©Kanashi/Unsplash

O que Significa Sonhar com Rato (não é só traição e doença)

O que Significa Sonhar com Rato (não é só traição e doença)

Os ratos são animais domésticos praticamente. Eles fazem parte da nossa vida seja nas cidades que no campo. Dado o nosso contato estreito com esses animais, é muito comum sonhar com ratos, assim como é comum sonhar com cachorro. Ademais eles fazem parte do nosso imaginário. Desde sempre!

Existem vários contos, fábulas, histórias infantis, desenhos animados e animações cinematográficas que têm os ratos como protagonistas.

O rato é um animal bem emblemático e com muitas qualidades distintas e marcantes. Porém, em contrapartida, existem associações negativas relacionadas a esse animal, por ele ser furtivo e marginalizado, principalmente em centros urbanos onde, para sobreviver precisa se alimentar de restos de comida e até lixo.

Já no Oriente, como na China e no Japão, esses animais são considerados pequenos sábios e símbolos de boa sorte e riqueza. Inclusive, na Astrologia Chinesa, o rato é um signo marcado por várias qualidades e potenciais.

Os orientais reverenciam a astúcia e a tenacidade do rato, a forma como ele consegue correr atrás de seus interesses com grande perspicácia, resiliência e força de vontade.

Ainda bem que essa visão positiva tem sido incorporada também por vários ocidentais.

Seja como for, o arquétipo desse animal está muito presente nos sonhos e os significados vão além de traição, sujeira, delação e doença.

Fique sabendo!

Como Interpretar os Sonhos

Antes de explicar as várias conotações e significados que o rato pode ter nos sonhos, é preciso esclarecer que a interpretação dos sonhos, varia de indivíduo para indivíduo e o que vale para um não vale para o outro.

Os significados do sonho depende de vários fatores:

  • O que determinado arquétipo representa para cada pessoa em particular.
  • Como cada pessoa sente e reage a determinado arquétipo no mundo físico.
  • A situação que o sonhador está vivendo no momento.

Saiba mais sobre a interpretação de sonhos, em:

Dito tudo isto, fica mais fácil utilizar os significados que virão a seguir e que estão associados ao rato.

Significados dos Sonhos com Ratos

Várias das associações abaixo têm por base as interpretações da estudiosa e intérprete de sonhos Bridget Rader, publicadas no site Snoring Source.

Veja os tipos de sonho com rato e suas possíveis interpretações.

Consideremos por base duas representações do rato nos sonhos: uma positiva que está relacionada à inteligência e à perseverança do rato, e outra relaciona à delação e à traição.

Sonhar de ter medo do rato

Muitas são as pessoas que têm medo de rato, principalmente porque eles transmitem doenças.

Ver um rato no sonho e reagir com medo pode evidenciar que o sonhador esteja vivendo um momento de grande ansiedade. Como se o rato representasse um problema que apareceu de repente, provocando ansiedade e preocupação por ter pego o sonhador de forma desprevenida.

Esse problema pode estar relacionado à doença e à traição (porque são as principais características do arquétipo do rato) mas também a quaisquer outros medos.

Respire fundo, medite e se acalme. É preciso perceber que o medo e a ansiedade podem ser maiores que o problema, caso não busque lidar com a situação de maneira serena.

Mal-estar ao ver o rato

Devido, principalmente no Ocidente, o rato estar associado à doença, o sonho com esse animal pode estar relacionado com temor de estar ou de ficar doente. Mas, essa relação dependerá de como o sonhador se comporta no sonho em relação ao rato.

Por exemplo:

  • Se foge do rato
  • Se corre atrás do rato
  • Se prende o rato

Esses contextos no sonho podem refletir como o sonhador está preocupado com sua saúde, tratamento, recuperação, traição ou delação.

Sonhar de ser perseguido por um rato

Por ser um animal furtivo e que para sobreviver age às escondidas, costuma-se associar ao arquétipo desse animal a deslealdade e a traição.

Nesse contexto negativo, ver um rato no sonho atacando ou perseguindo o sonhador, pode representar que ele está se sentindo traído ou vítima de um ato de deslealdade ou falsidade.

Também pode indicar necessidade de fuga de problemas ou de pessoas más. Mas o problema pode também vir de si mesmo e a perseguição representada pelo rato significar vícios, drogas e traições do próprio sonhador com relação a outras pessoas.

Sonhar com um rato alegre

Pelo lado positivo, o rato é um arquétipo de inteligência e perseverança, devido às suas qualidades de adaptabilidade, versatilidade e destreza.

Ver um rato alegre no sonho pode indicar que o sonhador precisa de um pouco de astúcia, perseverança e perspicácia na vida para ser feliz ou, por outro lado, medo de que pessoas espertas e traidoras sejam felizes ou de que um traidor em específico esteja feliz.

Sonhar com um rato se alimentando e feliz

Outras qualidades positivas do rato é a perseverança e a resistência, já que mesmo sendo pequeno e vivendo em condições adversas, ele age com perspicácia para superar suas limitações e perigos.

Por conta desse aspecto positivo, ver um rato se alimentando no sonho pode representar que inconscientemente o sonhador acredita que não terá problemas em se alimentar, não irá passar fome porque tem a capacidade de se virar assim como o rato.

Sonhar com muitos ratos satisfeitos

Aqui o significado pode ser o medo inconsciente de ver os inimigos vivendo satisfeitos, com plena abundância, sucesso e prosperidade e, por outro lado, pode ser a crença de que mesmo em situações difíceis é possível viver bem em comunidade.

Pense no que os ratos representam para você, pois podem representar os traidores mas podem representar as pessoas pobres, perseverantes, que lutam e conseguem

Sonhar com ratos na sujeira

Sonhar com ratos famintos em meio à sujeira e lixo pode denotar medo de viver momentos de escassez, limitações e dificuldades.

Por outro lado pode ser o desejo de que serão os traidores aqueles que viverão na escassez e na sujeira.

Sonhar com rato se desviando da armadilha

Infelizmente, no mundo físico, os ratos estão vulneráveis às armadilhas, quando a solução seria cuidar da limpeza e higiene do ambiente para não atrair ratos.

Dito isso, ver no sonho ratos que se desviam de armadilhas pode ser um alerta do inconsciente de que os inimigos, traidores, poderão se desviar das armadilhas, bem como um alerta do inconsciente de que o sonhador está se desviando, ou deve se desviar, das próprias armadilhas.

Sonhar com rato morto

Rato morto pode representar desejo de morte (fim) de uma situação de traição ou de doença ou desejo de morte de uma pessoa traidora bem como medo de morte de uma pessoa traidora.

Ratos em nosso inconsciente tem essa representação de traição e doença, mas também de esperteza e perseverança. Adapte à sua realidade.

Sonhar com rato correndo

Se o rato corre no sonho, é preciso analisar a situação em especifico. Pode ser uma questão de traição estar correndo, fugindo e se tornando difícil de pegar, pode ser a inteligência e a astúcia do sonhador correndo, escapando…

Sonhar com rato grande ou sonhar com rato pequeno

Nestes casos é preciso ver o que o rato está querendo representar no sonho: uma traição, uma doença ou, pelo lado positivo, uma inteligência superior (no caso do rato grande e inferior no caso do pequeno) e por aí vai. É o aumento ou a diminuição da sua representação no sonho (também pode ser medo, ansiedade, receio, etc).

Sonhar com rato branco ou sonhar com rato preto

A cor branca significa paz. Rato branco no sonho pode denotar desejo de paz em um problema relacionado à doença ou a uma traição. Já a cor preta está ligada aos mistérios, ao lado sombrio e pode representar medos de doenças e traições, de que alguma coisa ou algum esteja agindo na sombra.

O Rato no Xamanismo

O xamanismo é uma antiga ciência mística que se baseia na Sabedoria da Natureza e dos Animais.

Partindo do conhecimento do xamanismo, cada animal representa um potencial, força e atributos que nos ensinam como melhor viver, e nos ajudam na conexão com a espiritualidade.

O rato é um desses animais que traz várias mensagens e ensinamentos para a vida.

Significado do Rato no Xamanismo

De acordo com o xamanismo, o rato traz a mensagem de:

  • se desviar das armadilhas criadas pelo ego
  • praticar a atenção e observação para perceber os detalhes da situação e que podem afetar o todo
  • enxergar o que está além das aparências
  • se recolher quando necessário como forma de preservação do equilíbrio.

Totem do rato

No xamanismo, o totem (símbolo espiritual) do rato pode ser evocado (mentalizado) quando:

  • a pessoa precisa focar e analisar mais os detalhes de sua vida
  • enxergar o que se esconde atrás da realidade aparente, visando expandir a sua visão
  • compreender a realidade de forma mais abrangente

Aparecimento do rato no mundo físico

O aparecimento do rato, no mundo físico pode mostrar que:

  • é preciso enfrentar o medo
  • observar mais
  • ser inteligente, perseverante
  • e desenvolver a confiança para lidar com um desafio

Entenda o que pode representar o aparecimento de animais em sua vida, em:

Aprenda com o Rato

O rato é um animal inteligente e perseverante. É um dos animais mais usados (infelzimente) em experimentos científicos exatamente porque são inteligentes. Também são perseverantes, vários estudos demonstram a perseverança dos ratos nos experimentos (infelizmente).

Também são amimais humildes, pouco ou nada exigentes e com grande capacidade de adaptação. Isso faz com que os ratos sejam animais de grande sucesso evolutivo. Acredita-se que serão um dos poucos sobreviventes se o aquecimento global continuar no ritmo atual:

Quais lições de vida o rato tem para nos dar?

  • para ter sucesso é preciso ser inteligente
  • perseverante
  • é preciso não ser exigente
  • é preciso saber se adaptar
  • é preciso ser humilde

Infelizmente, os ratos, além de serem as “melhores” cobaias do laboratório, são também super injustiçados porque a palavra rato é usada como sinônimo de “sujeira”, “traição” e “mau caráter”.

Agora que você entendeu o significado do rato como arquétipo, vai ficar mais fácil interpretar seu sonho. Se quiser conta o sonho pra gente nos comentários.

Como visto, cada animal é um mestre e pode trazer muitos ensinamentos úteis para nossa evolução.

Para mais conteúdos sobre significados dos sonhos, leia:

Jacaré: simbologia, significado nos sonhos e importância na Vida

Âncora: simbologia histórica e significados nos sonhos e nas tatuagens

Elefante: as várias simbologias e significados nos sonhos

Sonhar com cachorro: todos os significados possíveis

Sonhar com criança: como interpretar significados psicológicos

Escorpião: símbolo e significados na lenda, no sonho e na vida

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *