Significado dos sonhos: como interpretar seus sonhos?

Significado dos sonhos: como interpretar seus sonhos?

Muito além da adoção de técnicas místicas e esotéricas, é possível interpretar os sonhos psicologicamente para obter respostas para nossa vida prática.

Existem sonhos comuns como sonhar com cachorro, que todos sonham, assim como sonhos estranhos (como sonhar de estar caindo em queda livre ou de estar nu em público) que aparentam não ter sentido algum, mas que podem revelar muito sobre nós.

O mundo dos sonhos é incrivelmente interessante, porque nos permite navegar nas águas profundas do inconsciente, para trazer à tona o nosso consciente escondido, camuflado, ou seja, algumas verdades que talvez nos recusamos a enxergar.

Mas os sonhos podem ser também organizadores de pensamentos, inspiradores, criativos e muito mais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o significado dos sonhos para o nosso autoconhecimento.

Acompanhe este conteúdo:

O que é um sonho

Na psicologia, existem dois autores principais sobre o estudo dos sonhos: Carl Jung e Sigmund Freud.

Freud publicou sua famosa obra A interpretação dos sonhos em 1900. O livro é um marco para a humanidade, pois os sonhos até então eram vistos como fenômenos simbólicos ou premonitórios e, com ele, os sonhos passaram a ser vistos como atos psíquicos que trazem consigo informações do inconsciente, um local obscuro da mente, e de difícil acesso.

Na teoria freudiana, como ensina o psicanalista, psicólogo e filósofo Pedro de Santi neste vídeo da Casa do Saber, o sonho é uma metáfora do EU porque ele mostra através de símbolos e imagens, informações que se chegassem até nós de maneira consciente, seriam demasiado dolorosas.

No sonho, verdades não ditas, segredos impensáveis, conceitos vergonhosos que temos sobre nós mesmos, acordam durante o sono, justamente porque o EU dorme.

Para Freud o sonho é a “via régia para o inconsciente”, uma rua que leva o sonhador ao autoconhecimento porque lhe revela verdades suprimidas pela consciência seja porque dolorosas, seja porque vergonhosas. E, como tal, apesar de a interpretação do sonho ser pessoal, subjetiva, o sonho nos ajudaria a interpretar essa metáfora do EU.

Portanto, para Freud os sonhos teriam de alguma forma um caráter informativo e, provavelmente falariam de desejos de realização, ou medos de realização, principalmente de natureza sexual.

Mas não é assim que Carl Jung interpreta os sonhos.

Segundo Jordan Peterson, professor de psicologia na Universidade de Toronto, ao contrário de Freud, para Jung, o inconsciente que aflora no sonho não tem esse caráter medonho suprimido pela consciência, esse caráter repressor.

Os sonhos seriam simplesmente ideias desorganizadas que a mente tenta organizar da sua melhor maneira possível como se fosse uma chuva de criatividade.

Para Jung “o sonho é o nascimento do pensamento” um local onde imagens fantasiosas buscam, da melhor maneira possível, elaborarem um pensamento.

Tendo visto as principais diferenças sobre a definição do que é um sonho, vejamos como interpretá-los.

Os significados dos sonhos

É necessário diferenciar os sonhos que têm significado real daqueles que expressam meramente uma condição externa, afetando a realidade do sonho. Por exemplo, sons externos como interfones ou despertadores podem nos levar a sonhar com algo relacionado a isso, como o sino de uma igreja batendo ou mesmo o próprio telefone tocando no sonho.

Embora possa parecer impressionante acordar com o despertador tocando de um sonho onde se ouviu o despertador tocar, isso é, na verdade, um mero reflexo da mente.

Os sonhos com significados mais importantes geralmente ocorrem quando estamos em sono profundo, normalmente entre 2 e 7 horas da manhã. Nesses sonhos, é importante se atentar às minúcias e não no todo.

Por exemplo, ao sonhar que se está no escritório trabalhando não deve se associar ao mero fato de trabalhar (“sonhei que estou trabalhando porque vou ter que trabalhar amanhã”), mas sim aos detalhes, como se estava trabalhando nesse sonho, o que se sentia, era confortável? Era uma boa sensação? Era ruim? Quais as sensações de ambiente? Que objetos foram visualizados no sonho que marcaram a percepção?

Assim como quando sonhamos que estamos caindo e acordamos assustados.

Esse, aliás, é um sonho muito comum que frequentemente significa um mero impulso do corpo ao perceber algum membro (como a perna) caindo para fora da cama.

significado dos sonhos 2

Tendo em mente que o todo juntamente aos detalhes é muito importante, podemos classificar os sonhos recorrentes em 7 categorias e interpretações:

Factual

Sonhos factuais são a própria afirmação do fato. Sonhar com um fato da própria vida é uma afirmação de si mesmo ou de outro alguém. Se consideramos Freud, um sonho factual poderia revelar verdades ocultas sobre nós mesmos, por isso atenção aos detalhes. Já na teoria junguiana um sonho factual poderia dar ideias para solucionar problemas do cotidiano.

Sonhos são interpretáveis de maneira muito pessoal e subjetiva. Na verdade nem um psicólogo nem um psicanalista o interpretam, apenas guiam o sonhador a encontrarem luz nessa “via régia para o inconsciente”.

Inspirador

Um sonho inspirador normalmente aponta caminhos que podem ser tomados pelo sonhador para resolver problemas pessoais ou mesmo empresariais. Deve-se atentar aos detalhes para compreender o caminho correto.

Realização

Sonhos de desejo de realização significam nosso desejo. Há quem sonhe a vida toda em estar se casando, em estar grávida ou em ganhar na loteria. Sonhar com isso pode ser a afirmação de um desejo de realização, não significando necessariamente o que acontecerá.

Reconciliação

Muitas vezes temos relações inacabadas para nosso inconsciente, resultando em sonhos de reconciliação. Nesses sonhos, geralmente sonhamos com alguém com quem tivemos uma ruptura inesperada ou indesejada. Nosso inconsciente encontra a forma de trabalhar esta falta com o sonho de reconciliação.

Compensatório

Sonhos compensatórios são similares aos de desejo de realização. Manifestam-se como forma de compensar o que está faltando em nossas vidas. Por exemplo, quando a nossa anda vida social anda parada, nosso inconsciente pode trazer à tona o sonho compensatório onde estamos participando de festas, viagens, shows, espetáculos.

Aviso

Como saber se o sonho é um aviso? Sonhos de aviso são as formas que nosso inconsciente encontra para nos avisar de perigos em nossa vida. Por exemplo, sonhar que está perdido na mata pode significar que nosso inconsciente está avisando que estamos tomando caminhos errados em nossas vidas. Devemos entender os detalhes para saber como mudar o caminho.

Muita gente acredita nos sonhos como se pensava antes de Freud, de que eles são avisos ou premonições. Dado que a nossa mente é um universo a ser descoberto, tudo pode ser. Para as pessoas que se perguntam se Deus ou o seu anjo da guarda estariam lhes avisando sobre algo que através dos sonhos, o médico psiquiatra Ismael Sobrinho explica como distinguir o sonho da mente, do sonho que poderia ser um aviso:

  • Sonhos que seriam aviso seriam claros, não confusos
  • Falariam do presente e do futuro, não do passado
  • Não causa aflito ou sofrimento pois a palavra de Deus nunca aflige
  • É um sonho organizado, claro, líquido, traz paz, direção, clareza, futuro.

Precognitivos

Sonhos precognitivos são também similares ao desejo de realização, mas muitas vezes podem ter origem no medo. Cientificamente, não têm poder premonitório, mas demonstram um alerta de nosso inconsciente para o que acreditamos (de forma inconsciente) que irá acontecer.

Se for ruim, devemos nos atentar aos detalhes para apaziguar o medo. Se for bom, pode significar um caminho correto que estamos tomando.

Alguns temas comuns que todos sonharão em algum momento da vida

Saúde

Sonhar com doença pode realmente significar a presença de algo que foi detectado pelo inconsciente. Mas também pode ser medo de desenvolver a doença sonhada. Para os mais  desconfiados, pode ser prudente fazer um check up geral com o médico.

Objetos limpos ou sujos

Sonhar com objetos limpos pode significar bom presságio do inconsciente, ou pelo menos aquela frase feita: “estar com a consciência limpa”. Sonhar com objetos sujos, ao contrário pode denotar culpa ou consciência suja.

Sonhar que está subindo

Significa que o inconsciente está interpretando uma ascensão social e profissional. Geralmente no sonho aparecem escadas, elevadores. mas pode ser subir em árvores, fazer grandes saltos.

Fracasso

Sonhar de estar tendo fracasso pode ser um alerta de caminho profissional inadequado ou medo de estar tomando decisões erradas na vida. Detalhes devem ser observados para entender os motivos, porque o inconsciente pode ajudar a revelar informações importantes para o autoconhecimento.

Para reforçar, mais importante do que se atentar ao todo é se atentar ao todo com os detalhes. É necessário primeiro entender as sensações dos sonhos e buscar respostas nos símbolos visualizados e nos potenciais significados que possam ter.

Sonhar é por si só uma maravilha da mente, porque no sonho não temos controle sobre o que pensamos, e isso nos ajuda ou a nos conhecermos melhor (Freud) ou a organizar melhor as ideias (Jung) acessando nossa capacidade criativa, ou, como preferem os místicos, sonhar pode ser viajar por mundos desconhecidos para receber mensagens e orientações espirituais.

Mas as teorias sobre o significado dos sonhos são muitas e talvez infinitas, porque a mente humana é deveras um mistério!

É possível buscar a orientação de um profissional, tal qual um psicanalista, um psicólogo, um neurologista ou um estudioso do tema, a fim de obter maiores informações na interpretação de seus sonhos.

O significado dos sonhos mais comuns, segundo a Psicologia

Todos sonham, alguns se lembram mais, menos, ou nada, deles.

Os sonhos na psicologia têm significados comuns a todos nós enquanto representam símbolos do nosso inconsciente coletivo, segundo Jung. A interpretação dos sonhos, porém, deve ser feita considerando a individualidade de cada um, bem como os momentos de vida que a pessoa esteja passando.

Vejamos, resumidamente, alguns dos sonhos mais comuns e suas simbologias na psicologia.

Sonhar com dentes

Os dentes são um símbolo da agressividade na psicologia mas também representam a beleza do sorriso. Sonhar que se perde um dente pode representar problemas com a autoestima, vontade de agredir, de morder ou arrependimento por ter sido agressivo. O proprio sonhador deve contextualizar o que o sonho representa para si. Pode ser, por exemplo preocupação com cárie, com perda de dente, etc.

Sonhar de estar nu

As roupas simbolizam os aspectos visíveis da personalidade de uma pessoa e, estar nu pode significar estar despido de disfarces, ser sincero. Observe se no sonho você se sente bem ou mal em estar nu em público ou não, e interprete-o com base nesta simbologia.

Sonhar com a morte

Em psicologia, a morte significa transformação, o fim de um ciclo e o começo de um outro. Sonhar com morte pode representar o desejo de mudanças e o renascimento para novos estilos e pensamentos de vida.

Sonhar com árvore

O símbolo árvore em psicologia nos reporta à criação, ao Jardim do Éden, ao centro do mundo. Diz-se ser também um símbolo fálico, representar o arquétipo materno e estar ligado ao desenvolvimento, à transformação, ao renascimento. A árvore também remete à segurança (criar raízes).

Sonhar com fogo

O fogo simboliza purificação, transformação, força e consciência. Em algumas culturas também está ligado à sexualidade, bem como ao trabalho (o fogo deve estar sempre acesso). A interpretação de um sonho com fogo deve considerar o que se está queimando, situações fora de controle, desejos de transformação completa, purificação, morte.

Andar de bicicleta

Na psicologia, diz-se que a bicicleta é um símbolo de autonomia e também de equilíbrio. Sonhar com esta imagem pode representar um processo de individuação, de seguir a própria vida com seus próprios meios.

Dirigir o carro

Assim como a bicicleta, o carro é um meio de transporte, um símbolo compreendido pela psicologia como uma representação do modo pelo qual o ego se dirige e se movimenta na vida. Se no sonho a direção era gostosa, livre, pode ser que o inconsciente esteja contente com os rumos que tua vida está tomando.

Ao contrário, problemas na direção (também no caso da bicicleta) podem representar problemas ou desejos de mudança na direção que a vida toma.

Sonhar com água

A água é a representação da vida, um símbolo do nascimento. Pode estar ligada à vida uterina e, nos sonhos, pode representar os aspectos mais íntimos do ego como medo, aceitação, descobertas e emoções. Atente-se para o aspecto da água, se limpa, lodosa, se calma ou agitada.

Cachorro

O cachorro em nosso inconsciente costuma representar fidelidade pois é conhecido como o melhor amigo do homem. A interpretação do sonho vai depender de como este cachorro se apresentava, dócil, feroz, etc. Mas o cachorro também tem uma simbologia de morte em várias culturas antigas. Veja mais significados aqui -> todos os significados possíveis sobre sonhar com cachorro.

Elevador

O elevador, sendo um objeto que sobe e desce, pode representar em nosso inconsciente ascenção e queda em nossas vidas, preocupações financeiras ou desejos de ascensão social.

É claro que a interpretação dos sonhos é um caminho para o autoconhecimento e o ideal seria contar com a ajuda de um profissional para poder decifrá-los em todas as suas possíveis nuances.

Mas de sonho em sonho, buscando os significados de cada símbolo sonhado, vai-se adquirindo um conhecimento bem revelador.

De fato, o sonho é um assunto que nos encanta!

Talvez te interesse ler também:

10 dicas úteis para se lembrar dos sonhos

Sonhos: 9 informações interessantes que desconhecemos sobre eles

Sonhar com criança: como interpretar significados psicológicos

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

6 comentários em “Significado dos sonhos: como interpretar seus sonhos?”

  1. Avatar
    Luís Matias

    Olá.Boa noite.Na realidade antes da covid-19 cheguei a ir a uma casa de alterne,e numa noire dessas sonhei que tinha herdeiros.o que significa?

  2. Avatar

    Eu sonhei com uma cobra verde atacando um sapo verde e na hora q ela deu o bote eu acordei assustada, tentei ver o significado mais não achei

    1. Daia Florios
      Daia Florios

      Nayara o significado é você mesma quem vai dar. Você tem medo ou nojo de cobra? E de sapo? O verde significa vida, natureza. Ambos animais sa7o muito sensíveis. A cobra tem a ver, no inconsciente coletivo, com traição, fofoca (língua de cobra), mas também tem a ver com a cura (tanto que é símbolo na medicina). O sapo tem aquela coisa de beijar e virar príncipe. Será que você receia que alguém esteja falando mal de você para alguém que você gosta? A interpretação é você mesma quem que dar conhecendo sua situação atual e sua sensação no sonho. Deixo dois links que podem te ajudar na interpretação dos sonhos depois de conhecer melhor estes animais <3 https://www.greenme.com.br/informarse/significados/66837-a-simbologia-da-cobra-e-seus-varios-significados/
      https://www.greenme.com.br/informarse/animais/65138-a-importancia-mundial-dos-sapos-que-ate-tem-um-dia-especial-para-eles/

  3. Avatar
    Eduardo Carlos Rodrigues

    Sonhei que estava dormindo na rua com minha ex mulher aí veio um policial e pediu pra gente sair daquele lugar ( sonho chato e pesado)

  4. Avatar

    Pode me ajudar na interpretação de um sonho.
    Assistindo Tv na cama com meu marido dando risada, ouço barulho, chamo ele levantamos correndo até a porta da cozinha. Uma pessoa tenta abrir eu empurro a porta, não consigo, seguro na mão dele com uma arma preta, rodo com a minha mao e a dele q aponta quase pro meu pé e consigo desarma-lo, falo vai embora e ele pede a arma e meu marido fala pode devolver e ele vai embora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *