Âncora: simbologia histórica e significados nos sonhos e nas tatuagens


A âncora tem vários significados e é um símbolo muito utilizado em tatuagens. Conheça as suas curiosas simbologias, principalmente se estiver pensando em fazer uma tatuagem de âncora.

Os significados da âncora têm relação com sua utilidade e finalidade como instrumento em embarcações. A âncora é usada com o objetivo de manter embarcações marítima (mar) ou fluvial (rio), paradas e firmes quando há necessidade disso.

Este instrumento é uma peça de ferro fixada em uma corda ou corrente, e serve para imobilizar um transporte ou um objeto flutuante. A âncora geralmente é maciça, pesada e possui muita resistência. É constituída por uma argola com duas ou mais pontas.

Para parar e manter firme uma embarcação, a âncora é atirada ao fundo do mar ou rio nas seguintes circunstâncias:

Durante uma navegação em curso, se ocorrer a necessidade de parar – seja para dar uma pausa no trajeto ou para manter a estabilidade da embarcação em momentos de turbulência – então, a âncora é lançada para dentro d’água, para manter a embarcação firme.

Outra situação em que se utiliza a âncora é ao aportar a embarcação em solo terrestre, então se fixa a âncora em um cais ou no solo aquático, próximo às margens terrestres, para os navegantes poderem desembarcar no destino de chegada.

A âncora e seus simbolismos

Fazendo uma analogia entre a finalidade da âncora com o seu simbolismo, os seus significados estão associados à segurança, estabilidade, proteção, força, equilíbrio, pausa, firmeza e tranquilidade.

Misticamente falando, a âncora está relacionada à Força Interna que nos dá sustentação e firmeza diante das intempéries da Vida. Mantendo-nos firmes e fortes para passar pelos momentos difíceis.

Na visão espiritualista, a âncora é um símbolo que representa a ligação espiritual com a matéria. E isto está associado às duas partes que constituem esse objeto:

  • um semicírculo (forma de asas) virado para cima, que representa o mundo espiritual;
  • uma cruz, que simboliza a experiência da Alma neste mundo terrestre.

O significado da Âncora e seu uso em tatuagens

ancora tatuagens

A tatuagem da âncora é considerada uma das mais antigas e tradicionais por ser uma das primeiras imagens utilizadas na arte de tatuar.

Inicialmente, a tatuagem da âncora era feita em marinheiros, oficiais da marinha ou fuzileiros navais. Na atualidade, qualquer pessoa pode usar esta tatuagem.

Algumas pessoas a usam como amuleto de força e proteção.

Os casais a utilizam como símbolo do companheirismo e fidelidade.

Muitos a usam porque simplesmente amam o mar e entendem que “navegar é preciso”.

Mas a simbologia da âncora como tatuagem também está associada à finalidade deste instrumento, como já dissemos anteriormente. Sendo assim, uma tatuagem com este símbolo significa segurança e força, tanto no sentido físico como espiritual.

A âncora pode significar também proteção, apoio, estabilidade e confiança, principalmente diante de desafios e dificuldades.

Contudo, devemos deixar um alerta sobre as tatuagens e os seus riscos para a saúde pois, pesquisas científicas revelaram fortes evidências de que tatuagens causam acúmulo de elementos tóxicos no sangue.

Leia mais em: Tatuagem – estudo recente revela: tudo que tem na tinta, cai na corrente sanguínea.

A simbologia da âncora através da História

Ao longo da História, podemos encontrar a utilização da âncora, como simbologia, em diversas culturas.

Vejamos alguns casos:

  • Segundo a mística do Egito Antigo, a parte inferior da âncora é representação do feminino e o mastro ereto simboliza a virilidade masculina, fazendo alusão às forças da criação.
  • Nas Mitologias dos Povos Antigos, a âncora estava associada à representação de vários deuses do mar: na mitologia grega à Poseidon (deus supremo do Mar); na Romana: Netuno (deus do Mar); Escandinava: Há Rán (deusa governante do mar; Hindu: Varena (a deusa do oceano).
  • Na Maçonaria a âncora representa a conexão com a essência.
  • No período do Renascimento Cultural se utilizava o símbolo da âncora com um golfinho, representando o equilíbrio entre a ação e o pensamento.
  • Na visão do cristianismo primitivo, a âncora era utilizada com símbolo religioso, representando a Santíssima Trindade: o círculo no ápice da âncora representa o olho que tudo vê, o PAI; a Cruz, o Filho (Cristo); a base, que lembra uma asa, o Espírito Santo.
  • Na Bíblia, no Antigo Testamento, tem uma passagem que faz alusão à este símbolo: Hebreus 6:19: “Nós temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura”.

Sonhar com âncora, o que quer dizer?

Para vivermos precisamos nos firmar em nossa âncora interna: o nosso SER.

A âncora em um sonho pode então significar que podemos melhorar nossa vida, nos mantendo firmes em nosso propósito ou estabelecendo firmeza em nossos relacionamentos.

O arquétipo da âncora na linguagem do subconsciente, nos remete à necessidade de estabilidade e equilíbrio, de apoio na força que existe em nós e que nos dá sustentação.

Em momentos de muita correria e compromissos, sonhar com âncora pode estar chamando à atenção para a necessidade de parar e ir mais devagar.

Em uma situação que se esteja vivendo e sentindo insegurança, sonhar com âncora pode apontar para a necessidade de sair dessa situação e “aportar” em outros lugares.

Da mesma forma que a âncora dá estabilidade e segurança nos momentos de maré agitada, ela dá a liberdade de se movimentar para outras águas.

A análise mais precisa dos sonhos depende muito do perfil do sonhador, e do momento que ele está vivendo.

É preciso analisar outros elementos constituintes do sonho. Mas, via de regra, é isso: a âncora atraca e ao mesmo tempo liberta. Qual seria o teu caso?

Utilizações do símbolo da âncora

Vimos que a âncora tem profundos significados e este símbolo é empregado em várias situações, além das tatuagens:

  • em metáforas
  • letras de músicas religiosas
  • parábolas
  • sermões religiosos
  • pinturas
  • pingentes
  • publicidade
  • amuletos
  • estampas.

O mais importante significado

Estes foram alguns exemplos, mas o mais importantes é sabermos utilizar o significado positivo da âncora, que é um ensinamento sobre a importância de saber quando é o momento de nos mantermos ancorados, e quando já é hora de seguir adiante pela águas da existência.

Talvez te interesse ler também:

Abelha: símbolo de fertilidade, riqueza e muito mais. Todos os significados

Simbologia do Ás de Espadas: significados, curiosidades e tatuagens

Significado das horas iguais: o fenômeno dos números repetidos e recorrentes




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...