Sonhar com criança: como interpretar significados psicológicos

Sonhar com criança: como interpretar significados psicológicos

Sonhar com criança é um sonho bem comum: criança que brinca, crianças que correm, crianças de castigo. Muita gente acha esse sonho estranho ou curioso, dependendo se o sonhador tem ou não crianças em seu convívio. Será que existe alguma mensagem nesse sonho?

Os sonhos têm várias finalidades em nossas vidas. Graças a eles, a mente pode descarregar as impressões do dia a dia e assim podemos elaborar melhor os pensamentos, os aprendizados e emoções.

Além disso, os elementos envolvidos nos sonhos podem traduzir sentimentos guardados e situações mal resolvidas que ficam armazenadas em nosso inconsciente.

Nesse sentido, os sonhos podem nos ajudar a entender melhor várias questões da nossa existência. Por isso, dependendo do elemento envolvido no sonho, e da realidade do sonhador, o sonho terá um determinado significado.

Acredita-se que muitos elementos que fazem parte dos nossos sonhos, são arquétipos psicológicos que traduzem a linguagem do nosso inconsciente coletivo. Por isso, certos sonhos são comuns à humanidade.

Falamos, por exemplo, de sonhos estranhos como dentes que caem, ondas que nos engolem, pessoas ou bichos que nos perseguem… Ou de sonhos mais tranquilos como por exemplo sonhar com cachorro ou com outros animais dóceis.

E embora estes sonhos tenham significados universais, eles variam de indivíduo para indivíduo porque cada um de nós tem uma interpretação pessoal para cada arquétipo. Sendo assim, não é possível dizer que sonhar com isso ou aquilo é bom ou ruim, é sorte ou azar.

A interpretação dos sonhos não funciona dessa maneira, pois é algo bem subjetivo, individual, personalizado e relativo.

Esclarecido todos esses pontos, este conteúdo traz um arquétipo muito comum em nossos sonhos: a criança.

O que significa sonhar com criança

Geralmente sonhar com uma ou mais crianças revela aspectos positivos do sonhador, e pode ser algo bom, dado que o arquétipo da criança está ligado à pureza, inocência, alegria, espontaneidade.

Entretanto, a forma como o sonhador se relaciona com crianças, ou como são as vivências que teve com elas, é determinante na interpretação desse sonho.

Outro aspecto que pode pesar nessa interpretação é como o sonhador trata sua própria criança interior ou como foi sua infância, se ele foi uma criança feliz ou não.

Além dessas questões, sonhar com criança pode ser uma mensagem do inconsciente, revelando que o sonhador possui as qualidades de uma criança para lidar com o momento, tais como:

  • curiosidade
  • criatividade
  • naturalidade
  • simplicidade
  • espontaneidade
  • otimismo
  • abertura para o novo

Em contrapartida, se o sonhador não tem uma boa relação com sua infância, ou se não se relaciona bem com crianças, o sonho com este arquétipo, dependendo do contexto, pode denotar aspectos negativos como:

  • dificuldade de se relacionar com o momento atual
  • um estado interior comprometido pela criança ferida deste sonhador
  • insegurança para lidar com os problemas da vida adulta e assumir responsabilidades
  • busca de formas de fugir dos problemas
  • repressão das emoções, por conta de carências e traumas do passado
  • falta de alegria ou de autoconfiança
  • medo do novo e de enfrentar riscos e desafios
  • imaturidade e medo de se envolver em relacionamentos afetivos
  • repressão interna

Todos esses aspectos aliados às vivências pessoais, valores, problemas atuais e estado de espírito do sonhador, precisarão ser levados em conta para uma boa análise a fim de se chegar ao real significado do sonho.

Entretanto, para se poder fazer uma análise do sonho, antes de mais nada é necessário lembrar do sonho e preferencialmente anotá-lo.

Por isso, evite acordar no pulo ou no susto, procurando antes de levantar lembrar dos elementos do sonho, em seguida anotando-os, para poder refletir sobre cada um deles.

Atente também para a sua sensação ao acordar de determinado sonho, se ele traz algo bom ou ruim, pois a sensação somada aos elementos dos sonhos, reforçará o seu significado.

Psicologia

O arquétipo da criança no sonho pode se apresentar de diversas formas e em vários contextos. Dependendo dessas variações, ele terá um sentido psicológico diferente.

Por exemplo:

Quem não dança segura a criança

Já ouviram essa expressão: “quem não dança, segura a criança”? O ditado diz que quem não se diverte, fica com o trabalho.

Isso nos faz pensar que sonhar de carregar uma criança, ou de ter uma criança no colo, pode significar que o sonhador se vê sobrecarregado de tarefas enquanto os outros se divertem. Mas também pode  indicar que o sonhador se sente carente de apoio e gostaria de ser a criança no colo.

O sonho também pode expressar que o sonhador está precisando se dar mais colo ou que precisa pedir ajuda para superar uma situação.

Enfim, o sonho também pode sugerir que o sonhador precisa aprender a ajudar os outros sem negligenciar a si mesmo.

Crianças brincando

Ver crianças brincando no sonho pode estar revelando um estado de entusiasmo, satisfação e alegria que o sonhador está vivendo ou que gostaria de viver, dependendo do caso.

Saudade da infância, vontade de viver uma situação de alegria sincera, ou mesmo um regozijo por de fato estar vivendo isso.

Criança de castigo

Sonhar com criança de castigo pode revelar que o sonhador está agindo de forma impulsiva e desequilibrada, como uma criança, e que como tal ,poderá receber um castigo.

Pode significar culpa: o saber inconsciente de estar agindo de forma errada e imatura.

Por outro lado, sonhar com criança de castigo pode revelar o desejo do sonhador em punir alguém que agiu com imaturidade consigo. Vontade de castigar.

Analise o caso, o que está vivendo no momento.

Criança desnutrida, reprimida ou doente

Ver uma criança sofrida no sonho pode denotar situações mal resolvidas do sonhador em relação ao seu momento atual ou do passado. Por isso, sua criança interior não anda bem e, em consequência disso, o sonhador pode estar vivenciando um estado de melancolia e tristeza. Dessa forma, falta-lhe iniciativa, entusiasmo, espontaneidade, autenticidade, motivação e esperança.

Caso no sonho haja uma criança reprimida, isto pode significar que o sonhador vive reprimindo a sua criança interior, e por isso perdeu a espontaneidade e a alegria de viver, vivendo de forma rígida e séria demais.

Talvez seja o caso de relaxar e deixar falar a espontaneidade.

Sonhar com criança triste pode falar sobre si mesmo ou sobre estar negligenciando alguém pela qual o sonhador se sente, de alguma forma, responsável.

Criança mandona

Se no sonho uma criança comanda e decide o que o sonhador tem que fazer e dá tudo errado ou acontece uma série de confusões, isso pode apontar que na vida real ele está se deixando levar pelas circunstâncias e deixando-se influenciar pelos outros, em vez de agir com autoconfiança e maturidade.

Em contrapartida, se o comando da criança leva o sonhador à situações felizes, isso quer dizer que ele está sendo movido pela intuição, criatividade, originalidade e inspiração.

Sonhar com criança mandona também pode significar que o sonhador está mandando nos outros de forma imatura, egoista ou birrenta, como fazem as crianças. Reveja suas atitudes e tome consciência daquilo que o inconsciente está tentando te revelar.

Criança morta

Um sonho que pode revelar as situações adversas que estão provocando desânimo, pessimismo, mágoa ou angústia no sonhador. Desesperança de reviver a alegria sincera infantil ou um sentimento de ter matado a espontaneidade.

Também pode significar receio de que a criança morra, um alerta para que a espontaneidade, a ingenuidade, a alegria sincera não morram.

Criança chorando

Choro de criança é um saco, é uma tortura e é sempre um chamar a atenção daquilo que não se pode dizer (porque crianças não sabem se expressar perfeitamente).

Será que o sonhador está chorando e ninguém o ouve?

Por outro lado, sonhar com criança chorando pode trazer à tona o choro reprimido na vida real do sonhador, algo que ele está deixando de dar a devida atenção que poder ser alguma carência, ressentimento, problema afetivo ou material.

Criança se afogando

Criança se afogando pode estar trazendo a mensagem do inconsciente de que o sonhador está se afogando em preocupações, estresse e ansiedade, perdendo dessa forma muita energia e se desequilibrando psicologicamente.

Também pode significar o sufocamento da espontaneidade e sinceridade infantil. Deixe a criança interna respirar!

Crianças fazendo baderna

Ter um sonho com crianças fazendo bagunça – seja dentro de uma casa, na rua ou em uma sala de aula – pode sinalizar que o sonhador está perdendo o controle de si mesmo ou de uma situação.

Pode revelar também fracassos do passado, cujas lembranças foram despertadas por um problema atual, fazendo com que o sonhador sinta medo e fique aflito em relação ao momento presente.

A baderna significa falta de organização, desrespeito, chamar a atenção, etc. O que significa baderna para você? Analise e decifre teu sonho!

Cuide da sua criança interior

Como já dito e frisado, sonhar com criança pode ter vários significados, dependendo do contexto e da individualidade do sonhador.

Mas algo básico que é trazido à tona nestes sonhos, é como nos relacionamos com nossa criança interna, que é nosso lado puro, inocente e livre.

Pense nisso e cuide da criança que vive em você!

Talvez te interesse ler também:

Quando tudo dá errado, lembra da Clarice

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *