivendo de forma rígida e séria demais.

Talvez seja o caso de relaxar e deixar falar a espontaneidade.

Sonhar com criança triste pode falar sobre si mesmo ou sobre estar negligenciando alguém pela qual o sonhador se sente, de alguma forma, responsável.

Sonhar com criança mandona

Se no sonho uma criança comanda e decide o que o sonhador tem que fazer e dá tudo errado ou acontece uma série de confusões, isso pode apontar que na vida real o sonhador pode estar se deixando levar pelas circunstâncias e deixando-se influenciar pelos outros, em vez de agir com autoconfiança e maturidade.

Em contrapartida, se o comando da criança leva o sonhador à situações felizes, isso quer dizer que ele está sendo movido pela intuição, criatividade, originalidade e inspiração.

Sonhar com criança mandona também pode significar que o sonhador está mandando nos outros de forma imatura, egoista ou birrenta, como fazem as crianças. Reveja suas atitudes e tome consciência daquilo que o inconsciente está tentando te revelar.

Sonhar com criança morta

É a morte de todos os atributos da criança, sejam eles positivos ou negativos. Portanto, sonhar com criança morta pode representar o fim da alegria, da espontaneidade ou a interrupção de um projeto, de um sonho, etc.

Também pode significar receio de que a criança morra, um alerta para que a espontaneidade, a ingenuidade, a alegria não morram.

Pode significar o fim da infantilidade, imaturidade, etc.

Sonhar com criança chorando

Choro de criança é uma tortura e é sempre um chamar a atenção daquilo que não se pode dizer (porque crianças não sabem se expressar perfeitamente).

Será que o sonhador está chorando e ninguém o ouve?

Por outro lado, sonhar com criança chorando pode trazer à tona o choro reprimido na vida real do sonhador, algo que ele está deixando de dar a devida atenção, o que poder ser alguma carência, ressentimento, problema afetivo ou material.

Sonhar com criança se afogando

Criança se afogando pode trazer a mensagem do inconsciente de que o sonhador está afogando os atributos da criança. Pelo lado positivo, afogando a imaturidade e a infantilidade. Pelo lado negativo, pode significar o sufocamento da espontaneidade e da sinceridade infantil.

Sonhar com crianças fazendo baderna

Ter um sonho com crianças fazendo bagunça – seja dentro de uma casa, na rua ou em uma sala de aula – pode sinalizar que o sonhador está perdendo o controle de si mesmo ou de uma situação.

Pode revelar também fracassos do passado, cujas lembranças foram despertadas por um problema atual, fazendo com que o sonhador sinta medo e fique aflito em relação ao momento presente.

A baderna significa falta de organização, desrespeito, chamar a atenção, etc. O que significa baderna para você? Analise e decifre teu sonho!

Sonhar com bebê

Bebês e crianças podem ser sinônimos para muita gente. As interpretações acima podem ser aplicadas nos sonhos com bebês, tendo em vista as diferenças de idade e comportamento nestes dois arquétipos.

Crianças são mais crescidas e têm alguma noção de mundo. Já os bebês são puro potencial, pura inocência, fragilidade e incapacidade até.

Sonhos com bebês podem significar pureza, calor e inocência, mas também podem significar ansiedade, medo e regressão emocional.

Tudo vai depender do contexto do sonho. Bebês simbolizam novos começos e alegrias mas também representam vulnerabilidades e perigos, porque são seres frágeis e indefesos ao mesmo tempo.

Se o sonho é bom, por exemplo, se o bebê está sorrindo para você, isso sugere alegria pura e inocente, esperança e reconhecimento inconsciente de suas potencialidades. Por outro lado, se a sensação no sonho for de medo ou receio, isso sugere que você pode estar se sentindo demasiado inocente ou ingênuo parta enfrentar a vida nova que se apresenta, ou, ainda, a tentativa de esconder as próprias vulnerabilidades e fraquezas.

Talvez o sonho com bebês mereça um capitulo à parte. Mas em linhas gerais é isso.

Talvez te interesse ler também:

O que significa sonhar com urina

O que significa sonhar com fezes 

Quando tudo dá errado, lembra da Clarice

Sonhos com banheiro: o que eles significam?

Significado de sonhar com rato (não apenas doença e traição)

Sonhar com jacaré: simbologia e significado




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...